Pesquisei no forum antes de postar, mais não achei nada parecido com minha necessiade.
Um Cliente está querendo legalizar a parte de software e me pediu pra apresentar uma solução.
Situação atual:
Servidor Linux (FC3) rodando marsnwe (emulação novell), dosemu com dos 6.22 e estações com dos 7.1 (win98) carregando driver de rede e fazendo logon no marswne do servidor via ipx. As estações tem o aplicativo PDV local, a rede só é usada pela estação para consultar cadastro de cliente, tornado o funcionamento basico independente do servidor. Já o seridor tem uma rotina de coleta de log's de vendas, fica o tempo todo acessando a pasta de logs das estações. do jeito que está tudo funciona perfeitamente, mais as estações não tem licensa e nem o dos 6.22 usado no dosemu. isso daria multa pro estabelecimento em caso de fiscalização, correto?
Pergunto pq não sei como funciona a politica da Micro$oft com relação a S.O. descontinuados (Dos e Windows 98)
Caso não seja permitido o uso sem as devidas licensas, meu cliente está irregular.
Fiz alguns testes em casa com o sistema de meu cliente, usando o debian etch, dosemu+freedos, consegui abrir a aplicação servidora normalmente no xdosemu, exceto pelo detalhe do teclado abnt q não funciona corretamente, mais executando em modo console (sem o xorg) a aplicação ficou muito lenta... acho q até um 286 ficaria mais rapido.
Segundo item que testei foi a substituição no marsnwe que foi descontinuado e não roda nos novos kernels, tentei usar NFS e mapear o servidor na estação, da certo, só que não consegui que a aplicação abrisse no cliente, dava erros de abertura de arquivos, msm eu setando "files" e "set clipper".
Verifiquei que é quase nenhum o conteúdo disponível na internet relacionado a essa combinação (dosemu+freedos+clipper+nfs) e oq encontrei me desanimou... informações que o kernel não trata corretamente o compartilhamento de arquivos no DOS e corrompe os indices.

Alguem já passou por isso e tem algo a dizer?