Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa noite a todos!
    Pessoal vou montar um provedor wireless aqui na minha cidade e gostaria da opnião de vocês. Consegui um local na cidade para colocar a torre e ela ficará com uns 30 metros. Quero colocar 4 antenas setoriais de 90 graus com ganho de 12,5 dbi utilizando 4 AP-700 (1 para cada antena). As perguntas são:
    1) Qual raio consigo atingir com esse equipamento?
    2) A instalação e configuração desses equipamentos tem grau de dificuldade alto?
    3) Para a instalação dos clientes é necessário algum tipo de cálculo? Ou direciona-se para a antena cliente para a setorial e vamos ajustando?
    4) No servidor estou pensando em usar O Debian 4.0, com ip-tables, squid, CBQ, Layer 7.
    Tenho mais preocupação com o posicionamento das antenas do que com a configuração do aparelho. Me parece que não é tão complicado, mas estou meio inseguro. Gostaria de ouvir a opinião dos mais esperientes.
    Pessoal, desde já agradeço a todos.
    Muito Obrigado!

2. Com relação a antena do servidor, o que você acha de uma omni de 15dbi? Acredito que a relação custo benefício é mais vantajosa... Agora com relação à especificações técnicas é mais seguro você consultar o próprio fabricante ou revendedor, te aconselho a comprar seus equipamentos nas lojas que oferecem suporte técnico, em alguns você encontra até pequenos tutoriais com boas dicas para otmizar e/ou garantir a funcionalidade do equipamento... não quero fazer propaganda, mas comprei meus meu equipamentos em um site o qual posso lhe indicar via email se preferir... Vale lembrar que uma boa marca homologada é a Hypertec, e uma não-homologada seria a Hiperlink (isso na minha concepção, mas com certeza podem existir outras equivalentes ou até melhores que não conheço)

Abraços!

3. Amigo, você deve se preocupar com outras questôes também, como legalização junto a Anatel, entre outras coisas. Mais quanto a antenas minha opnião é estudar bem a irradiação dela no que diz respeito a abertura vertical para saber qual se adpta melhor a suas necessidades. Tipo, se tiver clientes pertos deve ter uma antena com boa abetura vertical, sendo na maioria das vezes antenas com menores ganho. Com setoriais sempre é melhor, mais realmente pode-se optar por omni. O entendimento dessas questôes vão te levar a um bom posicionamento de suas antenas.

Muitos no forum usam Mikrotik com placas homologadas, você pode optar por isso. No caso de rádios, um dos mais usados é o AP-2000.

4. Uma pergunta bem simples , quantos clientes vc pretende atender e qual a distancia que vc precisa pra que o sinal dê para todos os seus clientes ... ?

No caso das Antenas 12,5 dbi concerteza os clientes mais proximos conectaria sem problema ... Ja o Ap 700 num axo legal ... Preferia colocar 1 Ap samsung ow 1 Ap 2000 Proxim

mais como os amigos acima relato , estuda bem o local a altura e boa sim ... mais estuda a questao da quantidade do cliente e a distancia... !

5. Olá Johnny, muito obrigado a você e aos outros pela resposta.
    Minha meta inicial são 100 clientes, mas vou trabalhar para chegar a uma carteira de 300 clientes ou mais, dai para frente depende muito do mercado. Se conseguisse com uma essa unica torre atingir um raio de 6 Km (com equipamentos homologados) seria ótimo. Se não for possível tenho outo ponto para uma segunda torre.
    Pessoal... muito obrigado!

Tópicos Similares

1. Valor de Provedor Wireless
    Por ricardofjayme no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 8
    Último Post: 25-03-2008, 07:53
  2. Servidores de Provedor Wireless
    Por josedorea no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 09-07-2006, 08:58
  3. Montagem de Provedor Wireless
    Por HANK no fórum Redes