+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão regra para controle por grupo,

    amigos, eu denovo com uma questão, tenho um cliente que tem 30 maquinas e disponibilizo para ele 450 kbps, instalei um proxy no cliente para dar uma incrementada melhor ainda, mas mesmo sem o proxy, ficava show de bola a internet para eles, muito boa mesmo,

    porem......

    ontem fui chamado por que a internet estava muito ruim, eu estranhei e fui ver no winbox, estava em vermelho, ou seja estava usando toda a capacidade, achei que era conversa, e fui la ver, e realmente estava lento, peguei entao e criei uma queue simples para cada computador, para assim ver qual computador estava usando toda a capacidade e realmente era isso, tinha um micro usando uma media de 430 a 450 kbpx, somente ele, sendo assim os outros ficavam sem internet.

    pergunto eu, o que fazer nesta situação? para fazer uma coisa mais adequada. ou seja, nao correr o risco de um cliente consumir toda a banda.


    qualquer ajuda é bem vinda.

  2. #2

    Padrão

    faça um controle de banda nesse seu cliente para não ocorrer isso, e outra tome muito cuidado com esse tipo de rede por causa de virus principalmente, tive problemas como uma rede 20 computadores o que eu fiz foi usar um roteador e isolar o caso e eles que arruma a rede, quando tirava o cabo do sw do servidor para os clientes funcionava certinho e dava a velocidade correta.

  3. #3
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Controle através de PCQ. Procure no wiki internacional do Mikrotik.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Controle através de PCQ. Procure no wiki internacional do Mikrotik.
    Com certeza, é a melhor solução! Crie uma queue type do tipo pcq que limita a banda e a taxa de pacotes, e se o objetivo maior da rede for abir páginas, dê uma olha na opção burst do controle de banda

  5. #5

    Padrão

    pcq?, nunca ouvi falar, mais vou pesquisar. se eu conesgui posto aqui o que achei.

    quanto aos virus, só afetam a rede do cliente, pq eles estao isolados da minha, mas aqui só tem eu que presto assistenca tecnica, entao as pessoas acabam julgando errado as coisas, tipo a rede deles esta com problemas, dai eu vou la e arrumo, e eles acham que ja que fui eu que arrumei, entao era a internet que estava com problema, hehe, coisa de louco mesmo,

    vou ver o que consigo, obrigado ate então

  6. #6

    Padrão controle de banda

    PCQ tbm nunca ouvi falar, mais se caso vc esteja usando DHCP server ,faça o seguinte .quando o clinte conectar ele fica como dinamico.selecione o usuario e clique em "make estatic" depois abra o cliente e em "rate limit" e coloque a velocidade para o cliente desta forma "30k/64k" sendo a primeira é upload e segunda download,mude da forma que desejar "64k/150k" "80k/200k" levando em consideração que uploads na maioria dos provedores é apenas 20% dá taxa de download. não esqueça "...k/...k" sem os parenteses.desta forma o queque é criado automaticamente.
    abraços
    [email protected]

    "NÃO HÁ NADA TÃO RUIM, QUE NÃO POSSA PIORAR"

  7. #7

    Padrão

    anderbj, vc nao entendeu, criar regras de queu eu sei, a questao é so juntar tudo e impedir que um nao use tudo a velocidade.

    tipo quero assim, se tiver um cliente use toda a velocidade do link, se tiver dois, a velocidade se divida, e se aumentar continue, assim por diante.

    eu ja fiz uma solução com queue tree uma vez, mas agora nao to achando no forum. se alguem lembrar.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    anderbj, vc nao entendeu, criar regras de queu eu sei, a questao é so juntar tudo e impedir que um nao use tudo a velocidade.

    tipo quero assim, se tiver um cliente use toda a velocidade do link, se tiver dois, a velocidade se divida, e se aumentar continue, assim por diante.

    eu ja fiz uma solução com queue tree uma vez, mas agora nao to achando no forum. se alguem lembrar.
    O PCQ faz justo isso, vc seta o valor maximo do seu link tanto em down quanto em up, e a cada cliente logado a banda e dividida entre eles seguindo o valor maximo setado para download e upload.

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Sem querer ser grosseiro... mas já acessou o wiki internacional e verificou o exemplo que lá existe? É só fazer conforme lá está que funcionará do jeito que precisa... agora se não acessar e ler o exemplo, será dificil fazer funcionar.

  10. #10

    Padrão opsss

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Sem querer ser grosseiro... mas já acessou o wiki internacional e verificou o exemplo que lá existe? É só fazer conforme lá está que funcionará do jeito que precisa... agora se não acessar e ler o exemplo, será dificil fazer funcionar.
    Sem querer ser grosseiro...3 coisas Caso não tenha percebido,não mencionei que não exista o controle por "PCQ",não disse que havia testado, e não deu certo. então não posso se quer dizer que "não funciona".Pois acho que o intuito do forum é discutir responder perguntas e a troca de informações.pois a informações que passei foi a forma que eu solucionaria tál problema. pois se tivesse conhecimento de todos as funcionalidades do mk,responderia todas as perguntas do forum.não ficaria comentando resposta dos outros usuarios,sem a intenção de resolver o problema postado.
    UM ABRAÇO

  11. #11

    Padrão controle PCQ

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    amigos, eu denovo com uma questão, tenho um cliente que tem 30 maquinas e disponibilizo para ele 450 kbps, instalei um proxy no cliente para dar uma incrementada melhor ainda, mas mesmo sem o proxy, ficava show de bola a internet para eles, muito boa mesmo,

    porem......

    ontem fui chamado por que a internet estava muito ruim, eu estranhei e fui ver no winbox, estava em vermelho, ou seja estava usando toda a capacidade, achei que era conversa, e fui la ver, e realmente estava lento, peguei entao e criei uma queue simples para cada computador, para assim ver qual computador estava usando toda a capacidade e realmente era isso, tinha um micro usando uma media de 430 a 450 kbpx, somente ele, sendo assim os outros ficavam sem internet.

    pergunto eu, o que fazer nesta situação? para fazer uma coisa mais adequada. ou seja, nao correr o risco de um cliente consumir toda a banda.


    qualquer ajuda é bem vinda.
    Achei o link na internet com o tal "PCQ" mais ainda não testei pois meus usuarios tem diferentes velocidades de conexão ,mais teste ai tomara que resolva seu problema PCQ Examples - MikroTik Wiki
    até mais
    [email protected]
    "NADA É TÃO RUIM,QUE NÃO POSSA PIORAR"

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Sem querer ser grosseiro... mas já acessou o wiki internacional e verificou o exemplo que lá existe? É só fazer conforme lá está que funcionará do jeito que precisa... agora se não acessar e ler o exemplo, será dificil fazer funcionar.
    sergio, com certeza que a primeira coisa que fiz foi acessar o wiki, mas no meu mk não estava aceitando a regra, achei que era por que estava usando uma versão crack, mas nao....eu copiei a regra errado, me desculpe se causei post demais em um topico cuja solução foi apresentada no começo já.

    o problema pareceu estar estabilizado, porem a internet diminui a velocidade consideravelmente.
    estou a procurar material para me exclarecer diferença entre o pcq, sfq, red e os outros que o mikrotik suporta, pois ja havia feito uma regra igual a do wiki uma vez mas sem usar o pcq, usando o sfq.

    meu objetivo é o que muitos tem aqui, controlar banda somente do que nao esta no proxy, comcerteza se descobrir como com o mikrotik eu avisarei,

    concluindo meu problema agora esta resolvido porem sacrifiquei performance da rede.

    obrigado a todos, pela ajuda e comprensão e mais uma vez desculpe por ter demorado tanto a entender
    Última edição por jhonnyp; 01-08-2007 às 17:03.

  13. #13
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por anderbj Ver Post
    Sem querer ser grosseiro...3 coisas Caso não tenha percebido,não mencionei que não exista o controle por "PCQ",não disse que havia testado, e não deu certo. então não posso se quer dizer que "não funciona".Pois acho que o intuito do forum é discutir responder perguntas e a troca de informações.pois a informações que passei foi a forma que eu solucionaria tál problema. pois se tivesse conhecimento de todos as funcionalidades do mk,responderia todas as perguntas do forum.não ficaria comentando resposta dos outros usuarios,sem a intenção de resolver o problema postado.
    UM ABRAÇO
    Minha resposta não foi para vc... e comento o que acho que devo, quando entendo... e não para resolver problemas, RTFM que aprenderá resolvê-los.

    Pensando bem, deveria sim comentar sua resposta, pois parece que ao fazê-la não soube nem entender o que era questionado. Eu aponto caminhos, não soluciono problemas...
    Última edição por sergio; 01-08-2007 às 17:20.

  14. #14
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    sergio, com certeza que a primeira coisa que fiz foi acessar o wiki, mas no meu mk não estava aceitando a regra, achei que era por que estava usando uma versão crack, mas nao....eu copiei a regra errado, me desculpe se causei post demais em um topico cuja solução foi apresentada no começo já.

    o problema pareceu estar estabilizado, porem a internet diminui a velocidade consideravelmente.
    estou a procurar material para me exclarecer diferença entre o pcq, sfq, red e os outros que o mikrotik suporta, pois ja havia feito uma regra igual a do wiki uma vez mas sem usar o pcq, usando o sfq.

    meu objetivo é o que muitos tem aqui, controlar banda somente do que nao esta no proxy, comcerteza se descobrir como com o mikrotik eu avisarei,

    concluindo meu problema agora esta resolvido porem sacrifiquei performance da rede.

    obrigado a todos, pela ajuda e comprensão e mais uma vez desculpe por ter demorado tanto a entender
    Se você aplicar a regra de PCQ apenas para o range de IPs a controlar, não influenciará em nada as outras regras ou redes.

  15. #15

    Padrão

    sergio, quando falei que sacrifiquei performance da rede, me referi a rede do cliente, pois agora as coisas nao chegam full nas maquinas deles.

    mas fiquei contente com o resultado, obrigado pela ajuda. a solução foi muito mais facil do que eu imaginava.

  16. #16
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    sergio, quando falei que sacrifiquei performance da rede, me referi a rede do cliente, pois agora as coisas nao chegam full nas maquinas deles.

    mas fiquei contente com o resultado, obrigado pela ajuda. a solução foi muito mais facil do que eu imaginava.
    Quando aplica as regras de PCQ, se apenas um host estiver usando, ele pega a banda FULL, de acordo com o valor configurado. A grande diferença é que, quando vários hosts usando, ocorre uma checagem de acordo com o tempo estipulado na PCQ, e faz os ajustes para que todos os hosts compartilhem a banda de forma igual. Não influencia na performance geral, de maneira alguma; se você liberar X de banda para a rede, chegará X.

  17. #17

    Padrão

    Aqui com o MK em modo Router funcionou sem problemas, so deu uma pane com o controle de banda que parou de funcionar e dividir o link por igual quando criei cache na maquina,

    Alguem ja passou por isso?

  18. #18

    Padrão

    O problema é virus que esta usando sua rede (e toda a sua banda) para transmitir span ou ataque DOS. Desinfecte a maquina e instalale um firewall no servidor do cliente que acaba o problema.
    Já tive esse mesmo problema aqui e resolvi assim, nao atianda implementar regras no sistema se o virus continua a usar toda a banda contratada.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por calangonet Ver Post
    O problema é virus que esta usando sua rede (e toda a sua banda) para transmitir span ou ataque DOS. Desinfecte a maquina e instalale um firewall no servidor do cliente que acaba o problema.
    Já tive esse mesmo problema aqui e resolvi assim, nao atianda implementar regras no sistema se o virus continua a usar toda a banda contratada.
    Certo que virus atrapalha, não tenham dúvida, no entando uma regra bem feita com pcq limita a quantidade de pacotes processados também, minimizando problemas do tipo p2p warez, DDOS. é interessante tb usar um controle de conexões simultaneas