Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

mateusl
    olá,
    é o seguinte.. não tenho muita experiencia com redes wireless, mas minha questao é a seguinte, preciso jogar o sinal da minha empresa para uma torre, nessa torre tem 3 antenas de grade, cada uma transimite para um lado, estava pensando em fazer uma bridge wireless pra ficar tudo numa rede só.
    minhas duvidas, nas bridges wireless, tenho que por uma antena na torre que receba o sinal do meu servidor ou ela pode receber e enviar ao mesmo tempo? posso ligar as 3 antenas num mesmo AP?
    gostaria de opiniões sobre modelos de AP que eu poderia usar.

fiz um diagrama meia boca aqui... nao sei se ajuda a entender oq eu quero
    http://img405.imageshack.us/img405/1838/wirenn8.png

obrigado.
    Última edição por mateusl; 15-09-2007 às 14:27.

2. Eu faria da seguinte forma.

Um ponto a ponto bridge da empresa para a torre, pode ser dois rádios bons, um na empresa e outro na torre, com antenas de grade nos dois:

Empresa ->>>>>> link de rádio <<<<<<- Torre

E a partir da torre, acho que o ideal era uma antena setorial com outro rádio para espalhar o sinal para onde você deseja.

Pelo que eu entendi, você quer enviar uma conexão da empresa para a torre, e da torre espalhar para vários pontos diferentes, correto?

mateusl
    mas e na torre, entao vai 2 aps certo? um pra receber o sinal da empresa e otro pra distribuir.
    Eu preciso distribuir o sinal num raio de 360° numa distancia de no maximo 3km, qual equipamento vcs me recomendariam?

4. O equipamento vai depender da carga. Se for pouco tráfego, pode ser um access point comum. Senão, vai precisar de algo melhor, tipo YDI, Proxim, Mikrotik...

E pra fazer a distribuição em 360°, use uma antena omni de 8 dBi, é suficiente pra 3 Km.

5. Pelo que entendi vc pretende interligar a empresa com a torre, e essa torre enviar sinal para mais 3 pontos, bem tem algumas formas de fazer isso vamos lah

1 - fazer um ponto a ponto com dois radios e duas antenas direcionais, colocar 1 outro radio conectado a uma antena omi em modo AP, e nos demais pontos placas PCI ou radios setados como clientes com antenas direcionais.

2 - colocar um ap na torre conectado a uma antena omini em WDS master, e nos demais pontos colocar os radios como WDS slave com antenas direcionas

agora vc pode optar por radios SWL 3300 da Samsung que permite este tipo de aplicação, que é o AML automatic multi link, é a mesma forma que o wds, porem proprietaria, tambem pode usar o Ovislink por exemplo que trabalha muito bem em WDS, porem acho o SWL 3300 mais robusto suporta mais trafego, porem ele tem a vantagem de ser facil configurar, mais tambem tem a desvantagem de ter poucos recursos de segurança.

Tópicos Similares

1. Ajuda estrutura de rede wireless.
    Por theothers no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 28-01-2009, 08:09
  2. Problema com sniffer de rede Wireless
    Por cidadelink no fórum Redes
    Respostas: 23
    Último Post: 24-01-2006, 14:34
  3. Projeto de Rede Wireless - Sugestoes
    Por epf no fórum Redes
    Respostas: 12