+ Responder ao Tópico

1. Boa noite galera, pesquisei no google e por aqui mas não consegui achar uma solução. Seguinte em um servidor que tem o serviço de ftp e hospedagem de paginas do pessoal aqui da escola onde trabalho esses dias começou a dar problemas quando acessava o ftp dos usuarios, os que tinham a pasta no HOME criada e com arquivos la dentro não conseguiam altera-los, e quem não tem diretorio criado ainda, o linux não deixa mais criar, fui verificar e estava o HOME com todas as permissões trocadas e o dono e o grupo tambem estava alterado, tentei varias coisas dentro do meu alcance, mas nada deu certo. Será que alguem poderia me ajudar?
    Desde ja obrigado

2. Saudações vcasali,
    Isso aí não se altera sozinho não, alguém alterou essas permissões e donos e gurpos.
    Veja bem como está a segurança nesse servidor, se o firewall tá bem configurado, se os usuários de ftp não tem shell válido, se possível use secure ftp ao invés de ftp.
    Veja o histórico dos comandos dos usuários e do root, veja as últimas conexões nessa máquina. Se vc não descobrir qual administrador fez a cagada, isso pode ter sido de um lammer também.
    Volta ao que deveria ser o dono e grupo dos diretórios no home que o ftp já deve voltar ao normal.
    Se foi invasão a máquina tá comprometida, vc vai ter que reinstalá-la, se não foi isso aí já resolve.

abraço.

3. ola joseguilherme, tentei voltar ao que eram as permissões no home mas não ta dando muito certo, tentei logar no servidor com um usuário comum e ele não cria o diretório no home pra ele ele e coloca o / como home temporário para o usuario novo, não tem jeito, qual seriam as permissões padrão para mim aplicar no home para tentar ver se ele deixa os usuarios criarem o diretório.
    Obrigado pela ajuda pessoal.

4. O problema é o seguinte, isso que vc disse de ele colocar o / como diretório home, é pq o usuário continua sem acesso ao home dele.
    A permissão comum para o diretório home é 750 ou 755. Sendo que o dono tem que ser o usuário e o grupo o grupo do usuário.
    Então vc vai usar dois comandos pra consertar isso, o chmod para alterar as permissões e chown para trocar o dono e o grupo.
    Exemplificando, diretório home do usuario ze:
    Código :
    chmod -R 750 /home/ze 
    chown -R ze.ze /home/ze
    A opção -R é para aplicar as mudanças recursivamente (em todos os subdiretórios).

tentae, abraço.

Tópicos Similares

1. Script de logon para diretorio home
    Por crazy4tech no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 31-10-2005, 12:35
  2. diretorio home
    Por maurogbs no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 06-05-2005, 09:37
  3. Dúvida com o diretório /home
    Por odbc no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 27-08-2004, 10:08
  4. Diretório Home - Utilizando para várias distribuições
    Por mhgabreu no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 20-07-2003, 14:08
  5. Limitar usuário ao seu diretório home com o SSH!
    Por FoundDeathX no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 27-06-2003, 15:29

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L