+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Começando a perder pacotes no mikrotik

    Bom dia pessoal!

    Sou novato aqui no fórum. Atualmente tenho um provedor de internet wireless com 120 clientes, onde, normalmente, no máximo 70 ficam on-line ao mesmo tempo. Tenho um computador Athlon 1800+, com 512MB de Ram e Mikrotik funcionando meramente como AP, fazendo bridge entre 3 redes, ffnetwork (canal 3), ffnetwork0( canal 1) e ffnetwork2 (canal 11). Tive que escolher estes canais porque o canal 6 já estava ocupado por uma rede ponto-a-ponto que cruza a cidade. A princípio, quando estávamos com uns 80 clientes (50 no máximo on-line), tudo parecia ir muito bem, os clientes não perdiam pacotes ao "pingar" a torre (coloquei um IP na torre pra fazer testes de comunicação básicos e administração) e consumiam, no máximo, 1,5Mbits/s. Agora, o tráfego já chega a 2,0MBits/s, ocorre algumas perdas de pacotes em simples "pings" dos clientes à torre, o que ocasiona uma demora inicial pra carregar páginas, fazendo até com que ocorra time-outs no carregamento de algumas. Nosso link é maior que 2,0Mbits/s, então ele não é o gargalo. Uso placas com chip atheros de 19dbi e paineis setoriais hyperlink de 14dbi e 120graus.

    Sei que existem alguns clientes com sinal ruim, mas que permitem uma boa comunicação a 160kbits/s.

    Qualquer ajuda fico muito grato, pois tenho a possibilidade de aceitar mais uns 30 clientes, mas estou receoso de piorar ainda mais.

    Obrigado

  2. #2

    Padrão

    Ola boa noite...existe varias possibilidades de isso ocorrer em sua rede amigo ,,,,,imaginando q vc utiliza setorias vc deve estar enfrentando problemas com interferencia nao das antenas do seu sistema mais sim de um outro ponto de sua cidade,,,tente alterar os canais a veja c resolve....segundo,,,,a instalacao no cliente tem q estar perfeita,,,,vc utilza placas ou aps? como fica a atenuação nos clientes? um cliente mal instalado é como atender a uns 15 clientes,,,,imagine!!!!c vc hoje tem 120 clientes instalados e desses, 10 nao estao com a install 100 % ,esses dez esta detonando sua rede........

    espero ter ajudado,,,,qualquer coisa tamo ai....




    grande abraço



  3. #3

    Padrão

    procure manter o sinal dos clientes acima de -70 ...

  4. #4

    Padrão

    Fico extremamente grato pela atenção de vocês, julio e alexandre. Quando começamos, no intuito de baratear os custos para os clientes, utilizávamos placas com chipset ralink 2561, mas isto até os 40 primeiros clientes, depois passamos a utilizar APs, principalmente rádios Ovislink 5460 e por últimos Ovislink 5430, mas estes deram muitos problemas (problemas físicos mesmo, de não funcionar ou queimarem) e voltamos para o Ovislink 5460.

    Sinceramente não sei te informar sobre atenuação porque não sei realmente como medi-la. Normalmente nos baseamos pelo RSSI informado pelo radio do nosso técnico de instalação que é um Zinwell G220. Quando o sinal fica em um nível bom, ele apresenta valores como 56(-63) no campo RSSI, acreditamos que o -63 seja o ruído, e realmente procuramos manter este valor sempre maior que isto, ou seja, -60, -50, -45, só que dificilmente conseguimos valores abaixo de -50, e para o valor de referência incial de 56, procuramos sempre valores maiores que isto ou não muito abaixo, mas o problema é que temos alguns clientes que ficam com valores próximos a 30, sendo na maioria entre 40 e 60.

    Desculpem minha ignorância quanto a estes assuntos, sei que deveria ter muito mais conhecimento desta área para ser o responsável por um provedor de internet à rádio, mas garanto-lhes que tenho me dedicado o quanto posso para aumentar meus conhecimentos. Realmente iniciamos nesta área porque era um problema conseguir acessos ADSL em minha cidade e muitas pessoas nos perguntavam porque não ofertávamos um tipo de acesso alternativo, foi então que iniciamos este projeto, mesmo sem sermos técnicos em telecomunicação e simplesmente em informática.

    Agradeço muito. []'s



  5. #5

    Padrão

    ~Bom dia Flavio,,,me add no msn ai e trocamos umas ideias sobre esse tipo te problema.......grande abraço....



    outra coisa,,,,,install no cliente dentro da cidade nao instalamos com menos de -55 DB.....-70 echei meio q estranho..........será que nosso amigo nao esta c referindo a outro fator...........

    Grande Abraço,,,,,

  6. #6

    Padrão

    isso pode ser virus, coloque algumas regras no firewall para isso que pode resolver, ja tive problema parecido e foi isso.



  7. #7

    Padrão Alguns detalhes ...

    Olá pessoal,

    Apesar de novo no pedaço vou me aventurar a ajudar no que eu posso.

    Prezado amigo,

    Para avaliarmos preciso de alguns dados mais precisos....

    - Os clientes que perdem pacotes são sempre os mesmos ou variam?
    - No mapeamento de sua rede, esses clientes estão posicionados próximo a torre?
    - Tente fazer um mapeamento da rede e visualizar dentro da Zona de transmissão (fresnel) onde estes clientes estão.
    - Que tipo de alimentação você usa? Nobreak ou estabilizador?
    - Verifique a corrente alternada que este equipamento de alimentação está enviando.
    Última edição por Margus; 02-10-2007 às 14:55.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por flaviomreis Ver Post
    Bom dia pessoal!

    Sou novato aqui no fórum. Atualmente tenho um provedor de internet wireless com 120 clientes, onde, normalmente, no máximo 70 ficam on-line ao mesmo tempo. Tenho um computador Athlon 1800+, com 512MB de Ram e Mikrotik funcionando meramente como AP, fazendo bridge entre 3 redes, ffnetwork (canal 3), ffnetwork0( canal 1) e ffnetwork2 (canal 11). Tive que escolher estes canais porque o canal 6 já estava ocupado por uma rede ponto-a-ponto que cruza a cidade. A princípio, quando estávamos com uns 80 clientes (50 no máximo on-line), tudo parecia ir muito bem, os clientes não perdiam pacotes ao "pingar" a torre (coloquei um IP na torre pra fazer testes de comunicação básicos e administração) e consumiam, no máximo, 1,5Mbits/s. Agora, o tráfego já chega a 2,0MBits/s, ocorre algumas perdas de pacotes em simples "pings" dos clientes à torre, o que ocasiona uma demora inicial pra carregar páginas, fazendo até com que ocorra time-outs no carregamento de algumas. Nosso link é maior que 2,0Mbits/s, então ele não é o gargalo. Uso placas com chip atheros de 19dbi e paineis setoriais hyperlink de 14dbi e 120graus.

    Sei que existem alguns clientes com sinal ruim, mas que permitem uma boa comunicação a 160kbits/s.

    Qualquer ajuda fico muito grato, pois tenho a possibilidade de aceitar mais uns 30 clientes, mas estou receoso de piorar ainda mais.

    Obrigado
    Bom dia amigo! Ao meu ver voce esta utilizando os canais muito próximos na sua bridge.... 1, 2 e 11, é isso mesmo!? Sugiro voce utilizar canais em intervalos maiores, de preferencia acima de 3 canais de diferenca. Ok



  9. #9

    Padrão

    boa noite galera, amigo certa vez já passei por isso mais o meu problema foi facil de resolver apenas setei a potencia pra 17 e fico bom, antes perdia muitos pacotes, depois que setei ficou excelente mais não posso dizer que esse e o seu problema

  10. #10

    Padrão

    Olá galera, brigadão mesmo pelas respostas, estou procurando consertar todos os clientes com sinal ruim. Realmente os clientes que perdem os pacotes são sempre os mesmos, e algo interessante, um determinado cliente conecta-se a rede de melhor sinal (58, até porque é para onde o painel setorial está apontado) , daí se dou ping à torre, perco pacotes, agora se ele conecta-se a outra rede com sinal pior (32, apontado para outro lado) não há perdas de pacotes. Quanto às frequência, ainda não mexi nelas, mas pretendo... Estou utilizando os canais 1, 3 e 11, pois o canal 6 e 4 já estão sendo utilizado... e o pior é que o "problema" parece estar na rede que usa o canal 11, que está bem "isolado" dos demais.

    Valeu gente.

    Um grande abraço.



  11. #11

    Padrão Perda de pacotes

    Principais motivos.

    - Impedância física na zona de fresnel acima de 20% (árvores, prédios e possíveis obstáculos) causando "Difração" no sinal de rádio.

    - Humidade presente nos dipolos das antenas, nos conectores ou cabos*.

    * Case: Em uma de minhas estações de rádio, os clientes perdiam pacotes e até mesmo não conectavam à rede.

    Quando os clientes com mais de 500 mts da estação não conectavam os que estavam próximo conectavam, quando eu mudava o canal, a situação invertia.

    SOLUÇÃO: Troquei a antena do provedor. Havia humidade penetrando na mesma, causando uma instabilidade no sinal e uma consequente perda de pacotes.

  12. #12

    Padrão

    Eu estou com o mesmo problema, mais no meu caso eu acho que seja o radio pois quando tenho poucos clientes conectados nao ocorrem essas perdas ... estou setorizando agora e quando botar o pc-ap na torre com as setoriais eu reporto aqui se meu problema resolveu ...



  13. #13

    Thumbs down mikrotik

    boa noite!!! a pior coisa q ja aconteceu na minha vida foi esta merda de mikrotik isso naum vale nada, o software ate q presta mas mas vcs ja viram uma paca pci suportar mais q 35 clientes so pra surdo isso quando chegava 70 a 80 cliente na base com 4 placas pci dava latencia na ethernet naum ca vi isso so pra vcs ficarem sabendo ano passado instalei 5 mikrotik na minha estrutura, q mera q eu fiz, so ressumindo perdi mais de 400 cliente so, kkkkk nau recomendo esta merda pra ninguem pra 10 a 30 usuarios ate q vai mas estas propaganda q estao falando dele e falca. fora q trava uma a duas vez por semana isso quando naum trava todo os dias, eu me livrei deste mau e naum tenho mais problema com isso. desculpa os amantes dos mikrotiks isso naum vale nada coloquei dudo de primeira placa mae boa fonte as placas pci so ateros. ive esperiencia ruim.

    So pra lembrar quando dele comeca ficar lento perdendo pacote sai fora dele os seu cliente q vao sair do seu provedor. grato

    desculpa pelos palavroes mas mikrotik numca mais ate roterbord eu usava.

  14. #14

    Padrão

    Bem berte! O que tu nos aconselharia então pra usar em uma estrutura com 3 paineis setoriais hyperlink de 14dbi e 120 para que cada rede suporte até uns 50 clientes conectados? Obriagado.