+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas de desconexão dos clientes

    Pessoal,

    Estamos usando dois routerboards com dois mini-pci Senao(atheros) de 400mW, um fechando enlace entre os mikrotiks uma distância de 8Km, e o outro cartão ligado num painel de 17db, as potências dos cartões no painéis estão como default no winbox.
    Estamos utilizando PPPoE.

    O problema é que vira e mexe os clientes desassociam e associam novamente, e com isso as vezes o pppoe desconecta, sem contar que o sinal está bem ruim, já tentamos trocar por todos os canais que podíamos, também aumentar o ack timeout e desativar o calibration.

    o engraçado é que isso está acontecendo em mais de uma cidade, com situações de interferência totalmente diferentes, mas os cartões são os mesmo.
    Agora em uma cidade que estamos usando um cartão de 250mW mas também com a configuração default (17db) não temos tido esse problema.

    Na maioria das vezes apresenta a mensagem nos logs de "extensive data loss".

    Antes de colocar o mikrotik não tinhamos estes problemas de quedas, trabalhavamos com aps samsung swl-3300.

    Alguém tem alguma dica para testarmos?

    Obrigado

  2. #2

    Padrão

    tente baixar a potencia pra 100mw e faca um teste!



  3. #3

    Padrão

    Na realidade seu problema e bem comun vc deve ter cliente gerando interferencia na sua base, dentro do radio vc tem na lista de conexões dos cliente o RSSI de cada cliente que tem um relação sinal ruido acima de -80 podem esta acabando comseu sinal, outra coisa e o tipo de ante e potencia usada nos seus clientes clientes com muita potencia tem gera muito ruido e acaba com sua base , antenas de 24 ou 25dbi perto demais da base tambe ferra com o AP use antenas de menor ganho e redimencione sua rede , antenas com essa potencia são para clientes com mais de 6Km...

    Obs use Celulas para arganizar sua rede ....
    Última edição por rodrigofsantos; 14-10-2007 às 16:16. Razão: Celulas

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigofsantos Ver Post
    Na realidade seu problema e bem comun vc deve ter cliente gerando interferencia na sua base, dentro do radio vc tem na lista de conexões dos cliente o RSSI de cada cliente cliente que tem um relação sinal ruido acima de -80 podem esta acabando comseu sinal, outra coisa e o tipo de ante e potencia usada nos seus clientes clientes com muita potencia tem gera muito ruido e acaba com sua base , antenas de 24 ou 25dbi perto demais da base tambe ferra com o AP use antenas de me nor ganho e redimencione sua rede , antenas com essa potencia são para clientes com mais de 6Km...

    Obs use Celular para arganizar sua rede ....

    Como assim celular?



  5. #5

  6. #6

    Padrão

    Pessoal,
    Obrigado pelas dicas, vamos dar umas investigadas aqui, um problema que também estávamos enfrentando era sobre o rate que deixar no cartões, antes tinhamos deixado com 2mbits travado, com isso tivemos reclamações de lentidão, após deixarmos o Mikrotik decidir já tivemos uma melhora.

    E sobre a interferência, realmente temos clientes com o snr muito ruim, vamos dar uma investigada.



  7. #7

    Padrão

    amigo, da uma pesquisada, o pppeo tem um time , tem como setar ese valor pode ser isso, se vc modificar o valor defaul pode dar ese problema, ou tambe, clientes com perda de pacotes podem cair,

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    amigo, da uma pesquisada, o pppeo tem um time , tem como setar ese valor pode ser isso, se vc modificar o valor defaul pode dar ese problema, ou tambe, clientes com perda de pacotes podem cair,
    a gente aumentou o tempo de timeout da conexão pppoe.