Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Prezados,

Tenho várias licenças da versão 2.9.44 Level 4 e estou usando hotspot. A primeira regra dinâmica de NAT que o hotspot cria é a seguinte:

/ip firewall nat print dynamic
    D chain=dstnat hotspot=from-client action=jump jump-target=hotspot

Com essa regra eu tenho um problema e não estou conseguindo enxergar a solução, por isso estou aqui. É o seguinte, por exemplo, tenho 2 interfaces:

ether1: 200.200.200.2/30
    wlan1: 172.16.0.1/24

Com o hotspot desativado, os clientes que estão conectados na wlan1 por exemplo sempre chegam no meu gateway principal (200.200.200.1/30) com o IP que é designado ao mesmo, ou seja, se o cliente tem o IP 172.16.0.2/24, ele chega no meu gateway principal exatamente com esse IP. Ao visitar o site Meu ip - Qual é o Meu IP? 75.126.22.154 o cliente vai ver exatamente o IP que está configurado na máquina (172.16.0.2)

O mesmo não acontece com o hotspot ativado, o cliente sempre vai sair com o IP 200.200.200.2, que é da interface externa. No meu gateway principal o cliente sempre chega com o IP 200.200.200.2. Portanto os IPs da rede privada 172.16.0.0/24 sãs mascarados justamente por causa da regra de "dstnat" que coloquei acima.

Na documentação na seção "Firewall Section" fala sobre as regras que são criadas dinamicamente com a ativação do hotspot: http://www.mikrotik.com/testdocs/ros...nt.php#7.41.14

De fato essa regra de "dnsnat" é normal que ela seja criada, mas será que tem alguma forma de contornar o problema que descrevi? Penso que essa regra de dstnat criada pelo hotspot faz o mesmo que a seguinte regra:

/ip firewall nat add chain=srcnat out-interface=ether1 action=masquerade disabled=no

E NAT é coisa que eu não quero.

Qualquer sugestão é bem vinda,

Obrigado!

2. Provavelmente o recurso One-to-one NAT esta habilitado no seu Hotspot.. para desabilita-lo use os comandos:

/ip hotspot set nome-server-hotspot address-pool=none
    /ip hotspot user profile set clientes-250k address-pool=none

nome-server-hotspot é o nome do servidor hotspot, ex: hs-wlan1, faça a modificação em todos os servers-hotspot do seu servidor
    clientes-250k é um profile de usuarios... faça a modificação em todos os profiles de usuarios ai no seu servidor

Poste os resultados pra gente saber se deu certo

3. Citação Postado originalmente por maleficavatar Ver Post
    Prezados,

Tenho várias licenças da versão 2.9.44 Level 4 e estou usando hotspot. A primeira regra dinâmica de NAT que o hotspot cria é a seguinte:

/ip firewall nat print dynamic
    D chain=dstnat hotspot=from-client action=jump jump-target=hotspot

Com essa regra eu tenho um problema e não estou conseguindo enxergar a solução, por isso estou aqui. É o seguinte, por exemplo, tenho 2 interfaces:

ether1: 200.200.200.2/30
    wlan1: 172.16.0.1/24

Com o hotspot desativado, os clientes que estão conectados na wlan1 por exemplo sempre chegam no meu gateway principal (200.200.200.1/30) com o IP que é designado ao mesmo, ou seja, se o cliente tem o IP 172.16.0.2/24, ele chega no meu gateway principal exatamente com esse IP. Ao visitar o site Meu ip - Qual é o Meu IP? 75.126.22.154 o cliente vai ver exatamente o IP que está configurado na máquina (172.16.0.2)

O mesmo não acontece com o hotspot ativado, o cliente sempre vai sair com o IP 200.200.200.2, que é da interface externa. No meu gateway principal o cliente sempre chega com o IP 200.200.200.2. Portanto os IPs da rede privada 172.16.0.0/24 sãs mascarados justamente por causa da regra de "dstnat" que coloquei acima.

Na documentação na seção "Firewall Section" fala sobre as regras que são criadas dinamicamente com a ativação do hotspot: http://www.mikrotik.com/testdocs/ros...nt.php#7.41.14

De fato essa regra de "dnsnat" é normal que ela seja criada, mas será que tem alguma forma de contornar o problema que descrevi? Penso que essa regra de dstnat criada pelo hotspot faz o mesmo que a seguinte regra:

/ip firewall nat add chain=srcnat out-interface=ether1 action=masquerade disabled=no

E NAT é coisa que eu não quero.

Qualquer sugestão é bem vinda,

Obrigado!
    Acredito que se vc desmarcar a opção transparent proxy em nos "user profile" e tirar qualquer regra de nat tudo vai funcionar

Outra coisa: Essa faixa de ips é de rede privada, como eh isso? funcionar sem nat?
    Última edição por JHONNE; 24-10-2007 às 16:26.

4. Olá amigo, obrigado pela resposta. Aqui já ta desabilitado o recurso de pool de endereços, porém mesmo assim digitei os comandos que você me passou e ainda continua com o mesmo problema, mas essa primeira regra dinâmica eu acredito que o hotspot sempre vai criar ela, inclusive na documentação oficial fala dela. E esse One-to-one Nat que você citou não seria só para os Ips que estã dentro de IP Bindings?

Eu acho que a charada está em uma chain chamada "pre-hotspot", só que ainda não obtive sucesso com ela.

Valeu ai.

Qualquer dica é bem vinda

5. respondendo para JHONNE, aqui já está desabilitado o proxy transparente também. Como eu já disse, essa regra de "dsnat" é criada de qualquer maneira, independentemente de está com proxy, dhcp-server com pool de endereço configurarado, etc ... sempre ao ativar o hotspot é criada essa regra de "dsnat", pelo menos aqui nas versões do mikrotik que uso.

Sim, é uma rede privada. O NAT na verdade é feito em um OpenBSD com o Packet Filter (PF: Tradução do Endereço de Rede (NAT)). Com ele eu consigo fazer um NAT mais avançado.

Valeu pela dica

Tópicos Similares

1. Mais uma dúvida sobre homologação
    Por inquiery no fórum Redes
    Respostas: 14
    Último Post: 29-11-2010, 08:42
  2. Hotspot funcionando 100% mais uma duvida
    Por brunophsp no fórum Redes
    Respostas: 17
    Último Post: 11-01-2008, 22:06
  3. Proxy autenticado - Mais uma dúvida
    Por aprendiz_ce no fórum Servidores de Rede