Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá pessoal,
    sou novo na comunidade e este é o meu primeiro post!

Acabo de instalar um servidor mikrotik, onde o mesmo conta com 2 placas de rede convencionais. Minha intensão é colocar uma das placas para buscar conexão internet em um modem adsl já roteado com os ips: ip 10.0.0.254 masc 255.255.0.0 dns 200.149.55.140 200.165.132.148 e levar internet a um Access Point Gi-Link já configurado em modo bridge onde os ips são: ip 10.0.0.1 masc 255.255.0.0 gateway 10.0.0.254 dns 200.149.55.140 200.165.132.148 para distribuição de internet via rádio indoor.

Já quebrei bastante a cabeça antes entrar em contato com vcs, não consigo de maneira alguma transmitir a internet, nem mesmo plugando o cabo de rede de um computador na placa de rede do servidor mikrotik que configurei para levar ao Access Point. Já li vários posts e também algumas apostilas básicas, mas não tenho encontrado nada sobre como configurar os primeiros ips do servidor mikrotik.

consigo acessar normalmente o servidor por qualquer uma das placas de rede instaladas, a ether1 e ether2, pinga normal e acessa por meio de WinBox.

Acredito que exista segredos e marcetes de configuração que só vcs mesmos para
    me ajudar.

Obrigado pela atenção.

Um grande abraço a todos!
    Última edição por marioth; 24-10-2007 às 21:05.

2. fala marioth.. blza?!.. bom deixa eu dar minha opinião:

Primeiro vou dar minha opinião, caso vc ache interessante te passo os passos pra configurar:

Se eu fosse vc, eu transformava esse modem ADSL em bridge, colocava o Mikrotik pra ser cliente PPPOE o que logo faria o mikrotik receber o IP válido da operadora em sua interface. Na outra interface vc mantem o ip falso 10.0.0.254 com a mascara 255.255.255.0, Ativa o NAT e habilita o DHCP se for o caso, coloca o AP como bridge com ip 10.0.0.1 mascara 255.255.255.0 e gtw 10.0.0.254 ou coloca ele pra pegar ip automático do mikrotik, seus usuarios que se conectarem no AP vão pegar IP automático do mikrotik e navegar numa boa.

Essa é a minha idéia, se gostar, posta aí que monto a configuração pra vc...Valeu?!

Abraços,

Reinaldo.

3. Citação Postado originalmente por reinaldojr Ver Post

Essa é a minha idéia, se gostar, posta aí que monto a configuração pra vc...Valeu?!

Abraços,

Reinaldo.

Fala ae Reinaldo, blza cara!

Aqui, se vc tá falando, tá feito! Posta aí pra nós o procedimento. Vamos fazer o melhor para que tudo saia praticamente perfeito!

No entando, mesmo assim, gostaria depois que vc desse uma pincelada no que se diz respeito a colocar também ip fixo no mikrotik se o adsl continuasse com router. (isso será se de repente agente mudar para link satélite.) Aí não tem para onde fugir né? Tem que configurar os ips para a placa que receberá o link de internet.

Mas... vamos ao que interessa... me passa o que será o procedimento à sua maneira.

Valeu amigo!!!

4. então vamos lá.. colocar a mão na massa...rsrs

1a. Parte: Colocar o Mikrotik como Client PPPOE pra receber IP da Operadora.
    --------------------------------------------------------------
    Levando em consideração que vc vai usar a ether1 conectada ao modem ADSL.

a) Transforma seu modem ADSL em Bridge.

b) Acesse seu mikrotik via winbox e no menu lateral clique em IP -> DHCP Client

c) Clique no botão "+" escolha a Interface "ether1" e clique em ok.

Opcional: via console: /ip dhcp-client add interface=ether1 disabled=no

d) No menu lateral clica em Interfaces, clica no "+" e escolhe PPPOE Client.

e) Na Aba General, ajuste o MTU para o da sua operadora, normalmente em se tratando de ADSL é 1492 e na aba DialOut coloque o seu usuario e a sua password e marque a caixa "User Peer DNS" e clique em Apply.

Opcional: Via console: / interface pppoe-client
    add interface=ether1 user="usuario@provedor.com.br" password="1234" \
    add-default-route=yes use-peer-dns=yes disabled=no

f) Caso queira monitar pra ver se está conectado, verifique pelo Winbox na Aba Status ou pela console digite:

/interface pppoe-client
    monitor pppoe-out1

Obs: Nessa primeira Parte chamo a atenção para o MTU ele é muito importante e interfere principalmente em programas como messengers, chat e p2p... ele deve ser ajustado de acordo com a Operadora mas se no seu caso é ADSL o padrão 1492 deve ser suficiente.

Primeira Parte Concluída.

2a.Parte) Colocar IP na Interface dos clientes,Habilitar NAT, DHCP Server e DNS.

a) No WInbox clique no menu lateral em IP -> Address, clica no botão "+" , em Address você coloca 10.0.0.254/24 e em interface vc escolher ether2 e clica em apply.

Opicional: Via console: /ip address add address=10.0.0.254/24 interface=ether2

b) No Winbox clique no Menu lateral em IP -> Firewall, e na aba NAT clique no botão "+" Na aba general, no campo "Chain:" escolha "srcnat" e no campo "Src Address:" digite: 10.0.0.0/24. Na aba Action no campo "Action:" escolha "Masquerade" e clique em Apply.

Opicional: Via Console: /ip firewall nat add chain=srcnat src-address=10.0.0.0/24 action=masquerade

c) No Winbox, no menu lateral clique em IP-> DHCP Server, clique no botão setup, escolha a interface ether2 e clique em Nex nas telas seguintes, observando as opções que já devem vir corretas, com excessão dos DNS's que vc deve informar os seus.

Opicional: Via Console: /ip dhcp-server setup

d) No Winbox, no meu Lateral, clique em IP->DNS , clique em Settings e em Primary DNS e Secondary DNS coloque os servidores de DNS da sua operadora e marque a caixa Allow Remote Requests.

Bom, acho que a parte do AP vc faz aí... rsrs , lembrando de colocar ele pra pegar ip automático ou colocar com aquele IP que vc sugeriu: 10.0.0.1 , mascara 255.255.255.0 com o gateway 10.4.23.254.

Pronto meu amigo... acho que não esqueci nda... segue os passos e verifica se faltou alguma coisa, qualquer novidade posta o resultado pra gente analisar.

Abraços...

Reinaldo.

5. Citação Postado originalmente por reinaldojr Ver Post

Bom, acho que a parte do AP vc faz aí... rsrs , lembrando de colocar ele pra pegar ip automático ou colocar com aquele IP que vc sugeriu: 10.0.0.1 , mascara 255.255.255.0 com o gateway 10.4.23.254.
    Valeu amigão,

já configurei tudo aqui, mas não há como testar agora, pois são 1:39am, e não estou onde há o link de internet. Mas acredito que dará tudo certo.

Só não entendi a sua citação acima. Pq o gateway do AP vai ser 10.4.23.254 ao invés de ser o do mikrotik 10.0.0.254 ??

No mais, ficou muito bem esclarecido, e com certeza não somente para mim, mas para vários outros usuários, este post vai ser 10 !!!!!!!

Abraço Reinaldo.

ps. posta aí o seu msn .

Tópicos Similares

1. Autenticação de para uso da Internet
    Por lucianoescandon no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 02-09-2010, 16:55
  2. Respostas: 12
    Último Post: 15-02-2010, 13:02
  3. Como configurar um servidor para liberar a internet em duas placa de rede
    Por edileyoliveira no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2