Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá Pessoal

Bem, já andei estudando as 3 ferramentas de gerenciamento de redes (Zabbix, Nagios e Cacti), as três possuiem recursos fantasticos.
    Quero opnião dos colegas em relação a estas ferramentas, quem tem elas trabalhando em ambiente de produção ou que já trabalharam, quais notas vocês dariam? Quais delas tem mais estabilidade e recursos?

Até

Muito obrigado

2. Pelo que percebi eles sao bem diferentes entre eles apesar de serem parecidos, vamos lá:

o Cacti nada mais é que um MRTG melhorado (eles me matam se lerem isso) que gera os gráficos com muito mais rapidez e agilidade do que o MRTG. Até onde eu sei ele nao notifica de quedas na rede, seja ela de desempenho ou de indisponibilidade.
    Já o Nagios, nao gera graficos de utilização/desempenho dos serviços como Cacti mas sim os monitore a sua disponibilidade e perfomance.

Como eu nunca usei o Zabbix nao tenho muito o que falar, mas lendo na página do rapaz ele é semelhante a uma união dos, tanto do nagios quanto do cacti pois gera os gráficos e gera alertas de eventuas falhas na rede (e o mapa da rede também). Pelo que percebi ele é semelhante ao Zenoss o qual eu utilizo poraqui.

Aqui termina um rapido overview sobre eles, veja exatamente o que voce quer implantar e pegue as ferramentas necessarias

3. Citação Postado originalmente por mistymst Ver Post
    Pelo que percebi eles sao bem diferentes entre eles apesar de serem parecidos, vamos lá:

o Cacti nada mais é que um MRTG melhorado (eles me matam se lerem isso) que gera os gráficos com muito mais rapidez e agilidade do que o MRTG. Até onde eu sei ele nao notifica de quedas na rede, seja ela de desempenho ou de indisponibilidade.
    Já o Nagios, nao gera graficos de utilização/desempenho dos serviços como Cacti mas sim os monitore a sua disponibilidade e perfomance.

Como eu nunca usei o Zabbix nao tenho muito o que falar, mas lendo na página do rapaz ele é semelhante a uma união dos, tanto do nagios quanto do cacti pois gera os gráficos e gera alertas de eventuas falhas na rede (e o mapa da rede também). Pelo que percebi ele é semelhante ao Zenoss o qual eu utilizo poraqui.

Aqui termina um rapido overview sobre eles, veja exatamente o que voce quer implantar e pegue as ferramentas necessarias
    Amigo,
    Sobre o zenoss, em relação ao Nagios você ve mais vantagens em utilizar ele?
    Você tem uma rede grande? Estou usando o nagios hoje para uma rede com mais de 400 hosts, só que estou querendo algo que trabalhe com Banco de Dados, no caso o nagios estamos usando os arquivos de configuração.

4. Bom, trabalho com uma rede grande sim, cerca de quase 3000 hosts, so que eu so monitoro 80 atualmente no nagios, que sao os servidores/roteadores/switches (eu sinceramente nao me importo com os clientes), mas nao monitoro tudo da rede com ele. E ainda monitor alguns serviços com ele, essa é a vantagem que da para monitorar oracle, rtsp, e varios outros serviços. E so para constar, o nagios pode trabalhar com MySQL, mas eu nao implementei ele aqui assim.

Quanto ao Zenoss, eu peguei ele para testar por ter uma integração melhor do que o MRTG, que era um ponto de interesse. Simplesmente é so instalar e configurar o agente SNMP e o Zenoss faz todo o serviço, com a vantagem de também monitorar os serviços, mas nao é tao facilmente extensivel como o Nagios. (mais facil criar plugins pro Nagios).

A vantagem para mim do Zenoss é que eu posso abandonar o MRTG e usar so ele, e o panel dele de alertas é mais "agil" que o do nagios também, mas ainda mantenho tanto o Nagios quanto o MRTG aqui, nao fiz uma migração total. (Também so eu para fazer tudo nao dá, so querem cobrar cobrar e pagar que é bom nada e ainda dizem que ta ruim hehe)

Se tu jah tens o Nagios todo bonitinho é so integrar ele com o MySQL e aproveitar, agora se tu tiveres a necessidade de gerar gráfico de desempenho acho que seria mais interessante partir para uma solução como o Zenoss/Zabbix. (isso considerando as opções freeware/opensource)

5. Citação Postado originalmente por mistymst Ver Post
    Bom, trabalho com uma rede grande sim, cerca de quase 3000 hosts, so que eu so monitoro 80 atualmente no nagios, que sao os servidores/roteadores/switches (eu sinceramente nao me importo com os clientes), mas nao monitoro tudo da rede com ele. E ainda monitor alguns serviços com ele, essa é a vantagem que da para monitorar oracle, rtsp, e varios outros serviços. E so para constar, o nagios pode trabalhar com MySQL, mas eu nao implementei ele aqui assim.

Quanto ao Zenoss, eu peguei ele para testar por ter uma integração melhor do que o MRTG, que era um ponto de interesse. Simplesmente é so instalar e configurar o agente SNMP e o Zenoss faz todo o serviço, com a vantagem de também monitorar os serviços, mas nao é tao facilmente extensivel como o Nagios. (mais facil criar plugins pro Nagios).

A vantagem para mim do Zenoss é que eu posso abandonar o MRTG e usar so ele, e o panel dele de alertas é mais "agil" que o do nagios também, mas ainda mantenho tanto o Nagios quanto o MRTG aqui, nao fiz uma migração total. (Também so eu para fazer tudo nao dá, so querem cobrar cobrar e pagar que é bom nada e ainda dizem que ta ruim hehe)

Se tu jah tens o Nagios todo bonitinho é so integrar ele com o MySQL e aproveitar, agora se tu tiveres a necessidade de gerar gráfico de desempenho acho que seria mais interessante partir para uma solução como o Zenoss/Zabbix. (isso considerando as opções freeware/opensource)

Legal, não conhecia este Zenoss
    andei olhando no site do desenvolvedor e me interessei
    como funciona mesmo este esquema de monitoramente de serviço que você disse que ele possui? vou conseguir gerenciar meus servidores de banco? Você que desenvolveu este plugin?
    abracoo

Obrigado pelas dicas

Tópicos Similares

1. Qual ferramenta é mais utilizada Nagios ou Zabbix??
    Por taticb no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 25-05-2009, 14:54
  2. Nagios+NRPE ou Nagios+NSCA
    Por H_Franzin no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 29-06-2007, 09:23
  3. converter dados do cacti em imagem png ou jpg
    Por Mr_Dom no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 0
    Último Post: 21-09-2005, 12:03
  4. Nagios ou JFFNMS ?!