Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda p/ fazer link de 500 Km

    Pretendo fazer um link via radio entre as seguintes cidades:

    Novo Progresso - PA (7° 2'20.21"S/55°25'1.72"O)
    Cinop - MT ( 11°50'47.30"S/ 55°30'29.80"O)

    O problema, é que eu nunca fiz link´s com essa distancia, e nem sei que equipamentos usar e nem quantas vezes deverei retransmitir....

    Objetivo: link entre 2 empresas:
    Banda desejada: 10 Mg

    A priori, pensei em repetir o sinal em cada cidade, porem não sei quais rádios usar e nem antenas ou ate mesmo altura das torres.... Enfim... Preciso da ajuda de todos aqui, p/ que esse link possa sair do papel....

    Obs.: as coordenadas acima, são exatamente onde estão as torres (60 MT).

    Agradeço desde já, a todos que colaborar....

  2. #2

    Padrão

    rapaz.. 500km ...

    precisa fazer umas repetições no meio do caminho disso ai.. ainda mais pra passar 10mb


    acho que vai ficar melhor vc instalar LP em cada empresa !!



  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    rapaz.. 500km ...

    precisa fazer umas repetições no meio do caminho disso ai.. ainda mais pra passar 10mb

    acho que vai ficar melhor vc instalar LP em cada empresa !!

    TOU PENSANDO EM UMAS 10 REPETICOES
    NAO TEM COMO..... NAO TEM NEM TELEFONE... QUANTO ++ LP

  4. #4

    Padrão

    10 torres, 20 parabolas, 20 radios, e por ahi vai ,infraestrutura para montar as torres , e energia eletrica.Se a empresa tiver 400mil pra gastar debe dar pra fazer.



  5. #5

    Smile link

    Sócrates, sai mais barato e mais seguro essas empresas contratarem da embratel links via satélite mas talvez eles não saibam disso. Tu tá de sangue doce mas pode ter dor de cabeça com via rádio nesta estrutura. Abraço


    Citação Postado originalmente por socrateschalkidis Ver Post
    Pretendo fazer um link via radio entre as seguintes cidades:

    Novo Progresso - PA (7° 2'20.21"S/55°25'1.72"O)
    Cinop - MT ( 11°50'47.30"S/ 55°30'29.80"O)

    O problema, é que eu nunca fiz link´s com essa distancia, e nem sei que equipamentos usar e nem quantas vezes deverei retransmitir....

    Objetivo: link entre 2 empresas:
    Banda desejada: 10 Mg

    A priori, pensei em repetir o sinal em cada cidade, porem não sei quais rádios usar e nem antenas ou ate mesmo altura das torres.... Enfim... Preciso da ajuda de todos aqui, p/ que esse link possa sair do papel....

    Obs.: as coordenadas acima, são exatamente onde estão as torres (60 MT).

    Agradeço desde já, a todos que colaborar....

  6. #6

    Padrão

    quais radios vc indica??????

    quais antenas?????



  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cau1948 Ver Post
    Sócrates, sai mais barato e mais seguro essas empresas contratarem da embratel links via satélite mas talvez eles não saibam disso. Tu tá de sangue doce mas pode ter dor de cabeça com via rádio nesta estrutura. Abraço
    SATELITE???? 1M ta R$ 8.000 por mes, imagine 10M.....

  8. #8

    Padrão

    Aqui no Sul é bem mais mais barato. Tem q saber pedir pras operadoras. Nunca se referir à link, experimenta dizer LP de dados. Link pra eles é sinal de recomercialização.



  9. #9

    Padrão ideia

    eu faria o seguinte

    500 km sem cnhace kra, q da da, mas eu não faria

    seguinte

    em sinop link embratel ou brt

    se não tiver o link no local da empresa, pega na cidade e retransmite via radio até a empresa

    no pará

    embratel ou telemar

    se não tem no local, procura numa cidade proxima se tem viabilidade, e manda via radio, até uns 150 km vai ser toleravel

    acho q seria o melhor custo beneficio pra vc, se tive a viabilidade é claro

  10. #10
    seniDEac
    Visitante

    Padrão

    Salve Sacrates,

    Taí um assunto que eu sempre quiz desenvolver, tenho pesquizado bastante, justamente pq quero fazerer um destes pra mim.. e inacreditalvelmente de praticamente 500Km.

    infelizmente qdo pedimos um auxílio nas listas as pessoas sempre são negativas, e logo vao falando pra desistir....

    bom eu to tentando.. e quem sabe podemos juntar forças!


    por exemplo descobri que ums camaradas no Texas. fisetam isso a 780 Km com uma velocodade de 100M.!!!!!! mas num acho mais o artigo....

    mas teve umas compliqueiras. tipo, a curvaturada terra...
    que eles conceguiram driblar colocando as antenas em duas montanhas...

    segundo o artigo ue tinha lido, com três pontos, "ou pulos" conseguiria cobrir 500km, desde que estivessem em lugares bem altos..

    e os equipamentos que ulilizaram foram comuns do mercado.


    que particularmente estou tentando.
    podemos tocar mais idéias!

    []s Sena
    msn [email protected]



  11. #11

    Padrão

    Acho possivel sim, essa banda é um pouco grande e tem que ver se vale a pena, mais vamos la, inicialmente tem que ser feito um estudo onde ficaria as torres para repetição dos enlaces, basicamente a escolha correta seria por radios robustos como trango, canopy, caso fosse em wireless usaria longrange com antenas de 33dbi hyperlink ou 42dbi pluton, mais temos que saber onde vai ficar cada torre, altura media da vegetação no local, se tem energia ou não essas coisas, com grana da pra fazer sim acho que vai gastar quase meio milhão para fazer essa estrutura, eu tenho uma estrutura que ja está bem grande e passo essa quantidade de link assim 12km - 21km - 22km - 19km - 25 (esse é o primeiro tronco) no 22km do primeiro esquema sai outro tronco que vai 34km - e vou montar mais 26km pra frente ou seja do iniciou ao fim da em media 100km e ta indo blz de uma ponta a outra 8ms no ping.

    O projeto é legal e acho que ta pra fazer sim, veja uma cotação com radios alvarion que são bons disso.

  12. #12
    seniDEac
    Visitante

    Padrão

    olha.. eu fiz um enlaçe de 60Km bem mais barato..

    dois micros, com placas atheros (dlw 530) configuradas para 5.8GHz.
    e duas antemas sólidas de 33dbi.

    nessa parte eu gastei 1.250,00

    depos teve mais ums detalhes pra fazer o P2P com minha central.
    Mais 300,00.

    como foi no alto de um morro, de um amigo. não pago aluquel gasteu mais 300,00 cim uma torre de 24mts.

    cabou..

    bom, fo bem chato "mirar" as antenas, mas depois numca mais deu qualquer problema.

    []s Sena



  13. #13
    seniDEac
    Visitante

    Padrão

    ahh simm.....

    os micros foram dois P-II 233... com 64Ram e SO mikrotik..
    com discos de 2G cada....

    duas placas de rádio 530 em cada...
    nem gastei com as máquians pq tinha elas emcostadas aqui.

    agora eu to compramdo um kit de células foto voltaicas + baterias para um dos POPs pois vão me cortar a energia elétrica...
    isso ae deve me custar mais um 1.000,00 reais., só que uma única vez!!!

    mas ainda assin não creio ter saído caro.

    tenho certeza que vou trabalhar nesse link de 500Km, fazer funcionar e finalmente, me livrar da opressaço da telecômica!


    []s sena

  14. #14

    Padrão Realismo, NÃo Negativismo.

    Realmente deve se tratar de uma aventura texana, aquelas do velho oeste americano. Esse tipo de enlace nem com 10 VIMAX top de linha,não é impossível mas no mínimo é anti economico pros dois lados.



  15. #15
    seniDEac
    Visitante

    Padrão

    bom.

    acho negativismo sim.

    to com meu link aqui. 60Km funfa bem
    R$ 3.000,00. eu comprovo.

    Se texano é louco ou não nem me importa. Os caras fizeram.
    vou fazer tbem. e barato.

    pode criticar avontade, negativar tbem.
    Realmente deve se tratar de uma aventura texana, aquelas do velho oeste americano. Esse tipo de enlace nem com 10 VIMAX top de linha,não é impossível mas no mínimo é anti economico pros dois lados.
    tem muito "deve ter" "deve ser" na sua fraze. eu costumo dar mais veracidade no que falo.
    1) vou pegar a reportagem e volto mais tarde. alias lembro ebm que eles estão no guinnes.
    2) vou documentoar o que fiz e postar pra turma aqui.

    isso de 500Km pode ser dífícil. Mas dúvido que seja utópico.
    quem quizer se uni a mim vamos lá.

    quem não quizer por avor. para de "achismos" e procure ler um pouco mais sobre os equipamentos que temos no mercado.

    uma simples P2P com orinoco e AP 2000 em 2,4MHz com antenas sõlidas de 30 34DBi cobrem 50Km brincando.

    atheros então...

    bom. que me venham os bons!

    []s Sena

  16. #16

    Padrão

    Não deve ser nada fácil fazer esse link, mas como desafio deve ser muito interessante. Como incentivo encontrei um link feito na Italia de 304 Km...

    Pode não ser fácil, mas não deve ser impossível.

    Alguns links curiosos:

    http://www.mipland.net/ext_rep_img/304km_link.jpg

    Enlace de 240km WiFi con Mikrotik | Un Sanjuanino en Rio Cuarto

    304km link in the mediterranean at [mikro]tiktube



  17. #17
    seniDEac
    Visitante

    Talking

    Valeu Faria,

    esse iataliano ae éra justamente um que eu procurava!
    vou me espelhar nele e começara trabalhar!

    obrigado EXTRA pelos Links a mais!

    assim que é legau gente que se ajuda!

    por isso au amo a net!

    []s Sena
    ps, já já eu pego os links dos texanos loucos, mas que sabem fazer!

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por seniDEac Ver Post
    Salve Sacrates,

    Taí um assunto que eu sempre quiz desenvolver, tenho pesquizado bastante, justamente pq quero fazerer um destes pra mim.. e inacreditalvelmente de praticamente 500Km.

    infelizmente qdo pedimos um auxílio nas listas as pessoas sempre são negativas, e logo vao falando pra desistir....

    bom eu to tentando.. e quem sabe podemos juntar forças!


    por exemplo descobri que ums camaradas no Texas. fisetam isso a 780 Km com uma velocodade de 100M.!!!!!! mas num acho mais o artigo....

    mas teve umas compliqueiras. tipo, a curvaturada terra...
    que eles conceguiram driblar colocando as antenas em duas montanhas...

    segundo o artigo ue tinha lido, com três pontos, "ou pulos" conseguiria cobrir 500km, desde que estivessem em lugares bem altos..

    e os equipamentos que ulilizaram foram comuns do mercado.


    que particularmente estou tentando.
    podemos tocar mais idéias!

    []s Sena
    msn [email protected]
    estou aqui p/ isso.... sei que vai rodar, pois tem um provedor aqui com link de 600km, logico com varias re-transmissao....

    temos que ver a questao dos radios e das antenas..... o resto.... é resto....



  19. #19

    Padrão Iniciar O Projeto

    Só saberemos se irá rodar ou não, se colocarmos em pratica.....

    VOU FAZER SIM ou VAMOS FAZER SIM.... Então... Espero contar com ajuda dos colegas aqui......

    Vamos ao que interessa:

    1) Quantas vezes será necessário retransmitir????

    2) Quais os locais da retransmissão???

    3) Altura das torres e localização das mesmas????

    4) Marca e modelo dos rádios e antenas????

    DESDE JÁ, AGRADEÇO A TODOS QUE COLABORAREM..... E ME COMPROMETO EM POSTAR AQUI OS RESULTADOS OBTIDOS.

  20. #20

    Padrão

    Acho que ninguem duvida que funcione, porem, pasar 50 megas, que tenha estabilidade em 10 torres, usando eqipamentos de 2000 reais, isso e que e o problema,. como expereiencia para satisfacao propia e valido. mas vc vai vender o servico, nao e para brincar de provedor, entao pense bem antes de se atirar em uma aventura. Acho que nao e pesimismo, e sim realismo, uma coisa e fazer um link de 60 km com apenas uma repetidora, agora 500 km, e bem diferente, uma coisa e montar uma torrezinha de 15mts agora 80mts e bem diferente.todos eses links que tem que o pessoal comenta de 250km 300km etc, eles nao conseguiram pasar masi do que 250k. Entao se vc quer comezar, pense en no maximo lances de 35 a 40 km, sinal sempre acima de -50dbm em cada radio. Mesmo assim pasar 50megas com eses equipamentos e impossivel. Para melhorar a performamce e duplicar a banda, terias que ter tudo duplo tipo o nstreme dual slave da mikrotik. Mesmo assim eu nao consegui pasar 20 megas em 20 km.