Resultados da Enquete: O Que deve ser feito nesse caso?

Votantes
9. Você não pode votar nesta enquete
  • Liberar todas as Versões?

    6 66,67%
  • Liberar Todas as Versões Anteriores a Atual?

    3 33,33%
  • Não Quero Pagar, gosto de usar e abusar, sem pagar!

    0 0%
  • Não Liberar Nada! Dane-se o Software Livre!

    0 0%
Enquete de Múltipla Escolha.
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Bom Dia,

    Foi noticiado pela Fundação do Software Livre o inicio de 2 processos Criminais, após várias tentativas de negociação com as empresas Xterasys e Hi-Gain Antenas, ambas as empresas utilizam firmware para seus produtos que incluem distribuições Linux e com alterações no sistema BusyBox.

    O grande problema gerado foi o motivo pelo qual a AP Router se fez de boazinha e colocou o firmware fonte (source) disponivel para baixar, só que essa não é a lei, de acordo com os termos claros e precisos do GPL v2 é necessário divulgar TODAS alterações nos softwares livres, ou seja, software livre é LIVRE e não fechado.

    O que ocorre é que as empresas brasileiras de Firmwares, que viraram febre nacional, modificar e "upar" os radios wireless, adicionando recursos incriveis, a um custo extremamente baixo, ficaram em xeque mate.

    Todo o sistema de trabalho da AP Router será afetado com essa notícia e ação, uma vez que serão obrigadas a divulgarem o codigo fonte de cada firmware disponivel, ou, poderão sofrer ação criminal da fundação do software livre.

    Esse primeiro passo, vai gerar uma enorme catastrofe nas empresas inicantes e nas que já se solidificaram, listando-as são: C3, APRouter, Wappro, WirelesRouter e outras pequeninas que são copias dos outros firmwares.

    Analisando a licença disponivel no proprio site da BusyBox, é requerido que qualquer alteração seja notificada e apresentada de forma, a manter o software livre, e a não divulgação deixa licença inapta, isso resulta em duas coisas, infração a lei, e roubo.
    licença do busybox: BusyBox

    O grande problema é:
    TODOS OS FIRMWARES NACIONAIS SÃO 100% BUSYBOX

    Sim, isso mesmo, 100% da interface manipulavel e funcional dos firmwares tradicionais nacionais, são BusyBox, só que com os drivers e patches necessários para fazerem esse mini linux funcionar corretamente.

    Onde esta o problema então?

    O único problema é que será impossível para as empresas de firmwares divulgarem os códigos fontes apenas das alterações do BusyBox, uma vez que isso é praticamente todo o firmware, e levará os mesmos a perderem literalmente seus negócios.

    Qual a solução?

    A Cisco, depois de sofrer grande pressão comercial e de processos nos Estados Unidos, ordenou a suas subsidiárias, Linksys e Sipura, não usarem mais Linux nem BusyBox nos seus hardwares, forçando as fabricantes chinesas a modificarem sensivelmente seus projetos e a usar uma versão comercial do Linux e uma similar do BusyBox, desta maneira, isentando-se da divulgação do código fonte.

    Impacto Comercial

    Desta forma, o que veremos é um corre corre nunca visto antes, os firmwares irão se tornar gratuitos, uma vez que tenham que ser divulgados. Pagar por uma licença, nunca mais?
    Não é bem assim, a propriedade intelectual, ou seja, a ideia concebivel e manipulada, essa sim, pode ser cobrada, entretanto, como o software é livre, você poderá manipular, e alterar, ver o que foi feito e melhorar ou até mesmo apenas usar desta "ideia original" e então, fazer seu proprio firmware.

    Heroes Origenes

    O grande "barato" desta história toda é: Todos copiaram de alguém, sim, foi isso mesmo, todos os firmwares "originais", sairam de uma versão divulgada básica pela propria Realtek, criada pra funcionar nos chipsets da empresa, só que a Realtek escapou desta, uma vez que para seus Partners (fabricantes que compram seus chipsets), os códigos abertos estão disponiveis para download livremente.

    Prison Break

    Grandes fabricantes como Sun, Microsoft, Sony, HP, usam, em algum hardware software livre, e nem sempre divulgam, o que deixam eles imunes a Lei? Nada, não são imunes, apenas, não foram ainda processados e apontados por infração de patente e de licença.

    Solução
    SOFTWARE LIVRE É LIVRE. TRABALHO É TRABALHO.
    TRABALHO CUSTA DINHEIRO, POR ISSO É COBRADA A LICENÇA DE "USO"

    Consideração Final.
    Gente, vejamos os dois lados, AP Router desenvolve, Wappro Copia, Wappro desenvolve, AP Router copia, e assim vai, só que nenhuma divulga nada, ficam todos na moita, somente porque se divulgarem, perdem seus negócios.
    Acredito nas empresas, acredito nas pessoas, mas, acredito acima de tudo, que tudo nesse mercado é apenas DINHEIRO ainda.

    referencias:
    Materia do Processo - Linux.com :: Two new alleged license violations against Busybox
    Noticia Oficial BusyBox - BusyBox
    Software Freedom Law Center - Second Round of GPL Infringement Lawsuits Filed on Behalf of BusyBox Developers - Software Freedom Law Center
    Noticia Brasil - UOL Tecnologia
    Processo contra Xterasys - http://www.softwarefreedom.org/news/...x/xterasys.pdf
    Processo contra High-Gain - http://www.softwarefreedom.org/news/...inantennas.pdf

  2. é complicado
    os caras pegam o software livre fecha e coloca preço ta certo foi trabalho dele
    ai vem e processa o cara pq usou software é livre e maum pode estar fechado
    ta mais ele naum ta cobrando o software e sim a mundaça que ele fez
    naum é isto ???



  3. ele está cobrando por todo o software. Sendo que 80% é o soft original, e 20% as mudanças feitas pela empresa vendendo o produto.

  4. Faltou esperteza das empresas. Eles deviam achar uma maneira de usar o BusyBox e outros aplicativos sem modifucações e criar interfaces do zero pra gerenciar isso tudo. Eles só precisariam divulgar o código do BusyBox não-modificado, que já é aberto, enquanto que os programas e interfaces que "configuram" todo o sistema são deles e eles poderiam manter fechados.



  5. deveriam olhar o exemplo do redhat enterprise :P



    eles cobram.. porem disponibilizam os pacotes em SRC.RPM.. se voce quiser.. voce recompilar e se vira :P






Tópicos Similares

  1. Respostas: 1
    Último Post: 17-04-2013, 08:22
  2. Respostas: 4
    Último Post: 24-11-2007, 17:22
  3. Processo criminal pra quem é pego!??!?!
    Por roneyeduardo no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 29-03-2006, 09:20
  4. o RSS de todos os processos
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 22-08-2005, 10:20
  5. entendendo os processos
    Por casper_linux no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 01-10-2004, 22:14

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L