+ Responder ao Tópico

1. Boa tarde a todos, moro num cidade de 50.000 habitantes e estou fazendo um projeto para distribuição de internet via rádio aqui, andei pesquisando bastante e vi várias opções de equipamento, durante minhas pesquisas observei tb que este fórum é um dos mais completos sobre este assunto, então gostaria da opinião de vocês sobre o que usar pra montar um servidor e o que usar nos repetidores??

Estou pensando em montar um servidor celeron d 2.66ghz, 512 ram, placa mãe asus 5 slot pci, hd 80 gb, 3 placas wireless 1 ethernet, etc.

acredito que a cidade tem potencial para 250 a 300 clientes. Gostaria de ver com vocês: quais placas wireless utilizar? quais antenas? rádios repetidores?? Marca, modelo, frequência???

Estou pensando num link de 4Mb da BrasilTelecom, o que vcs acham??

e por fim estou pensando na seguinte estrutura:

servidor --> painel setorial 360º --> clientes
    --> 2 repetidores (wds) --> clientes

O QUE ACHAM??

2. eu acho isso um link muito grande pra quem está começando (desconsiderar se você já tiver uma boa quantidade de clientes pré-acordados). Você está sendo vago quanto às suas perguntas a respeito de equipamento. Quanto pensas em gastar? Quais tipos de clientes desejas atender, quais distâncias pretendes atingir? Pretende atender clientes longe (+ de 2km), perto, ou ambos?

Sem esses dados fica difícil, posso te indicar pra fazer toda sua infraestrutura com 8 setoriais EMCTEST de 5,8ghz (nem sei se eles fabricam nessa freqüência ), 4 de 21dbm a 60mt, 4 de 12 a 30mt, e ainda botar uma omni fraquinha a 15mt em uma torre autosustentável de 60mt. Mas óbviamente isso seria mais caro do que a Nasa vai gastar na missão espacial rumo a marte, contando com a aparelhagem pros clientes.

3. Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    eu acho isso um link muito grande pra quem está começando (desconsiderar se você já tiver uma boa quantidade de clientes pré-acordados). Você está sendo vago quanto às suas perguntas a respeito de equipamento. Quanto pensas em gastar? Quais tipos de clientes desejas atender, quais distâncias pretendes atingir? Pretende atender clientes longe (+ de 2km), perto, ou ambos?

Sem esses dados fica difícil, posso te indicar pra fazer toda sua infraestrutura com 8 setoriais EMCTEST de 5,8ghz (nem sei se eles fabricam nessa freqüência ), 4 de 21dbm a 60mt, 4 de 12 a 30mt, e ainda botar uma omni fraquinha a 15mt em uma torre autosustentável de 60mt. Mas óbviamente isso seria mais caro do que a Nasa vai gastar na missão espacial rumo a marte, contando com a aparelhagem pros clientes.
    VOU TENTAR EXPLICAR MEUS PLANOS DE FORMA SUSCINTA:

O MATERIAL QUE VOU DESCREVER ATENDE O QUE ESTOU PRETENDENDO TRANQUILAMENTE, MAS NÃO QUERO TER DORES DE CABEÇA COM REDE PARANDO...

1 SERVIDOR Q AINDA NÃO DECIDI QUAL (RSRSR)
    1 PAINEIS COM 3 ANTENAS SETORIAIS 120º 15 dbi (EMITINDO SINAL)
    1 PAINEIS COM 3 ANTENAS SETORIAIS 120º 15 dbi (REPETINDO)
    1 ANTENA OMNIDIRECIONAL (REPETINDO)

### A DÚVIDA É SOBRE OS RÁDIOS ####

ALGUMAS EMPRESAS E PESSOAS SUGEREM
    7 RÁDIO EDIMAX 7290
    JÁ OUTROS ESTÃO FALANDO EM
    3 RB MIKROTIK 133 COM MINIPCI SENAO

NAS ANTENAS EU JÁ TÔ BEM RESOLVIDO, NOS RÁDIOS É QUE TÔ PERDIDO
    QUANTO AO LINK VOU DAR UMA NOVA OLHADA
    Última edição por fabaum; 27-11-2007 às 09:49.

4. Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    eu acho isso um link muito grande pra quem está começando (desconsiderar se você já tiver uma boa quantidade de clientes pré-acordados). Você está sendo vago quanto às suas perguntas a respeito de equipamento. Quanto pensas em gastar? Quais tipos de clientes desejas atender, quais distâncias pretendes atingir? Pretende atender clientes longe (+ de 2km), perto, ou ambos?

Ola amigo!
    Os Karas fabricam sim esse painel 5.8 ghz usam a tecnologia planare a ultima que esta sendo usada na europa, faz a substituiòao da parabòlica.
    Abraço!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Depliant FLAT WF-Painel-port22-5,8.pdf  

5. Citação Postado originalmente por fabaum Ver Post
    VOU TENTAR EXPLICAR MEUS PLANOS DE FORMA SUSCINTA:

O MATERIAL QUE VOU DESCREVER ATENDE O QUE ESTOU PRETENDENDO TRANQUILAMENTE, MAS NÃO QUERO TER DORES DE CABEÇA COM REDE PARANDO...

1 SERVIDOR Q AINDA NÃO DECIDI QUAL (RSRSR)
    1 PAINEIS COM 3 ANTENAS SETORIAIS 120º 15 dbi (EMITINDO SINAL)
    1 PAINEIS COM 3 ANTENAS SETORIAIS 120º 15 dbi (REPETINDO)
    1 ANTENA OMNIDIRECIONAL (REPETINDO)

### A DÚVIDA É SOBRE OS RÁDIOS ####

ALGUMAS EMPRESAS E PESSOAS SUGEREM
    7 RÁDIO EDIMAX 7290
    JÁ OUTROS ESTÃO FALANDO EM
    3 RB MIKROTIK 133 COM MINIPCI SENAO

NAS ANTENAS EU JÁ TÔ BEM RESOLVIDO, NOS RÁDIOS É QUE TÔ PERDIDO
    QUANTO AO LINK VOU DAR UMA NOVA OLHADA
    amigo, sobre os radios, eu usaria placas ag530 no mikrotik, pois elas tem uma sensibilidade exelente, e suporta +- uns 60 a 70 clientes, não coloca radios pra mandar em painel setorial, pois eles não trabalha bem, radio apenas em cliente.

outra coisa, não repetir sinal em wds, pois vc perde muitos pacotes, e sua rede fica lenta, faça repetidoras, usando as placas ag530 em 5.8, e faça nat apenas na sua maquina que chega o link dedicado, nas repetidoras, não é necessario.

pra cliente, uma sugestão.
    use radios ovislink 5460, no modo wireless isp, que de onde vc estiver, vc tem acesso a todos os radios de seus clientes, evitando muita visita ao cliente pra suporte.

saip

o sol nasce para todos, mas alguns dorme um pouco mais

josenilton@provenorte.com.br

Tópicos Similares

1. Firewall/Proxy - Qual equipamento?
    Por Ricardojp no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 11-11-2005, 16:00
  2. Respostas: 12
    Último Post: 20-10-2005, 08:46
  3. AP2000....Qual equipamento para repetir sinal?
    Por AndreLinux no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 21-08-2005, 23:21
  4. Qual equipamento deve utilizar !?
    Por fbalves no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 26-11-2004, 17:02
  5. Qual equipamento usar?
    Por WebMic no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 06-05-2004, 19:01

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L