+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Mikrotik travando o enlace de 90KM-AJUDA!!

    Amigos estou ficando louco, estou com um problema sério com um enlace, tenho um ponto do meu enlace que o meu rádio simplesmente trava sem mais nem menos, tenho mais 3 equipamentos identicos e nunca deram problema apenas este ponto central.

    Vou explicar minha infra para vocês. Tenho um enlace de 90KM que trafega 2MB de Link dedicado sendo que ele é dividido com 4 pontos. Segue os pontos do enlace.

    Ponto(A) -----20KM----Ponto(B) e (C)----50KM--Ponto(D) e (E) ---20KM---Ponto(F)

    Em cada ponto deste tem uma RouterBoard 532R5 com 2 cartões SENAO 400mw com cabo LMR600 e antenas tipo disco da Hyperlink de 29Dbi, NOBREAK APC, Aterramento.

    Estes pontos tem um em particular muito problematico. O ponto(D) e (E) em particular ele tem dois cartões em uso; O que acontece neste ponto e que temos uma routerboard com dois cartões, ou seja de um lado recebe o sinal e do outro transmite para o Ponto(F). E este rádio (D) e (E) tem travado constantemente.

    Ja troquei cartão por outro SENAO igual e nao adiantou, troquei a RouterBoard tambem e nada resolvido, pensei que fosse a fonte, também troquei e continua travando. Comprei uma fonte nova de excelente qualidade por R$200,00 pratas e não resolveu, o lugar tem energia de qualidade com nobreak pra mais de 6hs sem energia, ou seja ta tudo aterrado tudo feito dentro das normas para raio tudo do melhor e o que me deixa mais na mão é que este ponto fica isolado e me faz percorrer mais de 60KM para chegar até ele, este troço tem me tirado o sono por diversas vezes.

    Detalhe basta desligar e ligar que tudo volta ao normal. As vezes fica 1 semana sem travar ai quando ele resolve travar nada resolve você vai reinicia ele volta passa 1 hora e trava. Teve um dia que eu subi na torre mais de 10 vezes para destravar esse maldito... Ai chega uma hora que ele fica estavel e para de travar. Ai fico rezando pra nao travar mais, mas ele sempre trava...

    Alguem tem alguma ideia do que seja este problema? Eu não sei mais a quem recorrer.

    Desculpem pelo tamanho do texto.

    []`s

    Hygor

  2. #2

    Padrão

    é amigo.. as RB eram para nao travar..
    mas se está acontecendo..
    da uma olhada no tamanho do cabo de energia q vc está usando.. e tb seria interessante trocar por mais grossos.. pois se estiver passando 110 mas a corrente está pouca.. vai dar dor de cabeça.. e alinhamento de antena.. tb faz travar..

    seria interessante.. fazer um teste... colocando uma placa mae mesmo.. (NOVA)
    de preferencia.. os AMD 64 q trabalham mais frios..

    e ve se ela aguenta mais.. por ter mais processamento..



  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Bender Ver Post
    Amigos estou ficando louco, estou com um problema sério com um enlace, tenho um ponto do meu enlace que o meu rádio simplesmente trava sem mais nem menos, tenho mais 3 equipamentos identicos e nunca deram problema apenas este ponto central.

    Vou explicar minha infra para vocês. Tenho um enlace de 90KM que trafega 2MB de Link dedicado sendo que ele é dividido com 4 pontos. Segue os pontos do enlace.

    Ponto(A) -----20KM----Ponto(B) e (C)----50KM--Ponto(D) e (E) ---20KM---Ponto(F)

    Em cada ponto deste tem uma RouterBoard 532R5 com 2 cartões SENAO 400mw com cabo LMR600 e antenas tipo disco da Hyperlink de 29Dbi, NOBREAK APC, Aterramento.

    Estes pontos tem um em particular muito problematico. O ponto(D) e (E) em particular ele tem dois cartões em uso; O que acontece neste ponto e que temos uma routerboard com dois cartões, ou seja de um lado recebe o sinal e do outro transmite para o Ponto(F). E este rádio (D) e (E) tem travado constantemente.

    Ja troquei cartão por outro SENAO igual e nao adiantou, troquei a RouterBoard tambem e nada resolvido, pensei que fosse a fonte, também troquei e continua travando. Comprei uma fonte nova de excelente qualidade por R$200,00 pratas e não resolveu, o lugar tem energia de qualidade com nobreak pra mais de 6hs sem energia, ou seja ta tudo aterrado tudo feito dentro das normas para raio tudo do melhor e o que me deixa mais na mão é que este ponto fica isolado e me faz percorrer mais de 60KM para chegar até ele, este troço tem me tirado o sono por diversas vezes.

    Detalhe basta desligar e ligar que tudo volta ao normal. As vezes fica 1 semana sem travar ai quando ele resolve travar nada resolve você vai reinicia ele volta passa 1 hora e trava. Teve um dia que eu subi na torre mais de 10 vezes para destravar esse maldito... Ai chega uma hora que ele fica estavel e para de travar. Ai fico rezando pra nao travar mais, mas ele sempre trava...

    Alguem tem alguma ideia do que seja este problema? Eu não sei mais a quem recorrer.

    Desculpem pelo tamanho do texto.

    []`s

    Hygor

    ola amigo, ja passei por um problema igual o seu.

    primeiro, joga no lixo esses cartão senao, pois alem de ser apenas 100mw no modo a (5.8) eles travam muito.

    depois vc coloca cartão R52 350mw.


    dados de um elance que tenho.

    distancia: 43km
    antenas: hyperlink disco 32.5db
    routerboard com cartão r52 350mw nas duas ponta
    intensidade sinal= -59
    porta para 36mb

  4. #4



  5. #5

    Padrão

    que modelo de cartao senao vc esta usando

  6. #6

    Padrão

    cara, para nao te dar dorde cabeça, pq vc nao programa, 1 vez por dia, la pelas 4 da madruga, aquela roterboard se reiniciar? pois é questao de 15 segundos e ja ta no ar denovo

    melhor do que parar o sistema e vc nao perceber



  7. #7

    Padrão mikrotik travando

    se ja esta travando, troca tudo que for necessario, pois (gambiarra) custa caro, e incomoda muito. vamos postar solução que realmente resolve os problemas, a participação de cada membro é muito importante.


    saip

  8. #8

    Padrão

    Consegui um tempinho pra postar as novidades pros amigos do Under, é o seguinte eu resolvi apelar com meu fornecedor briguei feio com ele... Disse que essas placas SENAO são uma [email protected] e nao quero mais. Ou ele trocava pra mim ou eu devolvia tudo. Ele concordou em receber os cartoes de volta e trocar por outra mercadoria. paciencia menos mal. Pesquisei muito sobre os cartoes e vi que os que iriam me atender sem problemas seriam os cartoes R52H -350mW entao comprei 4 novos R$480,00 cada na mikrotik brasil. agora quinta feira, amanhã iremos trocar os cartoes e vamos aguardar os resultados se continuar travando eu meto a marreta em tudo e parto pro canopy motorola. Mas acho que vai dar certo. é isso amigos.

    Obrigado pela ajuda.



  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Bender Ver Post
    Consegui um tempinho pra postar as novidades pros amigos do Under, é o seguinte eu resolvi apelar com meu fornecedor briguei feio com ele... Disse que essas placas SENAO são uma [email protected] e nao quero mais. Ou ele trocava pra mim ou eu devolvia tudo. Ele concordou em receber os cartoes de volta e trocar por outra mercadoria. paciencia menos mal. Pesquisei muito sobre os cartoes e vi que os que iriam me atender sem problemas seriam os cartoes R52H -350mW entao comprei 4 novos R$480,00 cada na mikrotik brasil. agora quinta feira, amanhã iremos trocar os cartoes e vamos aguardar os resultados se continuar travando eu meto a marreta em tudo e parto pro canopy motorola. Mas acho que vai dar certo. é isso amigos.

    Obrigado pela ajuda.
    usa eles em routerboard, que não da erro.

  10. #10

    Padrão

    Então SAIP eu ja estou usando em routerboard conforme mencionei no inicio do post. Só uso PC AP nas minhas estações. no enlace de link só uso routerboard.



  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Bender Ver Post
    Então SAIP eu ja estou usando em routerboard conforme mencionei no inicio do post. Só uso PC AP nas minhas estações. no enlace de link só uso routerboard.
    ja tem algum resultado com uso do r52 350?

    se tiver posta ai pra galera.



    saip

  12. #12

    Padrão

    Olá amigos, ainda nao coloquei os cartôes nas duas pontas do enlace, vou fazer esta semana e estou aproveitando e trocando as antenas por 2 de 33Dbi da hyper. Quero minimizar todos os problemas que posso vir ater com este enlace.



  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Bender Ver Post
    Olá amigos, ainda nao coloquei os cartôes nas duas pontas do enlace, vou fazer esta semana e estou aproveitando e trocando as antenas por 2 de 33Dbi da hyper. Quero minimizar todos os problemas que posso vir ater com este enlace.
    antena hyperlink 33, é show.

    pode ir que vai dar certo.

  14. #14

    Padrão

    Olá amigos eu estou presisando de 2 radios para um enlaçe de 54km linha reta qual radio vcs me indicaria com antenas tmb



  15. #15

    Padrão

    o melhor é

    2 routerboar 532a
    2 cartão r52h
    2 hyperlink 32.5 db 5.8

    duvidas é só postar.

  16. #16

    Padrão

    Olá onde encontro esses equipamentos eu fiz um orçamento na americanexplorer com um radio kodama 4000 outdorr com antena da marca pluton 42dbi de 2m de diametro e ele me disse que dava para fechar o enlaçe o que vcs acham. desse radio e dessa antena ?


    O link que eu quero trazer para minha cidade vem de uma cidade vizinha com 54km de distancia linha reta e com visada mais tem um rio. durante esse percurso o sinal passa por cima do rio tres veses ate chegar em minha cidade sera que a agua nao reflete o sinal para o espaço o que vcs acham ?