Ver Feed RSS

Brain Stress

Segredo para motivação é estimular colaborador a crescer junto com a empresa

Avaliação: 4 votos, 3,75 média.
Por Luana Cristina de Lima Magalhães - InfoMoney


Um dos maiores desafios para o líder é manter a sua equipe motivada. Para que ele alcance essa meta, é preciso estimular o colaborador a crescer junto com a empresa.


Isso porque os fatores motivacionais geralmente estão ligados a sentimentos de crescimento individual, como a promoção de cargo, o aumento salarial e também a realização pessoal. De acordo com a psicóloga e consultora comportamental, Maria Inês Felippe, "é preciso pensar no que o funcionário gostaria de ganhar e não no que a empresa gostaria de dar".

Motivação

Segundo Maria Inês, para que o líder possa contar com colaboradores que visam ao crescimento profissional e, consequentemente, da própria organização, é necessário adotar algumas medidas. Confira abaixo algumas delas:
  • Estabelecer aos seus funcionários metas claras e atingíveis, que sejam desafiadoras;
  • Algumas empresas promovem recompensas por resultados alcançados. Em relação a isso, é preciso divulgar todas as regras, estimulando a criação de campanhas, slogans, etc.;
  • Ainda em relação à recompensa, distribuir prêmios adequadamente, inclusive para as pessoas que auxiliam outras na conquista das metas, como secretárias e auxiliares;
  • Propiciar condições físicas, tecnológicas, materiais e psicológicas para a conquista das metas;
  • Envolver vários departamentos ou até mesmo toda a empresa em uma mesma meta;
  • Propiciar um clima interno de incentivo, com quadros de avisos, intranet, etc.;
  • Comemorar as conquistas com uma festa ou reunião.

Diversificar benefícios

Além dessas medidas de incentivo, que podem ser aplicadas a todos os funcionários, é importante destacar que cada pessoa deve ser motivada de maneira diferente, pois cada um tem emoções distintas.

"O homem é um ser insaciável. Uma vez satisfeita uma necessidade, automaticamente surgirão outras, por isso, é importante que a empresa diversifique os benefícios, adequando-os de acordo com as necessidades dos funcionários", explica Maria Inês.

Desmotivação

Mas como o líder pode identificar se a equipe está desmotivada e precisa de ajuda? Um dos passos, segundo Maria Inês, é estabelecer quais são os comportamentos dos profissionais que revelam desmotivação.

"Além do comportamento, trabalho também as causas que levam à desmotivação. Na grande maioria, essas causas estão nas políticas de recursos humanos ou na cultura da organização. Não trabalhar essas questões é o mesmo que passar um verniz sobre uma ferrugem".

A psicóloga finaliza ressaltando que a motivação só será eficaz se o funcionário estiver disposto a se motivar.
Categorias
Não Categorizado

Comentários

Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
  1. Avatar de alexandrecorrea
    Digamos que, isto faz a paz reinar no ambiente de trabalho !!!
  2. Avatar de noir
    ahh galera eu tenho uma empresa e pelo que vejo funcionario feliz e aquele que vê a empresa crescendo e a empresa investindo nele não apenas com aumento salarial mas tambem no bem estar dele seja uma simples conversa para saber como ele está mas tambem com uma interação entre nós donos de empresa e eles funcionarios seja um buteco para tomar uma cerva ou uma sinuca .....
  3. Avatar de paulojrandrade
    Estimulo a funcionarios, numca é de mais, claro na sua devida dose. Quem nao gosta de ser elogiado, agradecido, recompensado. Você dono de empresa nao se sente bem qndo seus ganhos são melhores a cada mês ? Com o funcionario é o mesmo sentido. Como disse o Alexandre... "e viva a PAZ "
  4. Avatar de Sukkubus
    "O homem é um ser insaciável. Uma vez satisfeita uma necessidade, automaticamente surgirão outras, por isso, é importante que a empresa diversifique os benefícios".

    Esse é o grande desafio do gestor de pessoas...
  5. Avatar de rjwifi
    Eu já fui funcionário e sei como é bom ter incentivos , não só com promoções , mas tb com elogios , claro q um din din a mais é sempre bem vindo . Por isso que tb invisto na felicidade do funcionário . Faz sua empresa girar harmonicamente .
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo

+ Enviar Comentário




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L