Quantcast
Mesa redonda: Como as leis que afetam a liberdade do internauta podem influenciar a educação de jovens e adultos

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org

Ver Feed RSS

acris

Mesa redonda: Como as leis que afetam a liberdade do internauta podem influenciar a educação de jovens e adultos

Avalie este Post de Blog
Dentre as atividades de encerramento do UEADSL2012.2 está o debate em torno do tema "Como as leis que afetam a liberdade do internauta podem influenciar a educação de jovens e adultos".
Os três autores que apresentam suas ideias nessa mesa redonda falam sobre a relação entre a liberdade na intenet e o ensino a distância e também discutem o compartilhamento de conhecimento na rede e as instituições de ensino públicas e privadas.
Em "Liberdade na internet e o ensino-aprendizagem no ambiente virtual", Clayton Vilaça e Márcia Nascimento partem do próprio conceito de educação para discutir os possíveis efeitos de leis como ACTA, anti-pirataria, sobre a inclusão propiciada pelo compartilhamento de conhecimentos na rede.
Em "Acessar é preciso...", Ana Cristina Fricke Matte discute a atual condição do ensino público considerando a relação entre as dificuldades de trabalho e o pioneirismo e a proatividade de alguns professores, concluindo:
Infelizmente, costumam ser somente os remadores sem remos aqueles que se arriscam a essa aventura. Mas hoje, mais que nunca, eles podem afetar o caminho da embarcação, já que a internet começa a fluir nas mesmas águas que as escolas represavam. E mesmo quem não está no barco, pode aprender a nadar pois as águas fluem, abertas.
Pergunta que não quer calar: e quando conseguirem legitimar leis que represarem essas águas novamente? E quando o Open Access for uma tênue lembrança do passado?
Para debater com os autores, que estarão hoje a postos para esse debate, acesse a página da mesa redonda, leia o artigo completo (os dois estão no mesmo arquivo) e faça seus comentários.
A inscrição no UEADSL2012.2 é gratuita e todos os participantes com pelo menos 3 comentários em palestras diferentes receberão certificados de participação. Para outros detalhes sobre a participação, clique aqui.
O UEADSL é promovido pelo grupo Texto Livre e tem apoio da Faculdade de Letras da UFMG.

Comentários


+ Enviar Comentário