Teclado falhou, ele não detectou uma palavra kkk
Versão Imprimível
Pessoal acessem este arquivo é muito interessante é sobre: Acessos em serviço associados a exploração do Serviço de Comunicação Multimídia - SCM no período de 2013 a 2014.
http://www.anatel.gov.br/Portal/exib...cumento=312372
-----------------
Este arquivo informa quantos clientes cada SCM possui por cidade, velocidade contradada, tecnologia utilizada e a progressão entre 2013-2014.
Eu acho que o Wimax é uma alternativa viável para quem trabalha com WiFi. Quem já tá indo para FTTH nao tem nem o que discutir, salvo usar o Wimax como provisório, até a instalacao definitiva da rede de fibra.
@EribertoTorres isso mesmo que penso!
Não é no japão que tem fibra em casa com 1Gbps por US$ 50?
Se tem fibra em todo vilarejo (Porque o mais distante fica a distantes 10Km) é um pulo pra ter torre com wimax.
Paises com tamanho decente (Não com o tamanho de uma cidade do Amazonas) tem serios problemas pra ter fibra por toda a extensão, é inviável levar fibra por 500Km pra atender 4 ou 5 cidadezinhas de 10 mil hab. cada, e se não tem fibra não tem grandes bandas a disposição, sem muita banda a disposição não tem motivo pra ficar abraçando novas tecnologias assim que são lançadas, em 90% dos 5700 municipios brasileiros SE houvessem portas ADSL (Não ADSL2 nem ADSL2+) pra todos já estaria bom demais. O gargalo no brasil não é a última milha.
Em grandes pombais, digo, megalópoles, é muuuuuito mais vantajoso espalhar fibra por todo canto, tem muuuuuuito mais clientes em potencial por quilometro de fibra, mas os provedores dão tiros nos pés vendendo conexão tipo 100M por R$ 49,90, por puro marketing. Enquanto nos outros 5000 municípios do brasil vendem 0,1M por R$ 49,90.
No Japão a Asahi usa wimax mas a grandes bandas vende via fibra. E... não tem rede propria, não é ela quem mantém 5 mil torres no país todo pra ter 100% de cobertura, eu diria que ela deu "sorte" de a NTT ter uma rede de fibras em todas as currutelas do "país".
HSDPA é mais velho que wimax, mas no brasil mesmo em 5 ou 6 mil torres só cobre pouco mais da metade das cidades, se contar todo o território talvez chegue a 1% do território.
Não tem como você, vendedor da última milha da conexão, ir em qualquer cidade e alugar 1m linear da torre da operadora dona da torre, e contratar 1 lambda de fibra (10G) por digamos US$ 5 mil como tem no japão, vai ter coisa tipo 2-10Mbps por R$ 10 mil na maior parte do país, e não vai ter tanto cliente wimax (3G pós-pago já é difícil, só superlotam torres 3G no brasil por conta das promoções de R$ 0,50 por DIA de conexão), seria um negócio inviável. Alias... é um negócio inviável, as operadoras moveis brasileiras vendem serviços péssimos fora dos grandes centros porque não tem rede decente que ligue esses locais ao "mundo", são redes ridículas com lambda de fibra sendo dividida por meia duzia de locatários, quando essa lambda dá problema leva horas até remanejar as conexões, a troca de rotas cria gargalos em outras rotas, e tudo vira um caos. Japão tem a rede onipresente da NTT, a NTT que gerencia tudo, você pega a fibra deles e pronto, só se preocupa com sua rede, não com a da operadora.
@rubem, conexão de 1 Gigabit é só na região metropolitana de Tóquio o resto é até 100-500 megabit dependendo da região. Então o problema não tá tecnologia em si e sim no fornecedor. Atualmente o maior gargalo do Brasil é entre o cliente e o PTT, ou seja, o gargalo tá na operadora!
Interessante este arquivo Vitor...
Dá para ver até onde o pessoal sonega informações....
Te pergunto: Como querer exigir um tratamento digno por parte da Anatel, se os dados referentes aos SCM não estão expressando a realidade entre os pequenos? Não representamos nada nesta planilha.
Como assim, @1929, estas falando na questão de usuários?
Sim, pois esta planilha deve ser resultado das informações mensais do SICI que cada provedor envia.
Fui conferir e me surpreendi com meus concorrentes, hehehe . Sou grande, mas muito grande perto deles, hehehe
Mas sei que não sou. Eles é que não declaram.
@1929 aí complica. Com este arquivo você consegue até descobrir quanto a empresa concorrente fatura "se ela não sonegar as informações", a projeção de crescimento dela dentre outros dados.
Pois é Vitor, de certa forma estes são dados que não deveriam estar a disposição do público.. não acha?
Dá para ver quem sonega mas dá para ver como está o crescimento de um concorrente e em cima disso traçar algumas alternativas. A meu ver este crescimento é algo confidencial de uma empresa.
Concordo contigo! Com isso sabendo o preço que o concorrente cobra, a velocidade posso estabelecer métodos mais eficazes; atender o segmento que mais cresce e em que parte tenho que investir!
Esfriou o tópico? Eu ainda acho que o Wimax é um potencial aliado para nós provedores, talvez o maior problema seja o custo de licenciamento de frequência, já que, embora existam equipamentos Wimax que operam em frequência livre, muitos nao o fazem, e complica (ao menos para mim), achar um cpe de frequência livre a um custo aceitável.
Então, mas no nosso caso nós não temos umas frequência para trabalhar. Nenhum de nós conseguiria comprar uma frequência em leilão. É inviável. É coisa para peixe grande.
Se ao menos o CPE em 5.4/5.8 fosse viável eu investiria FÁCIL.
Vitor, como assim você quer dizer?
Fui responsável de TI recentemente por uma operadora menor no noroeste do estado e eles estavam no PTT de Campinas. Eu não cuidava do NOC/Operações de rede mais via o pessoal comentar que o trafego para o PTT era ridiculamente baixo e chegávamos com fibra PRÓPRIA, nada de operadora no meio.
Sofre comigo:
Linha da Proxim:
Linha de Produtos disponíveis no PY: http://www.excellinformatica.com.py/?inc=lista&m=proxim
Site Oficial: http://www.proxim.com/products/point-to-multipoint
Até onde entendi:
BaseStation:
http://www.excellinformatica.com.py/...BASE%20STATION
CPE:
http://www.excellinformatica.com.py/...A%20DE%2018DBI
Qual a diferença entre Throughput e Data Rate ?
Zucchi, antigamente os Tsunami eram muito bem elogiados. Depois da chegada dos ubnt e mk as coisas foram esfriando.
Quem tinha um Proxim era top.
Esta basestation que você citou deve estar realmente num patamar muito superior.
Veja que ele tem placa Peltier para resfriamento.
Uma vez um neto meu que é muito curioso queria implementar numa RB uma placa dessas para fazer resfriamento. Agora me lembrei dele. heheh
Será que tem gente usando estes novos lançamentos da Proxim?
Aproveitando o ensejo vou baixar o pau na MK novamente. Hoje tivemos que trocar mais uma RB 711.
E que ninguém venha dizer que era configuração, alimentação ou seja lá o que for. Só foi tirada a RB e colocada uma boa e velha 433Ah no lugar. Velha no lançamento.
A safada da RB começou a oscilar. E isso com cerca de 6 meses de uso.
Um pouco ia bem, depois quase travava, depois reagia. E o povo gritando nos nossos ouvidos.
No meu entendimento, enquanto alguns fabricantes aprimoram, outros regridem.
Só pra citar uns exemplos de problemas:
RB433 tinha/tem dissipador em cima de processador, se olhar no datasheet dele ele nem precisaria. Cuidado que garante vida longo pra RB, troca capacitor a cada 4 ou 5 anos e pode usar sem ventilação nem nada sem problema.
RB711, 912, 411, tem dissipador? No processador tem, mas não na etapa de RF.
E... o processador, por exemplo, da RB912, tem dissipador suficiente? Sei não, tem AP INTERNO com o AR9342 com dissipador MAIOR mas rodando a apenas 400 ou 533MHz. A MK arrisca o troço a 600MHz com um dissipador menor? Na Letônia uma RB externa pelo visto nunca chega a 70°C então.
Mas... esse Proxim com peltier... isso pra mim é outro exemplo de gambiarra. Peltier vai gastar energia pacas (Pastilha de 20W não faz efeito em processador, precisa de 60W pra cima, imagina o nobreak!), e indica um belo overclock. Imagino que tenha ventilação forçada, o que exigiria limpeza anual em boa parte do país (Hoje limpei uns fan filter, em 6 meses praticamente entupiu. Uso externo? Não, interno! Imagina se fosse externo!).
Essas soluções que só servem pra bancada de sala com ar-condicionado ou pro verão do artico me incomodam muito. Agora as 20h meu termometro na mesa está em 31ºC. Mesa, a noite... imagina o calorzinho em cima do telhado, numa caixa sem ventilação, as 14h, ESR de capacitor vai pro espaço, tem ripple, tudo esquenta, os mosfets alteram resistencia interna quando esquenta, tem mais ripple ainda, aí a etapa de RF perde 10% dos pacotes e tem que repetir, fora que o processador do equipamento também tem que ficar refazendo calculo porque está alimentado por ripple... e o throughput, estabilidade e durabilidade vão pro lixo.
(Tudo por culpa de engenheiro que acha que 25°C é "calor"... pfff. Ou que acha que todo equipamento outdoor tende mais a congelar por causa do vento, do que a cozinhar por causa do sol)
Tenha muita desconfiança de importados por isso, parece que não levam a serio a informação que caixa hermética chega facil a 70ºC no brasil, são feitos pra operar de 0 a 50ºC (Tá nos datasheets da Atheros, 0 a 40°C, ou 0 a 50ºC. Putz... sem ligar, só de ficar no sol, a RB já chega a 50°C, imagina depois de ligar e processar duzias de milhares de PPS).
@Zucchi , a coisa tá melhorando, já está aparecendo uma solucao.
Qual a diferença entre Throughput e Data Rate ?
Primeiro o Data Rate: Data Rate é o valor nominal que fecha o enlace. Um rádio 802.11 AN (BGN também dá igual), usando Mimo 2X2 pode fechar em um Data Rate de 300 Mbps. É como dizer: meu rádio CCE tem 15 KW PMPO de potência, ou seja, nao diz nada rss, porque essa medida é só indicativa, já que a potência real seria a RMS.
Throughput: Aqui é o que efetivamente passa pelo canal. Para chegar nesse nome feio, pegamos o Data Rate que enlacou (supondo 300 Mpbs), dividimos por 2 (temos 150 Mbps) e multiplicamos pelo CCQ/100 (supondo um CCQ de 100%) teríamos um enlace passando efetivamente 150 Mbps.
<aviso aos haters>
Lembrando que citei os valores como exemplo apenas com as características máximas dos rádios, a gente sabe que na prática existem muitos parâmetros extras para considerar, mas o cálculo é esse:
Throughput=((Data Rate /2)*(CCQ/100))
Fonte: treinamento do MTCNA
</aviso aos haters>
EDIT: @1929 a minha primeira RB450G sempre deu BO, tanto é que no último troquei por outra zero bala e nem lembro que ela existe. Hardware caro já tá problema, imaginemos MK e UBNT.
Já pararam para pensar que os roteadores caseiros poderiam ter sido homologados em outra frequência? já que há mais de 10 anos muitos provedores vem utilizando a frequência 2.4ghz em uso outdoor, inclusive a anatel sabe ou finge que não sabe...
Então se praticamente acabaram com a frequência 2.4ghz, nada mais justo que liberar para os provedores a frequência como o amigo citou de 2.5ghz a 2.69ghz. Lembrando que muitos equipamentos wireless de poderiam ser fabricados nessa frequência para os provedores poderem distribuir a net para os clientes ou mesmo na faixa 3.5ghz, Assim ficaria: ptp's em 5.8ghz, PTM 3.5ghz, e na residência do cliente o 2.4ghz, e não usar o 5.8ghz em usuário final como tá sendo comum, o que pode comprometer totalmente em futuro breve a essa no Brasil.
Então...
Reza a lenda que os TSUNAMI 8200 são os top de linha da Proxim. Lá fora:
CPE: http://www.winncom.com/en/products/76707 - $ 1099 Obamas
BaseStation: http://www.winncom.com/en/products/901-00182 300mbps $ 6.999
Neste site acima tem uma linha extensa da Proxim. Vai horas de avaliação e estudos no PDF...
Para um CPE considero EXTREMAMENTE caro. Até o de $ 187 Dolares ainda dá para encarar com algum esforço visando a ausência de dor de cabeça, qualidade e possibilidade de QoS. Mas CPE de 1100 dólares é complicado.
Quanto ao Mikrotik você está me deixando preocupado rs...
Estou para comprar 04 RB450G.... :(
Rubem, entendo seu ponto e sempre pensei exatamente desta forma. Uma caixa hermetica chega FÁCIL a essa temperatura aqui no Brasil. Qual é a solução?
Nem sempre dá para por em uma sala com ar condicionado, tão pouco em uma sala, então, a instalação acaba tendo que ficar externa mesmo. Neste caso, o que dá para fazer?
@Zucchi , a 450G usei por 4 anos uma como servidor. Até que deu pau num dia de tempestade muito forte. Mesmo assim não posso reclamar. E vem confirmar o que o @rubem falou. O problema na etapa de RF que a 450G não tem RF
Com as explicações do @rubem começa a clarear na minha mente porque os MK mais modernos estão dando pau com tanta frequencia. Esta descrição da perda de eficiência é exatamente o que vi acontecer.
Fica instável, hora trabalha bem, hora cai rendimento e até zera o througput
E olha que aqui no sul não tem feito calor, pelo contrário e isso acontece mesmo a noite sem efeito do calor solar.
Pode ser o que esteja acontecendo, superaquecimento não por clima mas por deterioração de componentes.
Podem ter a certeza que tem muito mais gente com o mesmo problema.
Amanhã ou depois muitos vão passar por isso e começar a abrir a boca com os MK assim como muitos já fazem com ubnt.
A minha RB trabalha bem quente também, já pensei em adaptar um cooler pequeno no processador, mas nao tenho tantos conhecimentos de eletrônica.
A RB450G é pau para toda obra, um computador muito eficiente pelo preco, só que eu sou zicado com hardware mesmo :)
Os rádio 802.11ac trabalham na mesma frequencia, inclusive são compatíveis com 802.11n.
Mas eu vou falar a verdade, estou começando a ficar com medo do uso que vão fazer desses novos rádios, pois com eles vai ficar muito fácil arrebentar com o espectro. Tem muita gente que vai usar canal de 80 Mhz em PTMP e aí vai ficar terrível.
Acho que temos que cirar um tópico explicando como usar esse novo protocolo pra tentar minimizar esses problemas.
eu abri um topico a quase 3 anos atras, informando sobre os limites de potencia da faixa e sugerindo isso.
mas infelizmente, muitos sequer conhecem o limite de cada faixa e fazem a zorra.
com o tempo, com a necessidade, espero que isso mude, ou estaremos a beira do caos.
Rapaz, se ai com Anatel em cima, largando multa e PADO na galera, o povo nao liga, compra rádio sem homologacao e o caramba a quatro, imaginen mundo a fora? Esse AC será a pior coisa para trabalhar com Wireless. E para meu temor já está chegando aqui.
Aproveitando que falamos de AC, qual a diferença de uma para outra?
http://www.flytec.com.py/?inc=view&p...M%20METAL%20L4
http://www.flytec.com.py/?inc=view&p...M%20METAL%20L4
A 5SH-PacT tem chipset QCA9880 , com 3 streams
A 5SH-PacD tem chipset QCA9882 , com 2 streams
Pode ter 3 conectores SMA, mas tem 2 streams na "D" (Double)
A SXT SA AC usa o 9882 numa versão (BR4) de só 2 chains também.
Ah, era pra ter uma RB921 ou 922 sem S, ou seja, sem porta SFP, devia ser uns US$ 20 mais barata por isso. Não sei se apareceu no mercado.
(Procura por NetMetal5, parece que a MK está usando esses nomes mais atraentes, ao invez de evocar nomes velhos tipo "RB921" lembrando RB411... coisa do pessoal do marketing)
(Eu já estou me preparando psicologicamente pra migrar pra 6 ou 10GHz assim que nova frequencia for liberada, porque me parece que 5GHz vai ficar pior que 2,4GHz. Em 2,4 os AP's domesticos ao menos trabalham com coisinha tipo 12-14dBm no default, incomodam mas do outro lado da parede mal são notados. Em 5GHz tá cheio de equipamento de 27-29dBm, ainda por cima usam antenas maiores, aí lascou)
Isso, T de tripple, D de double.
Duvido que um aparelho 2x2 (Está na descrição do produto, 2x2) teria 3 SMA, então faz como no IRC, ignora a imagem porque quando a moça chegar com certeza não será igual da foto.
Um problema é: Toda a familia Atheros Ath10K tem core identico em varios chipsets diferentes, você terá provavelmente a mesma capacidade de processamento no QCA9880 e no QCA9882, então onde o throughput tiver como gargalo o processamento, e não o nº de stream's, o 3x3 terá mesmo desempenho de 2x2.
Num PTP de sinal ótimo deve ter diferença significativa, mas como na prática terá 2 stream's na mesma polarização a etapa de RF terá que processar muito material do outro stream de mesma polarização (Ou talvez da outra polarização, já que são só 20-30dB de isolamento geralmente) e o desempenho não será 50% melhor como o é na bancada, se tiver sinal ruim é bem provavel que 3x3 piore, com relação a 2x2!
(Afinal não adianta criar polarização no meio do caminho em V e H, o problema é isolamento entre os streams, entre V e H mal se consegue 30dB, que dirá entre algo tipo 0º, 45º e 90º, vai ter 15dB de isolamento, isso é ridículo, precisa muuuuuuuuito mais processamento pra isso (E os 128MB de ram da RB922 ajudam, enfileirar processamento e tal, esse chipset já é usado em roteadores AC de mesa a 1 ano mas sempre com 16-32MB de ram. Mais banda exige mais ram, mas PTP de alta banda constante talvez não seja uma maravilha, enquanto PTmP de consumo variável tem tudo pra ser muito bom).
---------------- @Zucchi é o seguinte atualmente no Brasil chega entre 1-4 Tbps em breve (2015) será 10 Tbps só que o tráfego médio é de 280 Gbps com raros picos de 500 Gbps (Estou considerando o PTT de SP (capital) o principal do país em questão de banda). A ligação entre os PTT's com a operadora é de no máximo 40 Gbps.
Por isso que o gargalo está na operadora e não na conexão submarina!
----------------------------------------------------
Isso é questão de ventilação se resolve fácil mas, o Proxim consegue trabalhar com até 70 ºC fácil sem ventilação forçada.
Para você montar uma rede com Proxim para atender 100 clientes você gasta 60 mil dólares.
Nao acredito, ontem deixei um post bonitinho comentando sobre os equipamentos que consegui encontrar em 3.5 GHz e portáteis e nao acho o post :/ (creio que me faltou enviar rss).
Vamos aos equipamentos outra vez (sem os comentários que fiz, porque nao lembro todos).
www.greenpacket.com
Tem produtos em 3.5 GHz e um provedor jamaicano (Digicel) usa. O router portátil com wifi sai por algo de USD 10.00 para o cliente final (do provedor) no plano pós-pago e USD 33.00 no plano pré-pago.
www.seowonintech.co.kr
Agora tem produtos em 3.5 GHz. Usados pelo provedor peruano Olo www.olo.com.pe (meus concorrentes). Eles pagam cerca de USD 10.00 por router e vendem aos clientes por algo de USD 70.00. Eu tenho um e tem até porta voip.
www.infomark.co.kr
Nao tenho informacoes sobre este, mas tem equipamentos portáteis em 3.5 GHz
web.modacom.co.kr
Entraram em contato comigo, e gostei dos produtos, vamos ver se dá samba.
www.infomark.co.kr
Idem ao anterior.
www.telrad.com
É a dona ou sei lá o que da Alvarion. Tem bons equipamentos, usados pela Claro aqui no Perú. Entraram em contato comigo e quero ver se tenho cacife para brincar com esses aqui também.
Eu tenho pouco cacife, mas se a galera se animar, fica mais fácil convencer um fabricante a nos vender, porque poderíamos fazer uma compra em massa, e nao duas caixinhas.
Se animem :)
@EribertoTorres, otimas informações.
Tem duas questões importantes: A primeira é a homologação... se bem que eu realmente estou pouco me fo.... para isso MAS.... a segunda é a questão da frequencia...
3.5 não dá para a gente trabalhar sem tomar pau, PADO, multa e etc...
E ai ? Eles trabalham em outras frequências?
Pelo que vi, alguns trabalham em 2.3 GHz e 2.5 GHz. Quanto a homologacao, se um grupo se animar, montem uma empresa para isso, importem via essa empresa (tipo clube de compras), e homologuem uai.
O povo da Modacom me respondeu e me desanimaram um pouco, um dos cpes custaria USD 79.00 (comprando 1K), e demoraria cerca de 4 meses para ser entregues.
Continuarei investigando.
Ah, e um pequeno off-topic: sempre vejo o pessoal comentando das dificuldades, mas nao vejo o pessoal do fórum se mexendo para formar uma associacao ou clube de compras para melhorar as condicoes. Se empresas grandes se associam para um fim comum (sobreviverem), porque os pequenos nao podem fazê-lo?
@EribertoTorres
Não desanime! Vc está no caminho certo e levantando as informações. 79 USD e os 4 meses é o menor dos nossos problemas caso o negocio REALMENTE funcione. É um preço bastante acessível (é o que pagamos em UBNT e MK) por uma tecnologia REALMENTE feita para isso com uma qualidade completamente diferente do que estamos acostumados.
Quais as especificações técnicas desde equipamentos?
Quando ao Clube de Compras é o seguinte...
Já tive várias ideias mas esbarrei na mesma coisa: O correto seria abrirmos uma cooperativa e compartilhar absolutamente tudo. A questão é que os grupos que "DIZ a lenda" que nos defendem hoje, até o presente momento não conseguiram absolutamente NADA de significativo ou realmente mudaram nada no setor. Existem por ai seus 3 ou 4 "sindi" qualquer coisa que cobram 100 reais por mês e não representam "PN"
Em uma coperativa cada membro pagaria para entrar - ou seja, os custos de ser incluído (sem 1 real a mais ou a menos). Dentro dele faríamos as compras e racharíamos os valores de acordo com a quantidade.
O problema disso é a confiança. Quem vai ficar responsável por intermediar isso? Nos negociamos 1000 peças, logo, o FULANO ficou com 200, o CICLANO com 100, o BELTRANO com 500, o ZÉ com 50, o NET com 50 e assim vai...
Seria bem uma mesa de compra mesmo.
O correto seria TODOS realizarem o deposito, confirmamos as quantidades e valores, efetuamos as compras e pagamos o fornecedor. Acontece que na hora de negociar é tudo lindo. Na hora de pagar vai ter SEMPRE um que vai pular fora... e se fizer isso, a quantidade será alterada, o valor vai mudar e todo mundo vai acabar tendo que por mais dinheiro. São muitas variáveis para lidar entende? Juro que venho pensando em um modelo faz tempo mas até agora não consegui pensar em algo que não desse dor de cabeça para todos e quanto mais gente, mais difícil fica.
Anos atrás me associei a GLOBAL INFO que dizia a lenda tinha uma série de benefícios e mi mi mi para lá e para cá. Em resumo, não vi absolutamente NADA daquilo, não cumpriram com NADA e terminou comigo metendo eles na justiça (e ganhei).
Outro que me ferrei foi a NETMEGALINK lá do Norte do país. O cara só embolsou meu dinheiro e simplesmente sumiu do mapa. O site não existe mais, o endereço do cara era fantasma. Ele simplesmente DESAPARECEU com mais de 4 mil reais meus e nem a justiça acha ele. Italiano filha da puta sem vergonha, falso do caralho. (sorry os termos hahaha).
Agora... se quiser juntas uns 4, 5 ou 10 caras ai, fazer uma compra grande de determinado item, tudo devidamente acertado eu to dentro.
Esta é a ideia do @speedpc Formar primeiro uma associação para poder ter representatividade e financiar os custos de brigar por um espaço em 3.5 que diga-se de passagem já está regulamentado as sub-faixas tanto para SCM como para SMP.
https://under-linux.org/showthread.php?t=175134
E como as grandes teles não se interessaram porque os SCM não ocuparem este espaço para atingir a "propalada" meta de 90% anunciada demagogicamente esta semana?
Uma associação tem esta questão do número grande de participantes. E conciliar interesses e sacrifícios de todos nem sempre é fácil.
Mas se conseguir a liberação da sub-faixa esta associação poderia ser dissolvida ou melhor ainda, permaneceria para eventuais necessidades .
Para as compras então poderiam se juntar grupos menores e regionais até com o assessoramento da associação.
Sei lá, só uma ideia para analisar.
@1929, Boa!
Mandei um e-mail para ele.
@Zuchi e pessoal.
Hoje um fabricante mais me respondeu, vou responder de volta e ver o que sai, particularmente eu curti mais os produtos desse que me respondeu agora (greenpacket), que o do anterior (modacom).
To com um problema no meu ospf, bichou uma parte da rede, to desde 7:30h da manha tentando descobrir o que acontece e nada, to correndo para resolver isso e responder aos fabricantes, assim que tiver novidades eu aviso.
Mas a ideia do Wimax me anima, porque como disseram, ainda pagando USD 79.00 em cada equipamento, é uma luz, porque o equipamento é móvel, ou seja, podemos brindar mobilidade aos clientes ;)