+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão

    Citação Postado originalmente por minelli Ver Post
    Roberto vc pode me chamar de louco mas da uma olhhada na minha conf. do web-cache rodando com 100 clientes no proxy_full num k6 533 com 256 de ram. Claro essa maquina e a minha de testes em clientes que me contratam para suporte nao recomendo.

    enabled: yes
    src-address: 0.0.0.0
    port: 8080
    hostname: "cache.provedor.com.br"
    transparent-proxy: yes
    parent-proxy: 0.0.0.0:0
    cache-administrator: "[email protected]"
    max-object-size: 153600KiB
    cache-drive: primary-slave
    max-cache-size: 4096000000KiB
    max-ram-cache-size: 102400KiB
    status: running
    reserved-for-cache: 4227072KiB
    reserved-for-ram-cache: 9216KiB

    153.6 megas o tamanho dos arquivos em cache? (eheheheh) haja hd.....

    Mas me diz ai, como assim proxy_full, você tem as regras completas? Por que aqui bolei uma forma de fazer o cache full funcionar e está rodando super bem em minha rede, inclusive já postei aqui no forum a forma como faço isso, atravez de scripts, e agendamentos no scheduler, mas você está com o proxy_full rodando continuamente?

    Abração.

  2. #42
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Proxy_Full

    Sim coloquei do jeito q o CATV post e funcionou blz. E fica direto.

  3. #43

    Padrão

    Citação Postado originalmente por minelli Ver Post
    Sim coloquei do jeito q o CATV post e funcionou blz. E fica direto.

    Mas Minelli, essa regra do CATV não está correta, você está liberendo seu link também, pode verificar...

  4. #44
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão proxy_full

    o pior q ñ pra ter uma idea cheguei a tirar o cabo da rede da internet no mk e baixou blz...., ja fiz td qt e teste e parece estar blz.

  5. #45

    Padrão

    botei aqui no meu ip web-proxy access e foi tiro e queda a regra, funcionou que eh uma beleza.
    agora na regra do youtube não funcionou, tentei no ip web-proxy cache e access e não deu, qual seria o certo cache ou access? e a regra ta certa (abaixo)

    add url="http*youtube*get_video*" action=allow comment="youtube" disabled=no

  6. #46

    Padrão

    Olá amigos, dei uma olhada na regra, o correto é em cache e não em access.

    LEIAM ATÉ O FINAL POR FAVOR

    /ip web-proxy cache
    add url="http*globo*get_video*" action=allow comment="Globo BBB" disabled=no
    add url="http*globo*video*" action=allow comment="Globo BBB" disabled=no

    Agora pra quem duvida que funciona segue a tela especialmente gravada com o download pelo cliente do video do .

    Amigos do fórum, vamos de deixar de disque disque, não funciona, fiz assim e fiz assado, tá cheio de gente competente aqui no fórum, eu acompanho as mensagens to sempre vendo novidade, e novatos assim como eu que ao invéz de ler e ao menos fazer uma pesquisa vem direto querendo uma receita pra bolo (também adoro uma, feita por profissional), mas não se dão sequer o trabalho de procurar a receita, querem saber se alguém manda a receita pra eles por sedex pago (to ficando indignado, rsss). Tae pra morte do tópico, não venham dizer que não funciona, é claro que precisa neste caso a palavra não é mais cache mas sim CONTROLE, ou como acham que um cliente PPPoE de 80k de limite faz pra baixar um video a praticamente 400K, pois é, vamos estudar rapaziada e pra quem quiser um caminho mais curto, faz um curso, (é ótimo eu recomendo) ou contrata um profissional pra fazer pra você, e se o problema é grana (ta curta pra todo mundo), dá uma pesquisada no google, ou aqui dentro do fórum, tem poucos dias li a mesma coisa sobre o cache do youtube, pois esta regra foi adaptada por um amigo aqui do fórum e funciona, o problema maior deste fórum não é como fazer tal coisa, são USUÁRIOS QUE NÃO SABEM O QUE QUEREM NEM O QUE É POSSÍVEL, POIS ADIANTO, TUDO É POSSIVEL, UM POUCO DE CONHECIMENTO PRA SABER O QUE QUEREM É A SOLUÇÃO DE 90% DOS PROBLEMAS DE VOSSOS SERVIDORES.

    AGORA PRA ENCERRAR A DISCUSSÃO SEGUE A IMAGEM QUE NÃO ME DEIXA MENTIR
    http://img301.imageshack.us/img301/5...ubemdiota6.jpg


    Grato pela atenção de todos, peço desculpas caso me considerem rude, mas achei necessário.

    A propósito, o Roberto21 tá de parabéns pois abriu o tópico da maneira que acredito ser a mais correta.

    M4D3
    Última edição por m4d3; 17-01-2008 às 01:41.

  7. #47

    Padrão

    Citação Postado originalmente por m4d3 Ver Post
    Olá amigos, dei uma olhada na regra, o correto é em cache e não em access.

    LEIAM ATÉ O FINAL POR FAVOR

    /ip web-proxy cache
    add url="http*globo*get_video*" action=allow comment="Globo BBB" disabled=no
    add url="http*globo*video*" action=allow comment="Globo BBB" disabled=no

    Agora pra quem duvida que funciona segue a tela especialmente gravada com o download pelo cliente do video do .

    Amigos do fórum, vamos de deixar de disque disque, não funciona, fiz assim e fiz assado, tá cheio de gente competente aqui no fórum, eu acompanho as mensagens to sempre vendo novidade, e novatos assim como eu que ao invéz de ler e ao menos fazer uma pesquisa vem direto querendo uma receita pra bolo (também adoro uma, feita por profissional), mas não se dão sequer o trabalho de procurar a receita, querem saber se alguém manda a receita pra eles por sedex pago (to ficando indignado, rsss). Tae pra morte do tópico, não venham dizer que não funciona, é claro que precisa neste caso a palavra não é mais cache mas sim CONTROLE, ou como acham que um cliente PPPoE de 80k de limite faz pra baixar um video a praticamente 400K, pois é, vamos estudar rapaziada e pra quem quiser um caminho mais curto, faz um curso, (é ótimo eu recomendo) ou contrata um profissional pra fazer pra você, e se o problema é grana (ta curta pra todo mundo), dá uma pesquisada no google, ou aqui dentro do fórum, tem poucos dias li a mesma coisa sobre o cache do youtube, pois esta regra foi adaptada por um amigo aqui do fórum e funciona, o problema maior deste fórum não é como fazer tal coisa, são USUÁRIOS QUE NÃO SABEM O QUE QUEREM NEM O QUE É POSSÍVEL, POIS ADIANTO, TUDO É POSSIVEL, UM POUCO DE CONHECIMENTO PRA SABER O QUE QUEREM É A SOLUÇÃO DE 90% DOS PROBLEMAS DE VOSSOS SERVIDORES.

    AGORA PRA ENCERRAR A DISCUSSÃO SEGUE A IMAGEM QUE NÃO ME DEIXA MENTIR
    http://img301.imageshack.us/img301/5...ubemdiota6.jpg


    Grato pela atenção de todos, peço desculpas caso me considerem rude, mas achei necessário.

    M4D3

    Bom amigo, em OFF eu já tinha dito isso ao Mirelli. A aba "access" do web-proxy, serve basicamente para NEGAR OU PERMITIR o acesso a determinadas páginas. Neste caso, se no seu servidor não há uma regra para NEGAR todas as páginas, automaticamente é liberado o acesso total a todas as páginas (geralmente NEGAMOS todas as páginas em um empresa, pois desta forma somente permitimos o acesso aquilo que queremos).

    A aba CACHE é onde você PERMITE OU NÃO que uma página seja armazenada no CACHE do web-proxy. Então, como já tinha falado, as regras estarão corretas na aba CACHE. Pelo amor de Deus. Nada de testar as regras apertando o F5 ou ALT+F5. Tem que entrar em opções e LIMPAR o cache do INTERNET EXPLORER, cada vez que for assistir o video novamente. Se este procedimento não for feito, o arquivo do vídeo ficará armazenado internamento no IE. Bom, para aqueles que duvidam, basta mandar exibir os objetos do cache, que o arquivo estará lá, sem extensão, bastando apenas, abrir como, com seu player, que ele funcionará perfeitamente. Eu já fiz isso com o youtube, e quando desenvolvia regras para o youtube e varios sites de videos.

    Agora a aba DIRECT é a mesma coisa da aba CACHE. Só que ela somente funciona, quando você utiliza cache externo e faz os redirecionamentos para este outro cache.

    Bom, aproveitando o amigo acima, está ae o toque. Espero ajudar a quem interessa...

  8. #48
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Bom amigo, em OFF eu já tinha dito isso ao Mirelli. A aba "access" do web-proxy, serve basicamente para NEGAR OU PERMITIR o acesso a determinadas páginas. Neste caso, se no seu servidor não há uma regra para NEGAR todas as páginas, automaticamente é liberado o acesso total a todas as páginas (geralmente NEGAMOS todas as páginas em um empresa, pois desta forma somente permitimos o acesso aquilo que queremos).

    A aba CACHE é onde você PERMITE OU NÃO que uma página seja armazenada no CACHE do web-proxy. Então, como já tinha falado, as regras estarão corretas na aba CACHE. Pelo amor de Deus. Nada de testar as regras apertando o F5 ou ALT+F5. Tem que entrar em opções e LIMPAR o cache do INTERNET EXPLORER, cada vez que for assistir o video novamente. Se este procedimento não for feito, o arquivo do vídeo ficará armazenado internamento no IE. Bom, para aqueles que duvidam, basta mandar exibir os objetos do cache, que o arquivo estará lá, sem extensão, bastando apenas, abrir como, com seu player, que ele funcionará perfeitamente. Eu já fiz isso com o youtube, e quando desenvolvia regras para o youtube e varios sites de videos.

    Agora a aba DIRECT é a mesma coisa da aba CACHE. Só que ela somente funciona, quando você utiliza cache externo e faz os redirecionamentos para este outro cache.

    Bom, aproveitando o amigo acima, está ae o toque. Espero ajudar a quem interessa...
    Valeu, foi bem direto na explicação! Eu nunca usei webproxy no MK, e agora estou esclarecido nessa parte do ACCESS e CACHE. Obrigado, CATV.

  9. #49
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Bbb

    Sim realmente o CTAV já tinha me alertado qt a essa diferença.

  10. #50

    Padrão

    Bom...

    Nas configurações do meu MK eu tenho uma regra que NEGA e ao colocar a regra na aba access ela passou a funcionar perfeitamente, agora para aqueles que não tem essas regras de ''NEGATIVO'' coloquem na aba cache então.

    A SIMPLICIDADE É O DEGRAU MAIS ALTO DA SABEDORIA, ((( para os arrogantes)))).
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.JPG
Visualizações:	190
Tamanho: 	128,6 KB
ID:      	1648  
    Última edição por Roberto21; 17-01-2008 às 10:58.

  11. #51

    Padrão

    E como ficam essas regras para a versão 3 do Mikrotik?
    Lá é um pouco diferente os termos, não tem URL.
    Está dividido em host e path...
    Obrigado.

  12. #52

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Bom...

    Nas configurações do meu MK eu tenho uma regra que NEGA e ao colocar a regra na aba access ela passou a funcionar perfeitamente, agora para aqueles que não tem essas regras de ''NEGATIVO'' coloquem na aba cache então.

    A SIMPLICIDADE É O DEGRAU MAIS ALTO DA SABEDORIA, ((( para os arrogantes)))).
    O que, vamos inflamar o tópico então!!!
    Se foi pra mim não gostei, acho que expressar a opinião sem ofender tentando ajudar alguém não é ser arrogante. Acredito que se uma atitude não for tomada em breve pelos moderadores isso aqui vai ser um monte de lixo e não mais um local rico para a obtenção de informação preciosa pois a informação vai se perdendo dentro de tópicos vazios, repetidos e sem conteúdo algum, fica o toque, disposto a ajudar eu estou no que se fizer necessário.

    Me ajude quem souber o motivo do porque esta cheio de gente perguntando a mesma coisa todo dia neste e em outros foruns.

    M4D3

  13. #53
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Inflamar

    M4D3 o que houve???

  14. #54
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão BBB no MK3

    Caro Zetula ai está sua resposta.
    add action=deny comment="" disabled=no dst-host="http*globo*video*"

  15. #55

    Padrão

    na aba access nao vai adiantar NADA fazer um allow.. na access é para controlar ACESSO.. quem eh permitido acessar o que...

    na aba CACHE ela é usado para manipular o que o proxy vai ou nao fazer cache.. a regra padrao é: urls que tenha '?' o squid nao faz cache..

    entao regras para fazer cache de youtube, videos etc etc (nao estou falando do cache-full) ... devem ser feitos ai...

    a outra aba (direct) sao sites que o squid nao vai interferir em nada...

    o que voces querem fazer... que eh o tal do "cache-full" precisa de algumas analises:

    1- verificar os HEADERS do squid do mikrotik ou seja.. ver se ele esta diferenciando objetos em cache ou nao, o header que o squid envia para o browser é:

    X-Cache: MISS

    ou

    X-Cache: HIT

    HIT = objeto vindo do CACHE
    MISS = objetos vindo da internet


    apartir dai... eh preciso trabalhar no FIREWALL ... entao se voce faz QOS usando SIMPLE QUEUE... nao tem como manipular o "cache-full"...

    o que as tao discutidas regras de "cache-full" esta fazendo.. simplesmente eh LIBERAR o controle de banda (indepentende se ta em cache ou nao)...

    voltando a logica do cache-full

    no firewall.. precisa marcar os pacotes que tenham X-Cache: HIT em seu header... marcando o pacote.. eh necessario marcar o restante da conexao (porque senao vai bater apenas o pacote que tem o header, no restante dos pacotes oriundos desta mesma conexao, nao tem o HEADER de hit) ...

    marcando o pacote e a conexao..

    se o seu QOS for feito atraves de marcações de SRC e DST pelo ip ou mac do cliente... basta criar uma QUEUE TREE ... com velocidade de 100mbit por ex.. e desviar os pacotes e conexoes que marcou para esta QUEUE TREE ...


    isso é fato.. EU faço isso aqui.. ontem troquei a torre que joga sinal aqui para minha casa para mikrotik.. mas nao uso webproxy nas torres.. meu proxy eh um servidor com squid... vou montar as regras aqui.. e gravar um video.. para que o pessoa veja... e explico o que eh...


    assim para com esse tanto de FLAMES !!!

  16. #56

    Padrão

    Pessoal..

    Já fazem alguns dias que percebo algumas pessoas inflamando os tópicos, por uma simples discordância de idéias ou por uma simples zé roélisse.

    Desde que começou essa febre de wireless a qualidade do fórum caiu muito, por causa de pessoas sem interesse em aprender, buscar informações na internet, folgados e algumas vezes por pessoas que só querer encher o saco mesmo.

    Este é um fórum para discussões sobre TI, se há alguma discordância de idéias que cada um prove a sua e ponto final!

    Essa de ficar falando que tal regra tá errada, que isso ou aquilo não funciona, ou qualquer outra coisa que não contribua com o fórum não será mais tolerado.

    Pretendo ajudar a melhorar a qualidade do fórum e se for preciso banir algumas pessoas o farei!

    Podem me chamar de ditador, carrasco, zé roéla, ou qualquer outro adjetivo pejorativo, estou aqui a mais tempo que muitas pessoas e tenho saudades da época que entrei.

    Então meus colegas, quem não estiver disposto a contribuir para com o fórum sinta-se a vontade de ausentar-se por um tempo, acalmar-se e depois retorne.

    Desde que participo deste fórum só vi um banimento ocorrer, eu sei quais foram os motivos e não vou conversar sobre o assunto.

    Quem estiver com alguma dúvida sobre essa resposta pode me enviar um e-mail, com educação, e se não for pedir muito, sem muitos erros de português.

    lucianogf underlinux com br


    []'s

  17. #57

    Padrão

    entao seguinte...

    eh ASSIM q um cache full deve ser feito..

    Onda Internet - Tutorial Mikrotik

    no video.. eu mostro a LOGICA do cache-full.. como marcar os pacotes e a conexao... e como criar uma queue para limitar o trafego marcado..

    com este material.. ja da pra ver como é feito...

  18. #58
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    entao seguinte...

    eh ASSIM q um cache full deve ser feito..

    Onda Internet - Tutorial Mikrotik

    no video.. eu mostro a LOGICA do cache-full.. como marcar os pacotes e a conexao... e como criar uma queue para limitar o trafego marcado..

    com este material.. ja da pra ver como é feito...
    Ow, vc não dorme não? hehehe

    Ótima contribuição , vai agora o pessoal aqui pode desmistificar a imagem do cache full.. Na verdade eu não usarei aqui, mas o pessoal que quiser usar taí o caminho das pedras!

  19. #59
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão

    Pessoal, peço mais uma vez para que não comecemos uma discussão sem sentido dessas. M4d3, eu creio que a ironia não foi direcionada a você, porém concordo que não é a atitude correta.

    Roberto21, não é a primeira, nem a segunda vez em que observo você começando discussões sem motivo aparente. O que acontece no passado entre uma ou mais pessoas, fica lá, em particular, entre estas pessoas. Eu não quero ver ninguém inflamando estes fóruns com argumentos ofensivos à pessoa alguma.

    Somos todos livres e devemos usar este direito com a vontade de compartilhar e ajudar, que são as idéias primárias do fórum.

    Então peço novamente, para que por favor, parem com as discussões/indiretas sem sentido.

    Abraço

  20. #60

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    entao seguinte...

    eh ASSIM q um cache full deve ser feito..

    Onda Internet - Tutorial Mikrotik

    no video.. eu mostro a LOGICA do cache-full.. como marcar os pacotes e a conexao... e como criar uma queue para limitar o trafego marcado..

    com este material.. ja da pra ver como é feito...


    Olá brothr!!

    Em primeiro parabéns po sua iniciativa, acho que demorou... (eheheheheheh)


    Mas agora começam as dúvidas, é o seguinte:


    Quando usamos a regra de redirecionamento há alguma diferença?
    Apliquei as regras aqui como no vídeo e não marcou a conexão...

    Ao que entendi estamos fazendo uma marcação nos pacotes para o HIT ser identificado, mas essa regra só valerá do que entrar no cache após a regra ser aplicada? Ou seja, o que já estava em cache não vai?

    Tenho regras de cache em OUTPUT, tenho que mudar toda estrutura de marcação do mangle para o cache?


    Obrigado...