Postado originalmente por
pedemesa
Bom, em primeiro lugar não se desculpe, eu estou aqui pra ajudar no que puder, mas principalmente para aprender... e por isso posso falar bobagem as vezes... Alias falei bobagem no último post, queria escrever 2 coisa e escrevi metade de cada... ficou totalmente errado o que eu escrevi... e eu sim peço desculpas... hehe... por outro lado acho que entendi o que vc disse e acredito que esteja bem isso ai mesmo! Apenas gostaria de fazer algumas considerações pra deixar bem claro tanto pra vc como pra mim (como disse, sou um aprendiz...).
Quando vc falou da capacidade de transmissão acho que talvez teve uma confusão... o CSMA/CA é um algorítmo de identificação e tentativa de correção de erros ou colisões... Multiplexação tem a ver com o OFDM do 802.11a e 802.11, ou CCK do 802.11b (claro que existem outros padrões de multiplexação)... O CSMA/CA atua na camada de enlace sim, e nas duas pontas, no pop e no cliente, embora, como vc falou, é provável que o pop use ele mais, mas o cliente tmb usa, por interferências e etc... sobre a capacidade de transmissão ainda, ela tmb é afetada por outros fatores além do ganho e da potência... mas dai sempre para baixo... para cima são estes dois, para baixo vem a interferência, cabos, conectores, enfim... por ai vai... tudo que atenua o sinal...
Bom, sobre o processamento lá de cima... na verdade nem endendo se a questão do sinal em si vai gerar algum processamento, se o processar faz alguma coisa ou se tem um transmissor ao algo assim que faz esse trabalho... mas imagino que o CSMA/CA por exemplo já tenha que ter algum tipo de processamento e isso seja feito na CPU do rádio... Mas sobre o que queria dizer lá em cima é o seguinte... não é só essa a função do rádio, ele tem que encaminhar pacotes, bloquear alguns, em alguns casos rotear a conexão, em alguns casos controlar a banda, regras de firewall... e por ai vai... No caso se um rádio em bridge, que é o caso, ele ainda pode ter controle de banda, e firewall... mas nem por isso... acho que o rádio não aguenta o processamento pelo fato de que ele vai ter de receber muitos clientes ao mesmo tempo, mesmo em bridge, como por exemplo, um rádio está transmitindo, outro transmite, pow colisão, transmite denovo... ou, um rádio que não é da rede quer conectar, o pop diz, não pode, ñ pode, ñ pode... e isso toma tempo dele, processamento... Na verdade não sei exemplificar isso muito bem... mas o q quero dizer é que quanto maior o número de clientes, mais coisas o rádio vai ter de controlar/fazer ao mesmo tempo e isso é processamento do rádio... por menores que seja o processamento que um rádio conectado exija, este processamente existe e como ele não é infinito, conectando um rádio, mais outro, mais outro..., vai chegar aos 100% um zinwell (RTL8186) tem 120MHz, se não estou enganado (tenho essa lebrança, mas é quase um chute), e isso não é muita coisa... Tudo parte do princípio de que ele não foi feito para essa função de gerenciar muitos clientes... então o processador não precisa ser tão "potente"...