+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cabo blindado protege contra raio?

    Bom dia galera, voces sabem me informar se aquele cabo blindado hercolis protege contra raios, pois eu estou trabalhando com a linha de cabeamento da ccn mas o sistema deles só tem proteçao para a rede que está ligada ao sistema de energia, mas da switch para o cliente nao tem proteçao alguma e se caso cair um raio em uma rua que eu tenho clientes e enchergar o cabo que vai ate o pc deles vai queimar minha switch e a placa de rede do cliente, será que esse cabo blindado resolve? Obrigado a todos.

  2. #2
    Avatar de RodrigoElias
    Ingresso
    Dec 2011
    Localização
    Santa Rita do Sapucaí, Brazil
    Posts
    20

    Padrão Re: Cabo blindado protege contra raio?

    Não protege.
    Ele vai derreter ao conduzir a descarga para o aterramento. (caso o raio caia diretamente sobre ele)
    Mas se estiver aterrado, ele evita interferências e reduz a descarga de estática criada pelo vento em dias secos.

  3. #3

    Padrão Re: Cabo blindado protege contra raio?

    Entao voce acha que o mais aconselhado seria colocar na casa do cliente um protetor de rede utp para evitar queimar a placa de rede dele e ficaria somente a porta do switch desprotegida né? Ou voce sabe alguma forma de ficar protegido? Obrigado

    Citação Postado originalmente por RodrigoElias Ver Post
    Não protege.
    Ele vai derreter ao conduzir a descarga para o aterramento. (caso o raio caia diretamente sobre ele)
    Mas se estiver aterrado, ele evita interferências e reduz a descarga de estática criada pelo vento em dias secos.

  4. #4

    Padrão Re: Cabo blindado protege contra raio?

    cara!!! nós donos de provedor quase sempre esquecemos que também se queima com raio na rede elétrica
    se vier pela rede elétrica queima o que tiver pela frente, tv,som,servidor,ap etc... alguem aqui já ouviu falar de dps:

    proteja seu provedor de raio que vem do céu,com para raio.
    e da rede elétrica com dps.

  5. #5

    Padrão Re: Cabo blindado protege contra raio?

    Pois é eu já tenho alguns produtos da clamper de proteçao, principalmente para proteger os moudens adsl que sempre que cai raio queima e agora com minha rede cabeada estou pensando em usar um dps utp da clamper em cada cliente e a outra ponta que fica na switch se cair raio e a ponta que ta no cliente nao levar para terra queima só a porta do switch por que se eu colocar um dps em cada ponta do cabo por que nao cabe dentro da caixinha e fica muito caro, úm só na ponta para proteger já o cliente já ajuda de mais num ajuda? segue o modelo que estou pensando em usar http://www.clamper.com.br/produtos-d...px?produto=156

    Citação Postado originalmente por wondernetwork Ver Post
    cara!!! nós donos de provedor quase sempre esquecemos que também se queima com raio na rede elétrica
    se vier pela rede elétrica queima o que tiver pela frente, tv,som,servidor,ap etc... alguem aqui já ouviu falar de dps:

    proteja seu provedor de raio que vem do céu,com para raio.
    e da rede elétrica com dps.

  6. #6

    Padrão Re: Cabo blindado protege contra raio?

    A praxe é usar centelhadores, clampers, fusiveis rapidos, ou quaisquer proteções nas PONTAS tem um motivo bem simples:
    Raio direto em fiação ou equipamento é raro. O mais comum é altíssima tensão INDUZIDA nos cabos. Seja par trançado, cabo coaxial, pares isolados, ou mesmo apenas 1 fio esticado, um raio proximo tem tensão tão alta que um campo magnético grande é criado, esse campo passa sem dificultade por qualquer proteção de aluminio ou metal, não afeta equipamentos porque a area exposta destes é pequena, mas em alguns metros de cabo há indução suficiente para criar uma bela alta tensão. Se não houver proteção nas pontas esses pícos de tensão irão pro equipamento.

    Mas quando há raio direto na fiação ocorrem esses casos de estourar televisor (Trabalhando com eletronica ví varias assim), estourar trilha cobreada em aparelho telefonico ou modem adsl, derreter cabo coaxil de antena parabolica.

    Só uns casos: O LNB de antenas parabolicas tem servo-motor pra mudar polarização, a antena é fina, se um raio caisse direto estouraria elas em 1000 pedaços. Mas... normalmente cai um raio de 100m da antena, esta continua inteira, mas o circuito transistorizado do servo-motor queima, porque ele fica láááá do lado de fora plugado em 10m de fio expostos ao tempo e a eventuais campos que induzirão alta tensão.
    Radio AM/FM, aquilo que nossos avós usavam antes da TV e dos computadores. Numa area rural você estica uma antena de digamos 10m dentro de casa, acima do forro, sem ichance de um raio acertar esse fio sem destruir o telhado inteiro. Usa o radio a pilha, sem chance de raio na rede elétrica afetar esse raio, certo? Nem tanto, depois de raios proximos (Arvore rachada a 60m, por exemplo) o radio não liga, você abre e encontra algUNS circuitos integrados, capacitores ou transistores rachados por explosão, o raio induziu uma tensão altíssima em apenas 10m de cabo, a ponto de estourar tudo dentro.
    Indução é o que queima porta de CPE, um raio direto no cabo de rede serial visível, mas temos portas queimadas em todo o mundo e nunca encontramos cabo derretido, simplesmente há um pico de míseros 200 ou 300V induzidos no cabo de rede mas isso é suficiente pro enrolamento de 1 ou 2 ohms de fio AWG 48 dentro do driver ou trafo isolador queimar, e é bem comum encontrarmos apenas 1 desses enrolamentos abertos, ou seja, só em 1 par trançado de fio houve indução em tensão alta o suficiente.

    Indução em tão grande escala em locais abertos não se controla, não se isola, só protege as pontas pra que os ruídos induzidos e os picos de tensão alta não causem grandes danos. Pra isolar mesmo, chance zero de problemas, só usando fibra, porque com fio metalico é impossível evitar indução em grandes areas abertas.

  7. #7

    Padrão Re: Cabo blindado protege contra raio?

    Concordo com o Ruben, muita gente acha que só queima por raio se o mesmo cair em cima da torre e gerar aquele fogo e explosão de cinema, mas não sabem que mesmo o raio caindo a 100m do local em questão, ainda há o risco, pois a tensão induzida vai entrar pelo cabo esticado (pois o mesmo forma uma antena) e vai bater na placa de rede ou na porta LAN do radio, quando eu tinha vários cabos atravessando ruas e ruas, no tempo de inverno eu sofria muito ( e como sofria), depois que retirei todos os cabos que atravessavam as ruas, minha vida mudou, agora já não sofro mais com o inverno, e sobre o cabo blindado, pela teoria, acho que o mesmo barra essa tensão induzida, aqui na minha torre depois que coloquei um Copex, bateria, controlador de carga, nunca mais perdi um radio si quer, e olha que já faz um bom tempo.

  8. #8

    Padrão Re: Cabo blindado protege contra raio?

    Com certeza amigo, eu tenho proteção já em relação a rede, uso cabeamento ccn, todos os pds são protegidos mais o cabo que vai do switch para o cliente nao tem proteção ant surto em nenhuma das pontas, essa que é a minha grande preocupação, más estou olhando um dps para rede utp, vou colocar pelo menos na placa de rede do cliente, ai caso caia raio perto do fio de determinado cliente queima somente a entrada de rede da switch e salva a placa de rede do cliente, más você tinha problema no inverno em relação a raio e surto de tenção mesmo? Ou com interferência climática?

    Citação Postado originalmente por wesleydialmeida Ver Post
    Concordo com o Ruben, muita gente acha que só queima por raio se o mesmo cair em cima da torre e gerar aquele fogo e explosão de cinema, mas não sabem que mesmo o raio caindo a 100m do local em questão, ainda há o risco, pois a tensão induzida vai entrar pelo cabo esticado (pois o mesmo forma uma antena) e vai bater na placa de rede ou na porta LAN do radio, quando eu tinha vários cabos atravessando ruas e ruas, no tempo de inverno eu sofria muito ( e como sofria), depois que retirei todos os cabos que atravessavam as ruas, minha vida mudou, agora já não sofro mais com o inverno, e sobre o cabo blindado, pela teoria, acho que o mesmo barra essa tensão induzida, aqui na minha torre depois que coloquei um Copex, bateria, controlador de carga, nunca mais perdi um radio si quer, e olha que já faz um bom tempo.

  9. #9

    Padrão Re: Cabo blindado protege contra raio?

    Cabo blindado protege contra raio????????????????????




    Protege sim! e muito, agora se não souber aterrar ele ou fechar a blindagem nas pontas ele pode
    aumentar a possibilidade de queimar seus equipamentos.

    se for em sua torre tente instalar tubos galvanizados para vc passar seu cabeamento de baixo ate em cima
    da torre, assim vc pode usar o cabo de rede comum que eles estarao protegidos contra raios em 90%.

  10. #10

    Padrão Re: Cabo blindado protege contra raio?

    Citação Postado originalmente por ByADM Ver Post
    Com certeza amigo, eu tenho proteção já em relação a rede, uso cabeamento ccn, todos os pds são protegidos mais o cabo que vai do switch para o cliente nao tem proteção ant surto em nenhuma das pontas, essa que é a minha grande preocupação, más estou olhando um dps para rede utp, vou colocar pelo menos na placa de rede do cliente, ai caso caia raio perto do fio de determinado cliente queima somente a entrada de rede da switch e salva a placa de rede do cliente, más você tinha problema no inverno em relação a raio e surto de tenção mesmo? Ou com interferência climática?
    meus problemas eram com raios devido a ser um lugar com muitas arvores, resolvi tirando os cabos grandes, e surtos, pois o fornecimento de energia era muito ruim, agora a elétrica arrumou a rede e a energia ta bem melhor.