Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question ajuda reestruturação do provedor apolo wifie 4 nano m5 16dbi ou 1 omni ubiquit com roket?

    galera e o seguinte estou reestruturando meu provedor e para implantar 5.8 estou analisando duas situações usar nanos m5 de 16 dbi ou omni da ubiquit dupla polarização e roket? alguem ai que ja usou algum destes sistemas poderia me ajudar na escolha?

  2. #2
    Avatar de felixhmakowski
    Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Pitanga, Parana, Brazil, Brazil
    Posts
    168

    Padrão Re: ajuda reestruturação do provedor apolo wifie 4 nano m5 16dbi ou 1 omni ubiquit com roket?

    amigo vai de nano pois se não me engano a omni ubiquiti não é homologada pela anatel..

  3. #3

    Padrão Re: ajuda reestruturação do provedor apolo wifie 4 nano m5 16dbi ou 1 omni ubiquit com roket?

    Citação Postado originalmente por rogerluiz Ver Post
    galera e o seguinte estou reestruturando meu provedor e para implantar 5.8 estou analisando duas situações usar nanos m5 de 16 dbi ou omni da ubiquit dupla polarização e roket? alguem ai que ja usou algum destes sistemas poderia me ajudar na escolha?
    As Nanostation M5 é para ser usada em seu POP ou em clientes ? Se não for em clientes, irá usar o que em clientes e no POP, consecutivamente? O Rocket é M5 ou Rocket Titanium M5.
    Bom eu usaria a linha M5 Titanium apesar de ser meio salgado no inicio, mas a longo prazo ser tornará viável.

  4. #4

    Cool Re: ajuda reestruturação do provedor apolo wifie 4 nano m5 16dbi ou 1 omni ubiquit com roket?

    Citação Postado originalmente por kamui Ver Post
    As Nanostation M5 é para ser usada em seu POP ou em clientes ? Se não for em clientes, irá usar o que em clientes e no POP, consecutivamente? O Rocket é M5 ou Rocket Titanium M5.
    Bom eu usaria a linha M5 Titanium apesar de ser meio salgado no inicio, mas a longo prazo ser tornará viável.
    bom pretendo usar no pop os nanos e tambem nos clientes sendo os de 16 dbi no pop e nos clientes airgrid nos mais longe e nanos loco nos mais proximos.

  5. #5

    Padrão Re: ajuda reestruturação do provedor apolo wifie 4 nano m5 16dbi ou 1 omni ubiquit com roket?

    Nanos, mas pra ficar legal tem que ser 6 pra fechar certinho os 360°.

  6. #6

    Padrão Re: ajuda reestruturação do provedor apolo wifie 4 nano m5 16dbi ou 1 omni ubiquit com roket?

    Citação Postado originalmente por sombra Ver Post
    Nanos, mas pra ficar legal tem que ser 6 pra fechar certinho os 360°.
    testei hoje em meu pop principal 1 nano com 5 clientes em diferentes posiçoes sendo que 1 cobrio 120º graus mas pretendo usar em apenas 90º.

  7. #7

    Padrão Re: ajuda reestruturação do provedor apolo wifie 4 nano m5 16dbi ou 1 omni ubiquit com roket?

    Citação Postado originalmente por rogerluiz Ver Post
    testei hoje em meu pop principal 1 nano com 5 clientes em diferentes posiçoes sendo que 1 cobrio 120º graus mas pretendo usar em apenas 90º.
    Certo mas com 6 você poderá colocar mais clientes em uma mesma área.

  8. #8

    Question Re: ajuda reestruturação do provedor apolo wifie 4 nano m5 16dbi ou 1 omni ubiquit com roket?

    Citação Postado originalmente por sombra Ver Post
    Certo mas com 6 você poderá colocar mais clientes em uma mesma área.
    verdade mas me diz vc ja testou. como fica a interferência.

  9. #9

    Padrão Re: ajuda reestruturação do provedor apolo wifie 4 nano m5 16dbi ou 1 omni ubiquit com roket?

    meu amigo, não cai na besteira de colocar estes nanos m5 para AP, eu tenho eles como AP, mas já estou trocando, eles travam muito, tem que ficar reiniciando as antenas, agora to legalizando meu provedor e já estou adquirindo os melhores equipamentos do mercado no momento aqui está o link do produto,,,, http://www.computechloja.com.br/prod...-GHz-Rocket-M5 , ela com certeza cobre os 90° e em questão de alcance cobre até 4 km, não tem praticamente nada de interferência, é show de bola, se vc quer um produto que preste de verdade compre esta antena, boa sorte amigo desejo que dê tudo certo pra você.

  10. #10

    Padrão Re: ajuda reestruturação do provedor apolo wifie 4 nano m5 16dbi ou 1 omni ubiquit com roket?

    Ou 3 desses tb ja fecha 360° com uma melhor qualidade sobre os nanos e o valor sai o mesmo.
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-rocket-m5-_JM

  11. #11

    Padrão Re: ajuda reestruturação do provedor apolo wifie 4 nano m5 16dbi ou 1 omni ubiquit com roket?

    este produto também cobrirá os 360° só com três antenas, faz seis meses que estou pesquisando sobre o assunto, e já foi cojitada a hipótese de eu comprar este produto que você postou o link, mas com essas basestations os rockets ficam do lado de fora e com aquelas conexões de cabos pigtail você não tem noção de quanta energia é perdida ali, deixando seus APs "mais fracos", fora o ruído de interferência que esses cabos geram, vai por mim, tem outra ainda, eu vi um video no youtube que mostra o funcionamento dessas basestaions, elas são um bom produto, mas veja como elas funcionam; vou dar um exemplo, ela começa a fornecer internet de 2km a 4km, só os clientes que tiverem nesse raio que eu citei vão ter internet, já com as antenas que eu te indiquei e que com certeza vou comprar também, a internet funciona de 50 metros até 4km, vamos trocando idéias que a gente só tem a ganhar, preciso saber se você é legalizado, para melhor saber o que te dizer

  12. #12

    Padrão Re: ajuda reestruturação do provedor apolo wifie 4 nano m5 16dbi ou 1 omni ubiquit com roket?

    Citação Postado originalmente por RODRIGOQUATI Ver Post
    meu amigo, não cai na besteira de colocar estes nanos m5 para AP, eu tenho eles como AP, mas já estou trocando, eles travam muito, tem que ficar reiniciando as antenas, agora to legalizando meu provedor e já estou adquirindo os melhores equipamentos do mercado no momento aqui está o link do produto,,,, http://www.computechloja.com.br/prod...-GHz-Rocket-M5 , ela com certeza cobre os 90° e em questão de alcance cobre até 4 km, não tem praticamente nada de interferência, é show de bola, se vc quer um produto que preste de verdade compre esta antena, boa sorte amigo desejo que dê tudo certo pra você.
    bom vamos por partes quantos clientes conectados e qual tipo de fonte vc esta usando? pergunto isto pelo seguinte fato em uma das minhas torres tenho um nano destes fechando ponto a ponto com duas estaçoes ou seja um multi ponto 1 nano enviando para 2 pop"s nao tive problemas com travamentos ainda e trogput passando 15 megas!
    fiz a pergunta no forum pra saber se alguem ja comparou os nanos em relação as omnis!

  13. #13

    Padrão Re: ajuda reestruturação do provedor apolo wifie 4 nano m5 16dbi ou 1 omni ubiquit com roket?

    Citação Postado originalmente por RODRIGOQUATI Ver Post
    este produto também cobrirá os 360° só com três antenas, faz seis meses que estou pesquisando sobre o assunto, e já foi cojitada a hipótese de eu comprar este produto que você postou o link, mas com essas basestations os rockets ficam do lado de fora e com aquelas conexões de cabos pigtail você não tem noção de quanta energia é perdida ali, deixando seus APs "mais fracos", fora o ruído de interferência que esses cabos geram, vai por mim, tem outra ainda, eu vi um video no youtube que mostra o funcionamento dessas basestaions, elas são um bom produto, mas veja como elas funcionam; vou dar um exemplo, ela começa a fornecer internet de 2km a 4km, só os clientes que tiverem nesse raio que eu citei vão ter internet, já com as antenas que eu te indiquei e que com certeza vou comprar também, a internet funciona de 50 metros até 4km, vamos trocando idéias que a gente só tem a ganhar, preciso saber se você é legalizado, para melhor saber o que te dizer
    Ta falando besteira sobre as basestation, tenho aqui em minha rede e atende cliente desde 50mts a 7.5km ja esta funcionando desta maneira a praticamente 2 anos e unico dor de cabeça que tive até agora foi a porcaria da rocket com porta lan queimada.

  14. #14

    Padrão Re: ajuda reestruturação do provedor apolo wifie 4 nano m5 16dbi ou 1 omni ubiquit com roket?

    Citação Postado originalmente por RODRIGOQUATI Ver Post
    este produto também cobrirá os 360° só com três antenas, faz seis meses que estou pesquisando sobre o assunto, e já foi cojitada a hipótese de eu comprar este produto que você postou o link, mas com essas basestations os rockets ficam do lado de fora e com aquelas conexões de cabos pigtail você não tem noção de quanta energia é perdida ali, deixando seus APs "mais fracos", fora o ruído de interferência que esses cabos geram, vai por mim, tem outra ainda, eu vi um video no youtube que mostra o funcionamento dessas basestaions, elas são um bom produto, mas veja como elas funcionam; vou dar um exemplo, ela começa a fornecer internet de 2km a 4km, só os clientes que tiverem nesse raio que eu citei vão ter internet, já com as antenas que eu te indiquei e que com certeza vou comprar também, a internet funciona de 50 metros até 4km, vamos trocando idéias que a gente só tem a ganhar, preciso saber se você é legalizado, para melhor saber o que te dizer
    Rapaz eu também desconheço esse lado da Rocket+Basestatiom.

  15. #15

    Padrão Re: ajuda reestruturação do provedor apolo wifie 4 nano m5 16dbi ou 1 omni ubiquit com roket?

    Citação Postado originalmente por RODRIGOQUATI Ver Post
    meu amigo, não cai na besteira de colocar estes nanos m5 para AP, eu tenho eles como AP, mas já estou trocando, eles travam muito, tem que ficar reiniciando as antenas, agora to legalizando meu provedor e já estou adquirindo os melhores equipamentos do mercado no momento aqui está o link do produto,,,, http://www.computechloja.com.br/prod...-GHz-Rocket-M5 , ela com certeza cobre os 90° e em questão de alcance cobre até 4 km, não tem praticamente nada de interferência, é show de bola, se vc quer um produto que preste de verdade compre esta antena, boa sorte amigo desejo que dê tudo certo pra você.
    Apenas um detalhe:
    - Nenhum produto da Computech é homologado em 5.4... somente em 5.8.
    Da faixa 5Ghhz, não poderemos usar os canais 5.4 (que vai de 5470 a 5725)... somente pode-se configurar os equipamentos da Computech dentro dos canais 5.8, que vai de 5725 a 5850.
    Ou seja, perdemos a oportunidade de usar 70% dos canais permitidos.

    Outra coisa, mesmo nos canais 5.8 (5725 a 5850), caso seja multiponto, existe um limite maximo de potencia.
    Que é de 36dBm.
    Se a antena tem 20 dBi, pode-se configurar o AP com no maximo 17dBm de potencia (considerando 1dB de perda).

    https://under-linux.org/showthread.php?t=147398

  16. #16

    Padrão Re: ajuda reestruturação do provedor apolo wifie 4 nano m5 16dbi ou 1 omni ubiquit com roket?

    Realmente estou também com essa dúvida, colocar nano m5, basestation ou o SuperPop, fiz todos os cálculos usando a tabela do luciano da computech após assistir esse vídeo , e cheguei a seguinte conclusão :

    1- As nano m5, loco m5, elevação vertical delas são melhores que as basestation e SuperPop, logo vai cobrir muito mais perto da base, a dúvida que tenho é se as nano m5 vai se comportar bem como ap, o ganho das nano m5 é bom.

    2- A basestation 16 dbi 120º tem a mesma elevação vertical da SuperPop, logo vai cobrir a mesma coisa que a SuperPop, tanto perto quanto longe, nesse vídeo acima o luciano comparou a antena dele com a de 20 dbi, por isso deu aquela grande diferença. Com certeza as antenas SuperPop tem muito mais blindagem que as basestation se tornando melhor.

    Agora venho pedir a opinião de quem já sabe na pratica como se comportam tais antenas citadas, será que vou de nano m5 devido a vantagem de elevação vertical mais antenas nos Pop aumentando o numero de clientes ou é besteira ? . Vou de basestation 16 dbi 120º ou SuperPop da Computech, oque todos me dizem, desde já agradeço a valiosa opinião de todos.

    Se ajudei, clique na *Estrelinha*, isso incentiva.

  17. #17

    Padrão Re: ajuda reestruturação do provedor apolo wifie 4 nano m5 16dbi ou 1 omni ubiquit com roket?

    Eu vou tirar 2x basestation de um dos meus pop justamente pq a base de 20dbi fica pessima muito proximo a torre "15 a 30mts" fui obrigado a usar airgrid m5 23 pq nano loco fica uma caca "wom" estao nem se fala.

    Pra resolver de momento tive que baixar de 30mts para 21, mas isso me prejudica em clientes mais distante devido a visada. Expero resolver o problema com nano loco.

    As basestation 17dbi 90° seria o mesmo angulo vertical das 20dbi correto?

  18. #18

    Padrão Re: ajuda reestruturação do provedor apolo wifie 4 nano m5 16dbi ou 1 omni ubiquit com roket?

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Eu vou tirar 2x basestation de um dos meus pop justamente pq a base de 20dbi fica pessima muito proximo a torre "15 a 30mts" fui obrigado a usar airgrid m5 23 pq nano loco fica uma caca "wom" estao nem se fala.

    Pra resolver de momento tive que baixar de 30mts para 21, mas isso me prejudica em clientes mais distante devido a visada. Expero resolver o problema com nano loco.

    As basestation 17dbi 90° seria o mesmo angulo vertical das 20dbi correto?

    Negativo a elevação vertical das de 16 dbi e 17 dbi são 8º graus praticamente igual os SuperPop da Computech e a de 20 e 19 dbi são 4º graus !

    Se ajudei, clique na *Estrelinha*, isso incentiva.

  19. #19

    Padrão Re: ajuda reestruturação do provedor apolo wifie 4 nano m5 16dbi ou 1 omni ubiquit com roket?

    Citação Postado originalmente por debritto Ver Post
    Negativo a elevação vertical das de 16 dbi e 17 dbi são 8º graus praticamente igual os SuperPop da Computech e a de 20 e 19 dbi são 4º graus !

    Se ajudei, clique na *Estrelinha*, isso incentiva.
    É nao muda muita coisa, vou comprar 2x nanostation e testar

  20. #20

    Padrão Re: ajuda reestruturação do provedor apolo wifie 4 nano m5 16dbi ou 1 omni ubiquit com roket?

    jonasMT, as basestations funcionam bem sim, não to falando mal, mas apenas dizendo sobre o vazamento de rf e perca de energia entre o rádio e sua antena, gerando assim, interferência em seus próprios APs, não to fazendo propaganda da Computech, mas veja como as antenas são blindadas.