+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual a melhor configuração para Rockt M5 + Setorial Ubiquiti ? 5.8Ghz

    Amigos, meus equipamentos chegaram, estou com 01 Rockt M5 e 01 BaseStation 5.8 90º 19DBI ubiquiti, agora eu vou passar para o segundo passo, configuração e fixação da antena. Fixar a antena é moleza, tenho todos os suportes e etc, mais estou bem preucupado com a config que irei aplicar no rockt m5. Vou atender um condominio, visada total, os kits clientes não serão da ubiquiti e sim da intelbras (wom 5000), nao sei fazer ppoe nem autenticação por mk auth (nem sei oque é isso), a unica maneira que sei fazer é: Vou criar uma rede simples, com criptografia e vou amarrar o ip do kit cliente ao mac, assim eu amarro tudo dentro do MK, depois vou em queue e vou lá adicionar um tx/rx para aquele ip (a wom 5000 do cliente). estou pensando em fazer um hotspot, mais tbm nao sei muito bem, entao venho pedir alguns conselhos se vcs que já são experientes, estou começando agora e ainda tenho muito oque aprender. abraços e a todos e desde já agradeço a quem me ajudar e responder este meu tópico.

  2. #2

    Padrão Re: Qual a melhor configuração para Rockt M5 + Setorial Ubiquiti ? 5.8Ghz

    Sobre configuração do Rocket.
    Comece por aqui: https://under-linux.org/showthread.php?t=147398

    De uma boa lida e entenda as limitações de cada faixa de canal pertencentes ao 5Ghz.

  3. #3

    Padrão Re: Qual a melhor configuração para Rockt M5 + Setorial Ubiquiti ? 5.8Ghz

    Amigo, para começar vc comprou um kit ubnt e vai usar intelbras nos clientes já é um erro, deste modo vc não vai poder usar o protocolo airmax da ubnt. Já que vc comprou kit ubnt coloque nos clientes ubnt. Se precisar de dica para configuração tanto de ubnt quanto mk me add [email protected].

  4. #4

    Padrão Re: Qual a melhor configuração para Rockt M5 + Setorial Ubiquiti ? 5.8Ghz

    Citação Postado originalmente por debritto Ver Post
    Amigo, para começar vc comprou um kit ubnt e vai usar intelbras nos clientes já é um erro, deste modo vc não vai poder usar o protocolo airmax da ubnt. Já que vc comprou kit ubnt coloque nos clientes ubnt. Se precisar de dica para configuração tanto de ubnt quanto mk me add [email protected].
    entao, mais eu nao consigo comprar os kits clientes da ubnt... estão caros.

  5. #5

    Padrão Re: Qual a melhor configuração para Rockt M5 + Setorial Ubiquiti ? 5.8Ghz

    Citação Postado originalmente por debritto Ver Post
    Amigo, para começar vc comprou um kit ubnt e vai usar intelbras nos clientes já é um erro, deste modo vc não vai poder usar o protocolo airmax da ubnt. Já que vc comprou kit ubnt coloque nos clientes ubnt. Se precisar de dica para configuração tanto de ubnt quanto mk me add [email protected].
    Tem quem defenda, eu (e muitos que conheço) tem opinião diferente.

    Nunca se sabe quando uma empresa pode simplesmente, parar de vender/fabricar.
    Nunca se sabe quando faltará equipamentos ou se os preços vão subir assustadoramente, a ponto de inviabilizar a compra.

    Por esses e outros motivos, Preferimos usar eles em N puro (sem protocolo proprietário) e manter a compatibilidade com varios outros equipamentos.

  6. #6

    Padrão Re: Qual a melhor configuração para Rockt M5 + Setorial Ubiquiti ? 5.8Ghz

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Tem quem defenda, eu (e muitos que conheço) tem opinião diferente.

    Nunca se sabe quando uma empresa pode simplesmente, parar de vender/fabricar.
    Nunca se sabe quando faltará equipamentos ou se os preços vão subir assustadoramente, a ponto de inviabilizar a compra.

    Por esses e outros motivos, Preferimos usar eles em N puro (sem protocolo proprietário) e manter a compatibilidade com varios outros equipamentos.
    eu tbm penso assim, nao quero amarrar tudo ao ubnt, quero ter a livre escolha de colocar o equipamento que eu quiser para receber o sinal, minhas duvidas sobre o rockt é: qual o modo que eu deixo ? estação ou ap ? estou em busca de dicas que possam me ajuda a montar uma boa rede com um bom desempenho, nao vou usar aixmax por que nao serão todos os clientes que receberam uma nanoloco m5... eu vou ter que tirar do meu bolso o equipamento pois a area que eu vou cobrir eh de pessoas muito carentes e eu vou ganhar somente na mensalidade mesmo...

  7. #7

    Padrão Re: Qual a melhor configuração para Rockt M5 + Setorial Ubiquiti ? 5.8Ghz

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    AP!

    Estação você coloca no cliente!
    valeu arthur.

    agora, queria perguntar uma coisa a vcs, com certeza alguem tem um ambiente igual ao que eu vou criar.

    Na minha casa, eu divido internet com alguns vizinhos, por isso entrei no mundo do mikrotik, minha rede não é pppoe, nem hotspot, ela se constitui de uma rede wifi normal, recebo o link na porta 1 do mk, na porta 2 eu ligo no meu pc de casa e na porta 3 eu ligo em um radio ovislink 5460 em modo bridge, os ips e controle de banda é o mk que faz, o radinho apenas libera o sinal para meus vizinhos pertos, eu amarro o ip ao mac pela tabela arp e leases, coloquei reply-only na interface que uso a wifi, nao deixo visivel a ssid e o controle de banda é feito pelo queue do mk, só assim eu consegui fazer, nao conheço outro método mais sei que existe. vou "portar" esta minha configuração para o meu provedorzinho, na porta 1 vou receber o link, na porta 2 vou ligar o rockt com a station, no rockt vou colocar ele como ap igual nosso amigo arthur disse, vou escondar a ssid, vou determinar mais ou menos 4km de area pois o condominio que eu quero atender esta a 3km mais ou menos, depois nos clientes vou conectar o kit cliente ao rockt, dai eu volto no rockt e amarro aquele kit cliente a um ip, amarro tbm a mac daquele kit cliente ao ip que eu dei e no queue eu dou uma velocidade para aquele ip. oque vcs acham ? esta boa assim ? ou vcs usam de outra forma ?

  8. #8

    Padrão Re: Qual a melhor configuração para Rockt M5 + Setorial Ubiquiti ? 5.8Ghz

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Tem quem defenda, eu (e muitos que conheço) tem opinião diferente.

    Nunca se sabe quando uma empresa pode simplesmente, parar de vender/fabricar.
    Nunca se sabe quando faltará equipamentos ou se os preços vão subir assustadoramente, a ponto de inviabilizar a compra.

    Por esses e outros motivos, Preferimos usar eles em N puro (sem protocolo proprietário) e manter a compatibilidade com varios outros equipamentos.

    Com certeza meu amigo vendo por esse lado vc tem absoluta razão, mais como hoje o 5,8 ficou tão popular dependendo do local já esta igual a 2,4 ghz a poluição esses protocolos proprietários fazem um diferencial na estabilidade da rede. Mais vc tem absoluta razão no seu ponto de vista, mais trabalhar com TI é complicado dependendo a região etc, se todos fizessem oque vc postou a respeito de qual faixa usar etc seria bem melhor trabalhar com via radio.