Olá!
Não irei defender nem atacar os WOM-5000, simplesmente vou dar o relato dos acontecimentos de quem está com 70 unidades em uso na rede!
Inicialmente comprei 10 pçs WOM-5000, tive problemas para conecta-los em nossas bases pois usávamos SSID ocultos, entrei em contato com o suporte Intelbras e eles alegaram que o problema já havia sido corrigido na versão 3.1 do firmware, digo que até o presente momento ainda tenho dificuldades com este fato dentro da rede... alguns conectam outros não... mesmo utilizando o firmware 3.2, resumindo ativei o SSID das bases para solucionar o problema, porem afirmo que fora este fato não existe mais nada que desabone estes equipamentos se instalados até 1,2KM das bases, e respeitando regras básicas de configuração, hoje vendo planos de 1, 3 e 5Megas, não existe cliente que a gente não faça testes antes de finalizar a instalação e não existe cliente que não esteja passando no minimo 10 Megas quando apagamos a Queue no MK para o teste.
Do meu ponto de vista alguns tem dificuldades com o equipamento por que querem utilizá-los por exemplo conectados a uma Base Station da Ubiquiti, onde a abertura vertical é de 2 graus, onde o wom-5000 se conecta por lóbulos secundários da antena, gerando estes transtornos, "com o LOCO M5 e Airmax ativado existe uma correção por conta do protocolo proprietário".
Ou então quer conectar a 3 km de distancia da base,pois ele considera os 20db de potencia da base station + 27 db do Rocket... cada caso é um caso e tem que ser analisado com calma antes de simplesmente meter o pau.... inclusive se verificarem aqui no fórum eu fui um dos que reclamou do WOM-5000, e hoje posso dizer que estou satisfeito com os rádios....
Aqui nas bases utilizo somente bullet M5 com Setoriais polarização unica OIW, pelo motivo de que a abertura vertical das OIW é maior que muitos outros fabricantes!
Continuarei utilizando os WOM-5000 nos clientes até 1,2KM, pois considero o custo benéfico muito satisfatório e continuarei utilizando Airgrid M5 nos clientes acima destas distancias, não é receita de bolo porem comigo está dando certo!
fica ai o meu relato!
tenham todos um ótimo fim de Semana!