Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Thumbs up SERVIDOR REDUNDANTE - BGP - PPOE - BLOCO IP (Route eflector)

Olá pessoal,

Estou montando redundancia fisica do CORE/BACKBONE, quero que este novo ponto seja um espelho do principal, ou seja, tudo que eu faça no PRIMARIO seja atualizado no SECUNDARIO, e caso venha á ficar fora/inoperante o secundario assuma totalmente a rede (os CORE serão interligados na rede interna).

Tenho ASN, então com BGP vi que não é um bicho de sete cabeças fazer o espelho (com BGP Reflector), neste caso tenho dois link com operadoras diferentes, ambas abordam esses pontos dos CORE. Se atuasse apenas com clientes Corporativos e Provedores já estava resolvido, sendo que apenas iria setar o bloco ip para cada cliente.

Como esta a rede atual (o espelho seria igual)
    Serv. BGP >>>> Serv. Corp >>>> Serv. Residencial
    VVV VVV
    --------------------
    VVV
    CLIENTES

Funções:
    - Serv. BGP: apenas fecha sessão com as operadoras e define melhor rota de saida;
    - Serv. Corporativo: Faz a quebra do bloco IP e é o gateway de cada bloco;
    - Serv. Residencial: recebe os blocos pré definidos e distribui aos clientes residenciais.

Minha dúvida é como fazer espelho nos Servidores Corporativo e Residencial, sendo que eles possuem IPs Válido.

Algume me dá uma luz, rss

Grato.
    Anderson

Padrão Re: SERVIDOR REDUNDANTE - BGP - PPOE - BLOCO IP (Route eflector)

Amigo, esses servidores(bgp, resi, corp) estao rodando o que, mikrotik?

Citação Postado originalmente por felipeandrade55 Ver Post
    Amigo, esses servidores(bgp, resi, corp) estao rodando o que, mikrotik?
    São todos MK.

Anderson

Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Você quer algo como VRRP?
    Não conhecia esta protocolo VRRP (Virtual Router Redundancy Protocol), vi que tambem tem o HSRP (Hot Standby Router Protocol).

Basicamento o que pretendo que os servidores assumam a rede em caso que falhas do primário, e o mais importante, que mantenha atualizado com as informações do PRIMARIOS.

Obs: se tiver alguma documentação para que possa entender e aplicar ficaria grato.

Anderson

VRRP resolve seu problema em partes, até onde sei ele não replica as configurações de um router para o outro, ou seja, ele faz a redundância mas se alterar algo no roteador A, ele não envia as mudanças para o B, não tenho certeza disso, vou procurar me orientar e dou um retorno, pode ser que um dos amigos aqui do fórum saiba sobre o assunto, alguma dica @interhome ?

Vou estudar a implantação do protocolo VRRP.

Alguem tem conhecimento de como posso fazer a atualização das informações aos Servidores SECUNDARIOS.

Grato.
    Anderson