+ Responder ao Tópico



  1. #25

    Padrão Re: CCQ baixo da Intelbrás, erro gráfico???

    @GuileW Então resumindo: Você quer dizer que a qualidade da conexão (CCQ) do Wom 5000 realmente cai mais do que os outros, mas o throughput no wom não cai tanto quanto os concorrentes, não é isso? Entendi assim.
    Vejo problema na questão do calculo que é passado para o tecnico na hora da instalação, por exemplo: O cara vai la instala o equipamento, faz teste de ping, teste de velocidade e verifica o CCQ, estando tudo em ordem o tecnico finaliza, mas sempre olha la o ccq em 100% e tem uma garantia que o cliente foi bem instalado, como nessa foto Anexo 60283 de um cliente que foi instalado a 500m da torre com wom mimo. 100% ccq mesmo em local com bastante interferência. Pergunto: como vou passar para um técnico de instalação que tudo que ele aprendeu no curso de wireless (ccq 100% significa instalação boa) tem que ser reaprendida? como ele vai fazer esse calculo na hora?

  2. #26

    Padrão Re: CCQ baixo da Intelbrás, erro gráfico???

    @FMANDU Não, quase isso... Essa discussão e o relatório sobre o CCQ são para mostrar que o CCQ não tem um padrão de cálculo definido e cada fabricante faz do seu jeito. Se você tiver um tempo, leia o relatório com calma e se quiser, assista os vídeos dos cenários demonstrando como foi feito. Principalmente os cenários 5-x que mostram os dados diretamente do driver de cada equipamento e mostrando como seria o CCQ em outros equipamentos aplicando-se o mesmo cálculo do CCQ do WOM 5000 (das versões testadas no relatório). Lá vai mostrar como seria o CCQ e qual o CCQ informado para o usuário, provando que existe esta diferença de cálculo.

    O que tem que ficar claro é que, obviamente, quanto maior o CCQ melhor é a qualidade em todos os casos. O fato é que, se o fabricante X calcula o CCQ de um jeito e o fabricante Y calcula de outro jeito, você não tem como dizer qual deles é melhor sem conhecer como são calculados!

    Exemplo: O CCQ do fabricante X está em 90% e do fabricante Y está em 60%. Como saber qual dos dois é melhor se você não sabe como são calculados? Nesse exemplo, os dois fabricantes podem estar oferecendo exatamente o mesmo desempenho! Essa é a questão chave.

    Você não tem que reaprender, somente se adaptar e saber que com o equipamento Y, um CCQ de 60% é tão bom quanto 90% do equipamento X.



  3. #27

    Padrão Re: CCQ baixo da Intelbrás, erro gráfico???

    @GuileW li com calma e vi todos os videos. Acho que consegui entender o que vocês querem passar. E minha conclusão (posso esta errado) é que mesmo com uma conexão otima, passando a banda necessária e estabilidade de 100% entre CPE e AP, a Wom 5000 pode mostrar um ccq bem baixo, o que pode (e esta) nos levar ao erro sobre o equipamento. Por que isso vai contra tudo que estamos fazendo ao longo de muitos anos (ccq 100% = conexão boa / ccq - 100% = ha algo errado). Eu mesmo tenho por base uma boa conexão ap/cliente o ccq + snr + sinal ap/cliente - 68 pra cima. E isso desde dos tempos que eu usasa pc ap e zinwell nas torres. Por que intelbras que "se meteu" agora nesse mercado não adotou a mesma logica dos outros fabricantes, será que ela não pensou que isso traria tantas coisas negativas? Em todo fórum de redes se vê gente falando mal do WOM 5000 e não é pouco, hoje nesse mercado WIFI é o produto mais mal avaliado justamente por causa desses "erros". Por que a intelbras não trata o ccq com a mesma logica dos outros fabricantes? tenho certeza que iria dar uma outra credibilidade para o produto.

  4. #28

    Padrão Re: CCQ baixo da Intelbrás, erro gráfico???

    @FMANDU Você pode até ter lido com calma, mas pelo jeito não percebeu o poder da manipulação de uma informação.

    Não vou entrar em detalhes aqui sobre o porquê disso ou daquilo. Vamos nos ater aos fatos.

    1- Em nenhum momento essa questão do CCQ vai contra ao que você faz. Quanto mais perto de 100% melhor. Sempre foi assim, nunca foi diferente.

    2- Percebeu que nos testes do cenário 5-x, estamos lidando com 3 fabricantes diferentes? Se sim, percebeu que o mesmo cálculo aplicado aos 3 fabricantes deram 3 resultados diferentes?
    Percebeu também que somente um dos fabricantes teve seu CCQ muito acima dos demais?
    Vamos relembrar:
    - WOM com CCQ sendo informado em 46,73% e o cálculo mostra o mesmo valor segundo os dados do driver;
    - Fabricante A informando 92% de CCQ. Pegando os dados do driver e utilizando a mesma fórmula matemática do WOM, resultado = 58,19%;
    - Fabricante B informando CCQ em 27%. Com os dados do driver e fórmula do WOM, resultado = 31,60%.
    3 fabricantes, 3 lógicas diferentes. Então, cadê a mesma lógica de outros fabricantes?

    3- Não estamos discutindo o que seria considerado certo ou errado. Tudo depende do ponto de vista da análise.

    Procure o conhecimento, questione, estude. Não siga a determinados fatos cegamente. Se a natureza humana ficasse enraizada sempre nos mesmos conceitos, a Terra seria plana até hoje.



  5. #29

    Padrão Re: CCQ baixo da Intelbrás, erro gráfico???

    @GuileW
    Vamos falar abertamente ja que você não tem nada que mostre representar a intelbras, então vamos tratar com nomes os fabricantes do teste. UBNT e MK.

    Como você diz: utilizando a mesma fórmula matemática do WOM. Então é como se esses fabricantes os quais confiamos a muitos anos nos enganassem e a formula do wom fosse a correta e a dos outros falsa e enganosa. É como se centenas de pessoas que estão reclamando, estivessem erradas.

    O problema acontece em operação e você pode comprovar isso, vá a 2km de distancia do POP, leve uma stx e um WOM e veja a diferença, não de sinal, mas de estabilidade. O wom 5000 mostra uma porcentagem bem menor de ccq se comparado com a stx (mas tudo bem de acordo com os testes da Intelbras, ja que a forma de calculo é diferente). Mas na pratica nos podemos ver que tem uma queda drástica de performance em relação ao outro equipamento, nessa queda nos olhamos logo o ccq e não achamos outra justificativa.
    Se for entregar 1 ou 2M para cliente quase não ha percepção para o mesmo, mas se for para entregar 4 ou 5M ai já não da, essa oscilação faz todo a diferença.

  6. #30

    Padrão Re: CCQ baixo da Intelbrás, erro gráfico???

    @FMANDU
    Blz, não vou continuar com essa discussão. Afinal, cada um interpreta o que lê a sua forma.

    Só esclarecimentos finais para não ficar nenhum mal entendido:
    Disse sim utilizando a mesma fórmula do WOM pq esta é conhecida. Como não sei a dos outros, não posso utilizá-las para comparação. Se soubesse usaria e o efeito seria exatamente o mesmo. Não importa a fórmula. A questão é o resultado final que serve para provar o que tenho dito desde o início: CCQ não é padrão, cada fabricante calcula a sua maneira e isso pode levar a erros de interpretação.
    Em nenhum momento foi falado que os outros estão errados. O erro está em comparar coisas diferentes sem saber.

    Se você não está satisfeito ou não está tendo resultado esperado, OK. Isso é outra história. Mas assim como tem gente falando mal do WOM, tem gente falando muito bem também. Cada caso é um caso e cada um sabe o que é melhor para si.

    Abraço e boa noite.