Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Pessoal, estou com o seguinte problema:
    estou comercializando planos de 2Mb a 8Mb
    trabalho com a linha M da ubiquiti, distribuição feita com rocket M5 e clientes misto de airgrid e nano m5 loco.

    pois bem, 80% do tempo está tudo ok, mas nos horário de picko meus clientes não estão recebendo a banda certa, tá causando lentidão na rede.

    Os rockets estão trabalhando com 40 clientes simultâneos mais ou menos e estranhamente não trafegam mais do 20Mb cada distribuição.

    Procurei no fórum algum equipamento que atenda minha demanda, algo que eu consiga conectar 50~60 clientes simultâneos com tráfego em torno de 50Mb, mas não encontrei. Alguém que trabalhe com planos nessa faixa de velocidade e tenha experiencia nesse caso poderia me auxiliar?

    desde já grato pelo tempo disponibilizado para ler.

  2. #2

    Padrão

    Boa noite amigo. Conseguir conectar, você consegue até 80 clientes se quiser. Agora navegando e consumindo banda é outra estória. Todas estas 40 instalações estão com bom nível de sinal TORRE > CLIENTE e CLIENTE > TORRE ? Como está o CCQ destas instalações? Ao conectar clientes com airgrid em um AP MIMO você perde metade da capacidade da célula. Se possível depois mude, deixe um AP SISO para atender aos clientes distantes. O ideal seria um nanobeam 22, mas sabemos que é caro.
    Se possível faça um teste. Em um horário de pouco tráfego, escolha um cliente com bom sinal, zona de fresnel livre, ccq 100% e faça testes de banda. Veja quanto o AP consegue entregar, pode até ser aquele teste da UBNT. Depois deixe apenas este cliente conectado ao AP e refaça as medições. A ideia é que instalações ruins atrapalham o desempenho de toda a célula. Minha rede é pequena, e o meu maior plano é 2MB. Durante a madrugada deixo uma velocidade maior para escoar o tráfego de porcarias. Com um simples Nano loco M5 e 18 clientes conectados, consigo entregar 30~40 megas nestes horários de velocidade extra. Acredito que poderia conseguir mais, pois em meus APs uso no máximo MCS12 e no cliente MCS8. Para os planos que vendo dá e sobra.

  3. #3

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Esta está parecendo protocolo proprietário. Desative - o. Realize testes e poste aqui o resultado.

  4. #4

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    A curto prazo o ideal seria dividir essa celula e deixar as nanos em uma e as airgrids em outra. Mas a medio prazo, eh bom começar a pesquisar outra solução. Se hoje ta dificil trabalhar com radio, por causa do aumento das velocidades , imagina daqui um ou dois anos?

  5. #5

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Vc pode tentar ac com mikrotik.
    Mas sinceramente amigo,eu não acredito que que via wireless consegue-se bandas e tráfego alto em aps.
    Minha rede é toda via wireless e já desisti.
    Se for para entregar planos de altos terei que cabear.

  6. #6

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Pelo título do tópico você está disposto a investir bem...
    Com AC ainda continua nos protocolos tradicionais do 802.11 e o futuro não se sabe o que vai acontecer.
    Com este você estará um patamar acima..

    Não é tão barato, mas pelos relatos funciona. O caro que se torna barato.... pela tranquilidade de quem reporta o uso com sucesso

    https://under-linux.org/showthread.php?t=180784

  7. #7

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Citação Postado originalmente por nilmar1105 Ver Post
    Pessoal, estou com o seguinte problema:
    estou comercializando planos de 2Mb a 8Mb
    trabalho com a linha M da ubiquiti, distribuição feita com rocket M5 e clientes misto de airgrid e nano m5 loco.

    pois bem, 80% do tempo está tudo ok, mas nos horário de picko meus clientes não estão recebendo a banda certa, tá causando lentidão na rede.

    Os rockets estão trabalhando com 40 clientes simultâneos mais ou menos e estranhamente não trafegam mais do 20Mb cada distribuição.

    Procurei no fórum algum equipamento que atenda minha demanda, algo que eu consiga conectar 50~60 clientes simultâneos com tráfego em torno de 50Mb, mas não encontrei. Alguém que trabalhe com planos nessa faixa de velocidade e tenha experiencia nesse caso poderia me auxiliar?

    desde já grato pelo tempo disponibilizado para ler.
    Tem outro provedor na area? o que lhe faz pensar que é o equipamento? verifico a capacidade de processamento em horario pico?

  8. #8

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Eu tenho um cenario parecido com o Seu. Em torno de 40 a 50 clientes por célula e trafego de no maximo ums 25 megas por célula. Aqui uso RB9 912 no AP e uso somente nanobeam nos clientes.

    Actedito q nao tem nada de errado nas configurações e esse é o limite do equipamento mesmo. Se quiser aumentar as velocidades vai ter q diminuir o número de clientes por AP e aumentar a quantidade de AP por torre.

    Pra resolver de forma mais emergencial esse é o caminho. Mas pense seriamente em passar fibra ótica. Aqui vou ativar minha rede FTTH ate o fim do ano e pretendo deixar os radios para a area rural e planos de ate 3 Mbps.

  9. #9

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Amigo, com esses planos você só terá sucesso utilizando a linha ePMP da Cambium Networks.

    Aqui mesmo eu entrego planos de 25mbps de down por 5mbps de up. Tenho no momento 20 clientes neste setor de "entrega-testa" (preciso atualizar o topico que falo disso inclusive). Zero problemas.

    Conheço 2 outros provedores (os quais não autorizaram a divulgação dos seus nomes) um com 105 clientes no setor com planos de 10mbps e outro com 120 (sim, cento e vinte) no setor ou seja, no limite máximo.

    ePMP é a melhor relação custo x beneficio.

  10. #10

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Gostei amigo.
    Mas fale um pouco mais sobre Cambium Networks.
    Valores etc.

  11. #11

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Gostei amigo.
    Mas fale um pouco mais sobre Cambium Networks.
    Valores etc.
    @brunocemeru é coisa para caramba rs!

    Dá uma familiarizada com eles um pouco nos dois links abaixo escritos por mim e se tiver duvida me dá um toque, chama no skype, e te ajudo no que for necessário.

    https://under-linux.org/showthread.php?t=180784

    https://under-linux.org/showthread.php?t=179535 - esse eu preciso atualizar mas como estou escrevendo mais um review para postar aqui vai ficar mais pro fim da semana.

    Quanto a valores da linha:

    www.connectivitatelecom.com.br/epmp

  12. #12

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Minha opniao. Se estiver afim mesmo de gastar dinheiro compre algo que realmente vai te atender. A cambium é uma empresa fundada por ex funcionários da MOTOROLA. Pegaram a tecnologia pegaram o hardware e montaram a cambium. Porém se você quer trabalhar com protocolo próprio e está afim de gastar dinheiro jogue fora a cambium e compre RUCKUS

  13. #13

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Valeu amigo.

  14. #14

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    rimaraujo, conte um pouco sobre sua experiência pessoal com Ruckus. Quantos clientes e qual a banda que cada AP suporta?

  15. #15

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Citação Postado originalmente por rimaraujo Ver Post
    Minha opniao. Se estiver afim mesmo de gastar dinheiro compre algo que realmente vai te atender. A cambium é uma empresa fundada por ex funcionários da MOTOROLA. Pegaram a tecnologia pegaram o hardware e montaram a cambium. Porém se você quer trabalhar com protocolo próprio e está afim de gastar dinheiro jogue fora a cambium e compre RUCKUS
    Amigo, você está completamente errado.

    A Cambium é a JUNÇÃO da Divisão Canopy da Motorola com a Orthogon System. A fusão das duas formou a Cambium Networks.

    Ruckus é muito forte em projetos Wireless 802.11 de grande densidade. Desconheço a aplicação para o mercado de provedores. Se for para usar 802.11 (protocolo que não foi desenhado para aplicação outdoor de provedores) vai de Mikrotik mesmo.

  16. #16

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Ruckus é uma solução que comporta até 225MB de banda por equipamento.
    Gerencia até 500 conexões simultâneas Por AP. Tem 32db em 5.8 e 30db em 2.4.
    É um equipamento que trabalha com auto sincronização e empilhamento por pear. Se quer ter 500, 1000, 10.000, 100.000 acessos simultâneos. Vai de ruckus.

  17. #17

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Citação Postado originalmente por rimaraujo Ver Post
    Ruckus é uma solução que comporta até 225MB de banda por equipamento.
    Gerencia até 500 conexões simultâneas Por AP. Tem 32db em 5.8 e 30db em 2.4.
    É um equipamento que trabalha com auto sincronização e empilhamento por pear. Se quer ter 500, 1000, 10.000, 100.000 acessos simultâneos. Vai de ruckus.
    @rimaraujo vc tem aplicação prática nesses aps? Se sim, me diga como tah tua rede ruckus na prática...
    desde já grato

  18. #18

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Sim. Conheço e tenho essa solução ativa em outros investimentos. E em breve você verá um em pleno funcionamento em um projeto a nível nacional.

  19. #19

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Se nao me engano, a NET usa equipamentos Ruckus na rede Wifi dela. Sao umas caixas brancas penduradas na cordoalha. Porem a finalidade la é outra, nao é fornecer acesso com altas velocidades. É uma opcao para o cliente usar a internet em dispositivos moveis quando esta fora de casa e desafogar a rede 3G 4G.

    Vejam o que diz nesse site:
    http://ipnews.com.br/telefoniaip/ind...Itemid=580Copa e

    Olimpíadas ampliam oportunidades.
    O Grupo Binário anunciou nesta segunda-feira (30) uma parceria com a Ruckus Wireless, empresa americana de tecnologia WiFi, para prover soluções que atendam à crescente demanda por soluções de offload 3G e 4G para o mercado de operadoras móveis.
    De acordo com Edson Cardoso, gerente de pré-vendas do Grupo Binário, a realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos no País está gerando oportunidades para empresas que fornecem a tecnologia. “A conectividade é um ponto crítico, por isso a oferta de soluções inovadoras que garantam a funcionalidade da rede é fundamental”, diz.
    “Percebemos uma alta demanda no mundo e, em especial, na América Latina por soluções WiFi mais confiáveis para ajudar a diminuir o congestionamento nas sobrecarregadas redes 3G e futuras redes 4G”, diz John Lombardi, diretor de vendas regionais para o Caribe e América Latina da Ruckus Wireless.
    O Grupo Binário irá oferecer todo o portfólio de produtos da Ruckus, incluindo as soluções de WLAN para implementação indoor, outdoor e os produtos wireless multimedia. O destaque, em termos de tecnologia, fica por conta do 3G Offload, que permite o uso do WiFi para ampliação de cobertura 3G. “A Ruckus Wireless desenvolveu uma arquitetura com o propósito de construir um sistema inteligente para provedores que cobre muitos dos desafios encontrados com a integração do WiFi a infraestrutura de um operador móvel”, diz Cardoso.
    Com a parceria, o Grupo Binário espera aumentar sua participação no segmento de operadoras móveis e atingir potenciais mercados para o uso de redes wireless.

    A Ruckus Wireless™ anuncia novos pontos de acesso (PAs) Smart Wi-Fi 802.11n para operadoras e empresas que precisem de maior desempenho, capacidade sem fio e facilidade de uso — especialmente em ambientes de alta densidade: o ZoneFlex 7982, de três fluxos, e o ZoneFlex 7321, com dois fluxos.

    Os produtos ZoneFlex 7982 e ZoneFlex 7321 ampliam as opções disponíveis no mercado de Wi-Fi, transformando a Ruckus no principal fabricante de produtos Wi-Fi para empresas e operadoras, por contar com a linha mais extensa de soluções internas e externas que garantem o maior desempenho e o melhor design, além de preços acessíveis.

    Os novos pontos de acesso Smart Wi-Fi ZoneFlex 7982 e 7321 foram desenvolvidos para empresas e operadoras de telecomunicações tendo em vista o grande número de novos usuários de dispositivos móveis sem fio e que acessam vários tipos de tráfego multimídia. Em ambientes corporativos, o Wi-Fi é usado principalmente dentro de prédios, em horário comercial. Análises de rede revelam que praticamente 80% do tráfego móvel é interno e migratório invés de realmente móvel.

    Hoje, uma das maiores preocupações é a de oferecer um desempenho consistente e conexões estáveis nesses ambientes de alta capacidade e para dispositivos móveis inteligentes que estão constantemente mudando de lugar e orientação. As variações em orientação de um dispositivo podem degradar o desempenho entre produtos WiFi em até 5 vezes, quando não possuem a capacidade de adaptar-se a essas mudanças.

  20. #20

    Padrão Re: ajuda com equipamento que suporte varios clientes simultaneos com planos pesados...

    Com isso acredito q cai por terra a história de falar que o padrão 802.11 n é inapropriado para uso externo e que para termos tranquilidade temos q usar protocolo proprietario, nao é mesmo??

    Se existe um problema ele está na qualidade do equipamento Ubnt ou Mkt e nao na padronização 802.11da IEEE.