+ Responder ao Tópico



  1. #7

    Padrão Re: Polarização

    Então está aí @abcd . Resumindo, na radioeletricidade, as duas ondas convivem e são necessárias. Senão não haveria o "milagre" da transmissão.

    Nicola Tesla, Marconi e Padre Landel de Moura eram fanatizados por esta área da física que foi estudada na teoria por Maxwell alguns anos antes.

    Há até uma polêmica a respeito de quem realmente inventou o rádio. Landel de Moura teria sido o primeiro, mas vivendo numa "província" no sul do Brasil, longe do que se considerava um centro avançado e com poucos recursos não teve a projeção necessária na época.
    Conta-se que ele inclusive propôs uma transmissão telegráfica da Ilha Naval para um navio ancorado na baia de Guanabara. Coisa que a chefia naval da época não permitiu, alegando que benefício teria isso.. e deste modo mais uma vez o "bonde passou" e ficamos a revelia da história.
    Logo depois disso, Marconi com todo aparato publicitário provou a veracidade dos estudos de Maxwell e Tesla. E tudo isso, longe dos centros científicos, encravado na província esquecida do Rio Grande do Sul, Landel de Moura já sabia de tudo isso...e tinha "inventado" os meios práticos para tornar realidade.

  2. #8



  3. #9

    Padrão Re: Polarização

    @1929 , @rubem e @icesargc obrigado pela ajuda...
    Só para finalizar, a onda elíptica, em quais frequências possuem uso comercial (direita e esquerda), pois a anatel e mc citam, mais não indicam o uso em nenhum lugar... ATT

  4. #10

    Padrão Re: Polarização

    lembro quem usava polarização circulares no Brasil era a directtv. depois nunca mais ouvi falar disso no Brasil



  5. #11

    Padrão Re: Polarização

    Citação Postado originalmente por lcesargc Ver Post
    lembro quem usava polarização circulares no Brasil era a directtv. depois nunca mais ouvi falar disso no Brasil
    Só uma correção @lcesargc, a pergunta foi em relação a ondas elípticas... Para acrescentar, a polarização circular é muito utilizada principalmente na banda C, ex: SES 6 (40,5º) e NSS 806 (47,5º).
    ATT

  6. #12

    Padrão Re: Polarização

    Até a banda KU usa pol. circular.

    Ou seja, a TV de todo mundo (Mesmo quem não tem parabólica, já que o sinal das geradoras chega até as emissoras locais via satélite) passa por polarização circular.

    Mas é um mundo bem diferente de wifi, é unidirecional e perdas de partes dos pacotes é aceitável então conseguímos usar com sinal baixo, perto do limiar inferior (Em situação onde uma mísera nuvem derruba a qualidade do sinal a ponto de ficar sem imagem). Mas em wifi todo pacote precisa ser enviado e respondido corretamente, pra cada ação de um lado existe a resposta do outro, então a qualidade geral da comunicação precisa ser duzias de vezes melhor.

    Imagem mpeg em qualidade SD (480p) via satélite gasta mal e mal 1Mbps, e é unidirecional então o chipset que recebe apenas processa o que recebe, enche o buffer e forma a imagem, ele não precisa formar o pacote de resposta (Como TV via web exige), TV via satélite é coisa muito tranquila comparado a internet via wifi.



    ============================
    Edit:
    Parece que não é regra, nem todo LNBF de banda KU usa pol. circular, não mexo muito com isso, o pouco que tenho e abri era circular, nesse estilo:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         hqdefault.jpg
Visualizações:	152
Tamanho: 	13,9 KB
ID:      	63246

    Os lineares seriam assim, com o monopolo vertical e horizontal visível sem obstrução:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         LNB_dissassembled.JPG
Visualizações:	135
Tamanho: 	1,36 MB
ID:      	63247


    Até onde eu saiba, se tem o semi-pino, é circular:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         semi.jpg
Visualizações:	180
Tamanho: 	100,1 KB
ID:      	63248

    Se se tiver o pino fora a fora é linear:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pino.jpg
Visualizações:	318
Tamanho: 	101,6 KB
ID:      	63249

    Todos os banda KU que vi eram com semi-pino, e com uma chapa de atressada na frente, tipo a primeira imagem, ou antigamente algo mais grosso tipo:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         6yo07o.jpg
Visualizações:	218
Tamanho: 	29,7 KB
ID:      	63250