+ Responder ao Tópico

Padrão Re: CCR1072 PPPoE estourando procemento

O rps você ativa na linha de comando em cada interface, não tenho que configurar nada, é só ativar.

Mas fiquei curioso... Como você fez pra descobrir que era o roteamento dinâmico o problema?

@andrecarlim

não encontrei o caminho para ativar o RPS na interface, poderia me dar um exemplo?

Não identifiquei que o problema é o roteamento dinâmico, mas sim todo o roteamento é prejudicado pelo gargalo de processamento a ponto de ficar totalmente indisponível.

Padrão

Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    amigo @avatar52 .

Obrigado pela contribuição, é a primeira vez que ouço falar dessa funcionalidade do RPS.

Vamos as minhas dúvidas:

1° - Qual seria a vantagem das versões Bugfix das tradicionais?
    (Obs.: Estou utilizando a 6.38.5, escolhi ao analisar o changlog)

2° - Não deixo todos os pacotes do meu servido ativos, apenas o que será realmente utilizado, no meu caso: advanced-tools, ipv6, ppp, routing, security e system.
    Não consegui encontrar a RPS onde o site da Mikrotik informa ( /system resource rps ), sabe me informar onde localiza-la?

3° - Que tipo de configuração realizou em RPS para conseguir otimizar o seu router?

Abraço
    1º - Não uso versões RC ou Current pois tem mais bugs que consertos, só atualizo quando realmente preciso, exemplo: Na versão bugfix atual (6.38.7) os servidores PPPoE ficam em vermelho logo após serem adicionados, só voltam a ficar "black" após reboot total da caixa. Não vou atualizar para a current pois esse bug ainda não me incomoda, e não quero bagunçar com mais bugs. Somente na próxima bugfix irei atualizar, isso se esse bug for corrigido.

2º e 3º - /system resources irq rps [TAB]

ou seja, corrigem um bug e aparece outro... Por isso também compartilho a ideia de que time que está ganhando não se mexe. Temos que parar por esta obsessão por ter a última versão..para tudo

Amigos,

Como o problema está incomodando, tomamos uma medida mais forte.

Realizamos a troca do autenticador PPPoE CCR1072 (versão 6.38.5) por outra CCR1072 (versão 6.38.7 BugFix).

Teste:
    CCR1072 (versão 6.38.5) - ao desautenticar 50 cliente ao mesmo tempo = gargalo de processamento
    CCR1072 (versão 6.38.7 BugFix) - ao desautenticar 500 clientes ao mesmo tempo = (leve aumento de processamento (comportamento normal)

Como o problema já era recorrente preferimos pecar por excesso. Agora com calma vamos testar a CCR1072 retirada. Não conseguimos concluir se o problema foi Hardware ou versão. Na minha opnião aposto em versão, e vocês?

Quanto ao RPS não realizei alteração continuando no padrão desativado. Acreditam que há melhora de performace quando ativado?

Eu tive inúmeros problemas com versões do RouterOS, e sosseguei nas BugFix (analiso bem o release note antes).

Se você tem um número muito grande de autenticações e PPS, compensa sim ativar o RPS nos 72 núcleos do teu roteador.