Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Clientes com 16 km de distância da OLT

    Bom dia. Tenho uma dúvida, é possível na prática alimentar 1 spliter 1:8 há 14 km de distância da OLT, com cabo drop(14 km), sem que ocorra perdas significativas pra para atender em torno de 60 clientes, onde os mesmos estarão divididos em 8 CTOs, com banda entre 4 a 10 megas cada um?
    Na teoria era pra funcionar, mas nunca vi na prática.
    Se alguém viu, ou puder ratificar essa questão, agradeço.

  2. #2

    Padrão Re: Clientes com 16 km de distância da OLT

    DROP?

    Vai funcionar até um bater a escada perto, se for drop figura 8 ainda pode até ser que vai ter menos problema, mas para esta distancia somente via cabo AS, por questão de alguem atenuar seu cabo.

  3. #3

    Padrão Re: Clientes com 16 km de distância da OLT

    Entendi, obrigado.

  4. #4

    Padrão Re: Clientes com 16 km de distância da OLT

    Me parece pelas especificações do cabo que ele não vai atender nesta distância. Não pela fragilidade em si do cabo com relação a acidentes.

    Pelo que li , os fabricantes falam em atender no máximo a 400m de distância e vãos máximo de 80 metros para os cabos autosustentáveis. A atenuação seria pela própria característica do cabo e não propriamente pela fragilidade. Mas há relatos em tópicos aqui que falaram em 3km sem problema de atenuação.

    Se o problema for escada causando acidente, isso pode acontecer em 14 km como pode acontecer em 100m.

  5. #5

    Padrão Re: Clientes com 16 km de distância da OLT

    Bom Dia , aki fiz uma lance de 11KM e deu perca de 0.02 do no final do cabo.

    Att

  6. #6
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Clientes com 16 km de distância da OLT

    funciona porém o cabo é frágil
    a questão de atenuação é igual pra toda fibra 0,40 DB por km
    tem uns cabos que perde mais tem uns que perde menos
    o grande problema é a fragilidade em 14 km tem alguns metros pra um simples eletricista pisar no colo do cabo já era

  7. #7
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Clientes com 16 km de distância da OLT

    Citação Postado originalmente por arrjnet Ver Post
    Bom Dia , aki fiz uma lance de 11KM e deu perca de 0.02 do no final do cabo.

    Att
    eita e a perca nativa do cabo como fica que marca é este drop ???? pq em 11 km no minimo 3 a 4 db era de perca do propário cabo

  8. #8

    Padrão Re: Clientes com 16 km de distância da OLT

    Legal. É um lugar bem remoto, com baixo risco. Pela experiência sua, na ponta desse trecho entro com o spliter ?
    O raio em torno do Spliter, é de um km e atendo todos os clientes.

  9. #9

    Padrão Re: Clientes com 16 km de distância da OLT

    Certo. Quanto ao acidente, também concordo com você.

  10. #10

    Padrão Re: Clientes com 16 km de distância da OLT

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    funciona porém o cabo é frágil
    a questão de atenuação é igual pra toda fibra 0,40 DB por km
    tem uns cabos que perde mais tem uns que perde menos
    o grande problema é a fragilidade em 14 km tem alguns metros pra um simples eletricista pisar no colo do cabo já era
    @Bruno, no caso de acidente tanto faz se é 11km ou 400m. Só o risco é maior por causa da extensão maior que tem mais probabilidade, né? Eu me refiro a questão da atenuação própria do cabo. Lendo especificações não achei nenhum drop com extensão maior que 400m e 80 m por vão nas especificações. Mas li relatos práticos que confirmam distancias maiores.
    Daí a minha dúvida.

  11. #11

    Padrão Re: Clientes com 16 km de distância da OLT

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    @Bruno, no caso de acidente tanto faz se é 11km ou 400m. Só o risco é maior por causa da extensão maior que tem mais probabilidade, né? Eu me refiro a questão da atenuação própria do cabo. Lendo especificações não achei nenhum drop com extensão maior que 400m e 80 m por vão nas especificações. Mas li relatos práticos que confirmam distancias maiores.
    Daí a minha dúvida.
    Nunca encontrei limitação de km na fibra óptica G.657.A1.
    Ela é comparável a G.652.D, mas podendo ter uma maior curvatura.
    Essa limitação de 400m para ela desconheço.
    A ZTT aconselha a usar os drops no máximo a 400m das CTOs, mas não informa que isso é devido ao modelo da Fibra.

  12. #12

    Padrão Re: Clientes com 16 km de distância da OLT

    Citação Postado originalmente por cometa Ver Post
    Nunca encontrei limitação de km na fibra óptica G.657.A1.
    Ela é comparável a G.652.D, mas podendo ter uma maior curvatura.
    Essa limitação de 400m para ela desconheço.
    A ZTT aconselha a usar os drops no máximo a 400m das CTOs, mas não informa que isso é devido ao modelo da Fibra.
    Então não desconhece, pois é exatamente esta recomendação dos fabricantes que comentei. E comentei também que há relatos de extensões bem maiores sem problemas de atenuação...

  13. #13

    Padrão Re: Clientes com 16 km de distância da OLT

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Então não desconhece, pois é exatamente esta recomendação dos fabricantes que comentei. E comentei também que há relatos de extensões bem maiores sem problemas de atenuação...
    Eu desconheço a limitação da fibra óptica G.657.A1 para uso de no máximo 400m.
    Se a construção do cabo do fabricante X limita o modelo já é outra história.
    Furukawa, Cablena e Fibracem não informa limitação.
    A limitação de 1km fica para o modelo G.657.B3, que não possui as mesma especificações da G.652.D.
    Mas é um cabo feito para última milha né, então ...

  14. #14

    Padrão Re: Clientes com 16 km de distância da OLT

    Citação Postado originalmente por arrjnet Ver Post
    Bom Dia , aki fiz uma lance de 11KM e deu perca de 0.02 do no final do cabo.

    Att
    11km usando bobinas de 2km, são 5 fusões no mínimo né!
    Então 0.02 no final é foda kkkkkk. OTDR aí tá maluquinho kkkkkk

  15. #15
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Clientes com 16 km de distância da OLT

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    @Bruno, no caso de acidente tanto faz se é 11km ou 400m. Só o risco é maior por causa da extensão maior que tem mais probabilidade, né? Eu me refiro a questão da atenuação própria do cabo. Lendo especificações não achei nenhum drop com extensão maior que 400m e 80 m por vão nas especificações. Mas li relatos práticos que confirmam distancias maiores.
    Daí a minha dúvida.
    @1929 cabo drop com vão maior que 80 metros eu também nuca vi agora com mais de 400 metros isto eu vi e funciona normal, afinal a fibra que compõe o cabo drop é a mesma de um cabo de 72FO as 120 as 200 as 500. o que muda do drop pra outros cabos é o revestimento, elemento, tração, etc
    é claro que tem uns drop que contem mais polietileno, e plásticos etc que faz sua atenuação por metro ser maior de alguns drop feito com material de mais qualidade.
    mais este lance de 400 metros quem saiu com esta foi a furukawa em seus cursos
    forçando o pessoal criar mais rede usando mais cabo (mais caro) usando mais caixas de atendimento (600 pila uma caixa da furukawa) etc

  16. #16
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Clientes com 16 km de distância da OLT

    Citação Postado originalmente por cometa Ver Post
    Eu desconheço a limitação da fibra óptica G.657.A1 para uso de no máximo 400m.
    Se a construção do cabo do fabricante X limita o modelo já é outra história.
    furukawa, Cablena e Fibracem não informa limitação.
    A limitação de 1km fica para o modelo G.657.B3, que não possui as mesma especificações da G.652.D.
    Mas é um cabo feito para última milha né, então ...
    A furukawa recomenda uso maximo de drop em 150 metros ta na provinha deles de certificação

    cablena, prysmian etc não tem nada disto não.

    O povo ta acostumado com fibra MM (multi modo) esta sim independente se é drop, cordão, cabo tem suas limitações

  17. #17

    Padrão Re: Clientes com 16 km de distância da OLT

    Estamos chegando num consenso pessoal.

    O tópico é sobre o drop. E os fabricantes é que falaram em 400m. Mas tem tópico aqui onde já foi citado distância bem maiores. Por isso a dúvida.
    Agora este de 0.02 de atenuação nesta distância ficou estranho mesmo... como o @cometa trouxe a atenção.

  18. #18

    Padrão Re: Clientes com 16 km de distância da OLT

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Estamos chegando num consenso pessoal.

    O tópico é sobre o drop. E os fabricantes é que falaram em 400m. Mas tem tópico aqui onde já foi citado distância bem maiores. Por isso a dúvida.
    Agora este de 0.02 de atenuação nesta distância ficou estranho mesmo... como o @cometa trouxe a atenção.
    Resumindo de forma bem didática.
    É um cabo feito para uso na LAST MILE !

    Funciona para distâncias maiores ?
    Sim, funciona.

    É o recomendado ?
    Não.
    Faça por sua conta e riscos. ( se for fazer, passe um OTDR ).
    Porque usar Drop de forma não recomendada, e ainda não passar um OTDR para ver as condições do lançamento... 🤦‍♂️

  19. #19

    Padrão Re: Clientes com 16 km de distância da OLT

    Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    Resumindo de forma bem didática.
    É um cabo feito para uso na LAST MILE !

    Funciona para distâncias maiores ?
    Sim, funciona.

    É o recomendado ?
    Não.
    Faça por sua conta e riscos. ( se for fazer, passe um OTDR ).
    Porque usar Drop de forma não recomendada, e ainda não passar um OTDR para ver as condições do lançamento... 🤦‍♂️
    Fechou com o que eu pesquisei. Fabricante não indica mas por conta e risco até vai.

  20. #20

    Padrão Re: Clientes com 16 km de distância da OLT

    OK. Obrigado pelas respostas.