Postado originalmente por
infect
Vamos lá:
Para começar, os que não tem domínio da coisa eu vou explicar mais ou menos, me corrijam se eu estiver errado.
O firmware nada mais é que um linux normal, só que a sua compilação é feita através de um cross compiler. Um cross compiler é um conjunto de compilador e bibliotecas responsáveis pela compilação de um fonte para uma determinada plataforma.
A plataforma que estas bridges (ovislink, kodama, sinwell, edimax) utiliza é a mips. só que é um tipo de mips de patente livre (um "hardware" open source). Isto torna o hardware bem barato. No caso o chip rtl8181 é um SOC da realtek semiconductors. Um SOC é um System On Chip, ele é quase uma placa mãe inteira encapsulada em um chip. No rtl8181 temos alguns devices, os mais importantes são:
01) um chip rtl8180 (wireless)
02) um ou dois chips rtl8139 (lan)
03) uma UART6550 (porta serial)
04) um processador lexra de 200mhz
no caso do rtl8186 que está chegando por aí temos:
01) um chip rtl8185 (wireless 802.11b/g e alguns 11a)
02) um ou dois chips rtl8139 (lan)
03) duas UART6550 (porta serial)
04) um processador lexra de 200mhz
alem de instruções a nível de hardware para suporte a criptografia avançada, e outras peculiaridades.
Na plaquinha onde está soldado este chip temos 1 ou 2 bancos de memória sdram de 8mb cada , e uma memória flash de 2 ou 4mb. a memória flash é como se fosse o HD da plaquinha.
Então senhores, vamos fazer o download de tudo. depois compilamos o kernel com o cross compiler. O kernel é alterado visando economia de espaço e recursos que não vamos utilizar. após compilar o kernel, compilamos os módulos de drivers e recursos de rede. depois vamos passar para os daemons como web server, ssh server, syslog se precisar , e por aí vai.
após compilar tudo é feito um filesystem de forma compactada , não entendi muito esta parte mas é feito um dump de todos os executaveis, libs e recursos do sistema operacional em um arquivinho de imagem. esta imagem é enviada para a plaquinha através de um tftp.
após ser enviado gravamos este arquivo na memória flash (momento crítico este, pois pode-se perder a plaquinha se fizer errado) e pronto. só dar boot.
mas referências pode ser encontradas em:
rtl8181.sourceforge.net
www.realtek.com.tw
dúvidas?