+ Responder ao Tópico

Padrão uma questao ficou no ar

ola pessoal ficou uma duvida eu tenho que fazer isso dividir para 2 link so que to com o seguinte problema o meu mikrotik nao pode fazer nat ..

eu tenho uma servidor em linux que ja faz tudo e quero colocar o mk entre o servidor e os clientes so que o mk deve tr uma saida para meu segundo servidor que e um link de reserva

ou seja quero poder dizer para onde o cleinte deve ir sem presisar fazer nat nem proxy nem nada so rota isso e posivel alguem poderia me ajudar no passo a passo ....

desde ja obrigado ,,,,,

Padrão Balanceamento de 2 Links de 2 Megas cada Embratel

Colegas, saudações...

tenho 4 megas (2 links de 2 megas) Embratel. Foi inicialmente configurado para trabalharem balanceados pelo roteador Cisco, de maneira que a saída já balanceada vai pra placa de Rede do Mikrotik.
    Eles trabalham em conjunto ou não, se um sobrecarregar o outro entra, ou mesmo atendem em paralelo.
    Pensei em fazer como o colega disse, colocar um deles pra navegação e o outro para o resto, tem como, é possível só alterando no Mikrotik os links já trabalhando como está hoje?
    Ou posso fazer alguma alteração para melhorar o desempenho no Mikrotik para esses links já balanceados no Cisco?
    Na opinião de vocês qual seria a melhor solução pro meu caso?

Desde já obrigado,

Flw

Padrão

Citação Postado originalmente por falcaobr Ver Post
    Colegas, saudações...

tenho 4 megas (2 links de 2 megas) Embratel. Foi inicialmente configurado para trabalharem balanceados pelo roteador Cisco, de maneira que a saída já balanceada vai pra placa de Rede do Mikrotik.
    Eles trabalham em conjunto ou não, se um sobrecarregar o outro entra, ou mesmo atendem em paralelo.
    Pensei em fazer como o colega disse, colocar um deles pra navegação e o outro para o resto, tem como, é possível só alterando no Mikrotik os links já trabalhando como está hoje?
    Ou posso fazer alguma alteração para melhorar o desempenho no Mikrotik para esses links já balanceados no Cisco?

Desde já obrigado,

Flw

se os links estão balanceados pela operadora, eles devem estar corretamente balanceados por rotas, não deve ser feita nenhuma alteração

Padrão

duas coisas para vc.
    nao tem como fazer balanceamento no mk se o balanceamento ja esta ocorrendo no seu roteador, deixa assim como esta e é melhor

outra coisa, estou a dias atraz d um consultor da embratel e nao consigo achar, tem como vc me passar o telefone de seu consultor?

Citação Postado originalmente por falcaobr Ver Post
    Colegas, saudações...

Desde já obrigado,

Flw

Padrão Duvida de iniciante

Citação Postado originalmente por ederjohann Ver Post
    achei isso na net, testei e aprovei!!!

Galera conssegui fazer um balanceamento de links interessante.

Tenho 2 Getways com ips diferentes exemplo 10.0.0.1 e 10.1.1.1 - meu Mikrotik está configurado como dhcp e emitindo ips 192.168.1.x.

Amarrei o ip ao mac no arp e agora conssegui dividir o gteways na minha rede.

Colocar por exemplo
    Ip: 192.168.1.2 para sair pelo getway 10.0.0.1
    Ip: 192.168.1.3 para sair pelo getway 10.1.1.1
    Ip: 192.168.1.4 para sair pelo getway 10.0.0.1
    Ip: 192.168.1.5 para sair pelo getway 10.1.1.1

o mk ainda esta fazendo o controle de banda e cache. ficou show.

Segue os passos

Menu

IP - firewal - Mangle

Clique no (botao +)

Na aba General - em CHAIN: Escolha prerouting
    Src. Adress coloque o endereco ip do cliente
    Na aba Action - em action: escolha Mark_routing
    em new routing mark coloque o nome do cliente que possui o ip

pronto marcamos o ip

Agora va em Nat - clique no (botao +) - CHAIN:srcnat- Src. Adress coloque o endereco ip ex: 192.168.1.0/24(para toda a rede )- em action: escolha Masquerede

Agora va em ip - Routes - clique no botao + - em Getway coloque o getway de saida ex(10.0.0.1) e em mark coloque o nome do cliente que cadastramos.

Pronto este cliente ira sair pelo gatway especificado, possibilitando colocar varios gatways e dividir dentro de sua rede.

Galera, a minha rede ta assim:

tenho uma adsl (1mb/500kbps) dlink 500t em bridge ligado no MK com controle de banda e ip amarrado ao mac, e o mk distribui para um swhitc q alimenta o ap e alguns hubs em cascata.

gostaria de colocar outra adsl (1mb/500kbps) tambem em bridge, começei a fazer o LB citado no inicio do topico, e a as 2 adsl ja estão conectadas no Mk por pppoe.

minhas duvidas são as seguintes:

tem problema fazer LB com os dois modem em bridge?

''''Tenho 2 Getways com ips diferentes exemplo 10.0.0.1 e 10.1.1.1 - meu Mikrotik está configurado como dhcp e emitindo ips 192.168.1.x.''''

Esses 2 gateways são os ips internos dos modens?

O dlink tem como padrão o endereço 10.1.1.1, tenho alterar o endereço de um modem para 10.0.0.1 ou coisa parecida dentro do proprio modem ou como poderia fazer?

O gateway de saida que vou colocar no ip>route>add e o endereço do modem citado acima?

agradeço a paciencia e compreemsão de todos. obrigado.

Padrão

Citação Postado originalmente por ederjohann Ver Post
    .
    ...outra coisa, estou a dias atraz d um consultor da embratel e nao consigo achar, tem como vc me passar o telefone de seu consultor?
    ôpa! desculpa a demora colega, meu consultor na Embratel chama-se André Santana. Acho que vc deverá solicitar a ele um cara mas próximo de você. O fone de André Santana é: (83) 2106-3122 (Embratel horário comercial).

Flw.