Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão Tabela de conversão dbm X mW (iniciantes)

    Tabela de conversão dbm X mW
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tabela dbm x watts.jpg
Visualizações:	28063
Tamanho: 	38,6 KB
ID:      	3164  
    Última edição por Magal; 03-12-2008 às 17:34.

  2. #2

    Padrão

    Parabens pelo seu post, pois as vezes prescizamos destas conversoes e não encontramos facilmente

  3. #3

    Padrão

    Complementado o post do magal, segue abaixo o link de duas calculadoras db <> mw.

    dB <-> mW
    mW to dBm Calculator

  4. #4

    Padrão

    Desculpe a pergunta de noob.
    Mas como q eu coloco isso na pratica.
    Por exemplo, meu router wireless Tp-Link diz q a saida em "b" ( 11mbps ) eh de 85mv. A antena dele diz ser de 3db ( segundo site do fabricante ).
    Se eu colocar uma antena de 5db vai melhorar alguma coisa?!!?
    Pq tipo eu moro em um predio ( 11º andar ), tem um cara q fica a 2 quarteiroes da minha casa e consegue conectar e navegar, mas o sinal fica baixo. Se eu colocar a antena deve melhorar, mas onde q eu vejo essa relação nessa tabela ai?!?
    Ou essa tabela seria so para essas antenas omni e afins q eu vejo o pessoal falando aki?!?!

    Ps: Entre o meu predio e o dele não tem nada. Eh quase visada, so num eh pq o router fica dentro do meu quarto, tentei colocar o router na janela mas não adiantou nada, ficou com sinal baixo tb.


    Uma duvida: tem algum programa q eu possa utilizar para ver a qualidade do sinal la na casa dele? Ele tem um note com XP. Tipow q mostra a força do sinal. Pq eu queria ver o qual a diferença do sinal sendo o router na janela e dentro do meu quarto

  5. #5

    Padrão

    dBm e mW são grandezas utilizadas para medir a potência de um gerador de RF (rádio frequência).

    Se o seu rádio (AP) tem 20 dBm significa que ele tem 100mW de potência.

    O Dbi da antena significa o ganho que ela trará para seu sistema, se por exemplo a antena for de 12 Dbi, significa que ela amplifica o sinal de entrada em 12x.

    Com isso vc teria um sistema de 1200mW de potência atualmente irradiada pelo elemento de antena, que seria a potência do rádio multiplicado pelo ganho da antena.

  6. #6

    Padrão

    mandou bem Cayus...

  7. #7

    Padrão Tabela em Excel

    Pessoal segue uma tabela em Excel que também faz essa conversão, mW x dBm e vice e versa.
    Espero que ajude.

    Abraços
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  8. #8

    Padrão Complementando

    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    Tabela de conversão dbm X mW
    Complementando
    Válido para 2.4 GHz Somente !!!!!


  9. #9

    Padrão

    ja penso um cara com uma antena de 24 dbi com um aplificador de 1 watts e um cartao de 600 mw?
    Alguem sabe quanto é permitido dentro da lei?

  10. #10

    Padrão !

    Citação Postado originalmente por fernandofiorentinn Ver Post
    ja penso um cara com uma antena de 24 dbi com um aplificador de 1 watts e um cartao de 600 mw?
    Alguem sabe quanto é permitido dentro da lei?
    400 mw para radiação restrita na faix de 2.4 GHZ classe secundária !


  11. #11

    Padrão

    Tem esse conversor bem na entrada do site da Nova Network, você pode usar no site, ou baixar o programinha que faz os cálculos. bem legal, para quem quiser está aqui o link Under-Linux.Org O Portal do Administador de Sistemas

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cayusmatias Ver Post
    dBm e mW são grandezas utilizadas para medir a potência de um gerador de RF (rádio frequência).

    Se o seu rádio (AP) tem 20 dBm significa que ele tem 100mW de potência.

    O Dbi da antena significa o ganho que ela trará para seu sistema, se por exemplo a antena for de 12 Dbi, significa que ela amplifica o sinal de entrada em 12x.

    Com isso vc teria um sistema de 1200mW de potência atualmente irradiada pelo elemento de antena, que seria a potência do rádio multiplicado pelo ganho da antena.
    Não seria "somado"?

    Ex: AP com 20dBm (100mW) + antena 8dBi

    20 + 8 = 28dB (630mW).

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Não seria "somado"?

    Ex: AP com 20dBm (100mW) + antena 8dBi

    20 + 8 = 28dB (630mW).
    lipeiori, vc ta certo....

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandofiorentinn Ver Post
    lipeiori, vc ta certo....
    Entaum se eu usar um R52H 2.4 + EMCTest 17dbi, qual potencia devo colocar no cartão? pois se somar r52h= 18dbm + Emc= 17dbi = 35dbm??? é isso?

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por novatto Ver Post
    Entaum se eu usar um R52H 2.4 + EMCTest 17dbi, qual potencia devo colocar no cartão? pois se somar r52h= 18dbm + Emc= 17dbi = 35dbm??? é isso?
    correto, lembrando que o permitido é 1 watts (30 dbm). Deem uma lida neste artigo e notem o trecho onde diz:
    "Ao quantificarmos o ganho de uma antena, comumente a expressamos em dBi, que é uma medida relativa. O “i” se refere apenas a uma antena isotrópica. Conforme vimos anteriormente, uma antena isotrópica é teoricamente um transmissor ideal que irradia sinal em todas as direções com a mesma intensidade, com 100 % de eficiência em três dimensões. dBi é usado em RF da mesma maneira que DB."

    Cálculos de Potência

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandofiorentinn Ver Post
    correto, lembrando que o permitido é 1 watts (30 dbm). Deem uma lida neste artigo e notem o trecho onde diz:
    "Ao quantificarmos o ganho de uma antena, comumente a expressamos em dBi, que é uma medida relativa. O “i” se refere apenas a uma antena isotrópica. Conforme vimos anteriormente, uma antena isotrópica é teoricamente um transmissor ideal que irradia sinal em todas as direções com a mesma intensidade, com 100 % de eficiência em três dimensões. dBi é usado em RF da mesma maneira que DB."

    Cálculos de Potência
    Entao terei que colocar um cabo + conector que de uma perda de -5dbm pra ficar dentro da norma? caso contrario Multa?

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por novatto Ver Post
    Entao terei que colocar um cabo + conector que de uma perda de -5dbm pra ficar dentro da norma? caso contrario Multa?
    isso, no entanto vc pode diminuir pra 15 dbi a potencia do cartao, teoricamente um pigtail com rgc58 tem perca de 3 dbi

  18. #18

  19. #19

    Padrão

    Uma dica pra quem estiver sem o conversor e precisar fazer alguma conversão, sempre lembrar que:

    - 0dBm = 1mW
    - Sabemos que a cada 3dB a potência é dobrada
    - Então 3dBm = 2mW
    - 6dBm = 4mW / 9dBm = 8mW / 12dBm = 16mW / 15dBm = 32mW / 18dBm = 64mW
    - O contrario tambem é valido, se vc sabe que 20dBm = 100mW, então 17 dBm = 50mW que é metade da potência (-3dBm).

  20. #20