Página 1 de 6 12345 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Opa galera,

Estou pensando em montar um provedor.. Estou com algumas duvidas em equipamentos e gostaria da dica de vocês que são mais experientes ;D

Pensei em uma central e uma repetidora..

Na central ficaria um link da Embratel ou Telefonica (Qual vocês me recomendam?)

Os equipamentos pensei assim:

Central:
    • RB433AH
    • Antena OMNI OIW-24150V 2,4Ghz 15dBi (Homologada)
    • Antena OMNI 5,8Ghz 12dBi (Esqueci o modelo, mas homologada tambem)
    • Antena Direcional Parabólica Zirok WLL905 5.8Ghz 30,5dBi (Para o link ponto-a-ponto)
    • 3 Cartões EMP8602 - ENGENIUS
    • Cabo LMR400 com conector N da Kodama

Pretendo atingir um raio de 2km max, a antena vai estar localizada em cima de um predio e com visada para a repetidora que pretendo colocar no topo de outro predio que esta a 4km +-

Repetidora:
    • RB600A
    • Antena Direcional Parabólica Zirok WLL905 5.8Ghz 30,5dBi (Para o link ponto-a-ponto)
    • Antena OMNI 5,8Ghz 12dBi

Pensei na repetidora utilizar antenas setoriais, mas gostaria de setoriais 5,8Ghz 120º e não encontrei..

Minha intenção é ter uma quantidade maior de clientes corporativos ou apartamentos e nesse caso utilizaria a frequencia 5,8Ghz.. Fiquei e ainda estou em duvida de como fazer para distribuir nos apartamentos internet..
    Pensei em algo como: Apartamento:
    • RB433
    • Antena Direcional Parabólica Zirok WLL605 5.8Ghz 27dBi
    • Cartão R52H (Creio eu, que os clientes não precisam utilizar equipamento homologado pela anatel.. Correto?)
    • Cabo UTP Furukawa Cat. 5e ou Cat. 6
    • Swith (Pensei em um a cada 3 andares (Pensando no tamanho do conduite do apartamento), mas fiquei em duvida se posso adquirir um de uma marca +- como Encore..)

Acho que a melhor configuração a fazer é configurar o sistema do RB como bridge e verificar a conexão utilizando MAC Address (via RADIUS), oque me dizem?

E clientes residenciais e kit simples 2.4Ghz, utilizando uma antena de grade e um Zinwel G220, ou então uma Placa PCI ou USB descendo com cabo RG59.. Algo do tipo..

Pensei em montar um "servidor", novo, para utilizar Linux com Free RADIUS e MySQL instalados..
    Utilizar nobreaks senoidais com baterias externas e caixas herméticas da Steck..

Outra.. Lí num topico do forum que era necessario o log e este log teria que ficar registrado por 3 anos, correto? No radius consigo fazer isso.. Mas vou precisar de um IP Valido para cada cliente.. Eaí, como que fica? hehehe

Sei que escrevi um livro acima, gostaria de dicas e principalmente saber se estou no caminho certo..

Valeu galera, agradeço quem puder ajudar ;D

2. Citação Postado originalmente por GuiHF Ver Post
    Opa galera,

Estou pensando em montar um provedor.. Estou com algumas duvidas em equipamentos e gostaria da dica de vocês que são mais experientes ;D

Pensei em uma central e uma repetidora..

Na central ficaria um link da Embratel ou Telefonica (Qual vocês me recomendam?)

Os equipamentos pensei assim:

Central:
    • RB433AH
    • Antena OMNI 5,8Ghz 12dBi (Esqueci o modelo, mas homologada tambem)

Pretendo atingir um raio de 2km max, a antena vai estar localizada em cima de um predio e com visada para a repetidora que pretendo colocar no topo de outro predio que esta a 4km +-

Repetidora:
    • RB600A
    • Antena OMNI 5,8Ghz 12dBi

Pensei na repetidora utilizar antenas setoriais, mas gostaria de setoriais 5,8Ghz 120º e não encontrei..

Minha intenção é ter uma quantidade maior de clientes corporativos ou apartamentos e nesse caso utilizaria a frequencia 5,8Ghz.. Fiquei e ainda estou em duvida de como fazer para distribuir nos apartamentos internet..
    Pensei em algo como: Apartamento:
    • RB433
    • Antena Direcional Parabólica Zirok WLL605 5.8Ghz 27dBi
    • Cartão R52H (Creio eu, que os clientes não precisam utilizar equipamento homologado pela anatel.. Correto?)
    • Swith (Pensei em um a cada 3 andares (Pensando no tamanho do conduite do apartamento), mas fiquei em duvida se posso adquirir um de uma marca +- como Encore..)

Acho que a melhor configuração a fazer é configurar o sistema do RB como bridge e verificar a conexão utilizando MAC Address (via RADIUS), oque me dizem?

E clientes residenciais e kit simples 2.4Ghz, utilizando uma antena de grade e um Zinwel G220, ou então uma Placa PCI ou USB descendo com cabo RG59.. Algo do tipo..

Pensei em montar um "servidor", novo, para utilizar Linux com Free RADIUS e MySQL instalados..
    Utilizar nobreaks senoidais com baterias externas e caixas herméticas da Steck..

Outra.. Lí num topico do forum que era necessario o log e este log teria que ficar registrado por 3 anos, correto? No radius consigo fazer isso.. Mas vou precisar de um IP Valido para cada cliente.. Eaí, como que fica? hehehe

Sei que escrevi um livro acima, gostaria de dicas e principalmente saber se estou no caminho certo..

Valeu galera, agradeço quem puder ajudar ;D
    Cara, isso é coisa de outro mundo. ja estou a tres anos e agora que minha estrutura ta assim.

Conselhos: De graça, mas geralmente o pessoal ouve os pagos..

Comece com básico, ap edimax homologado e uma omini homologada, conforme a coisa for rendendo melhore.

3. Citação Postado originalmente por wimigasltda Ver Post
    Cara, isso é coisa de outro mundo. ja estou a tres anos e agora que minha estrutura ta assim.

Conselhos: De graça, mas geralmente o pessoal ouve os pagos..

Comece com básico, ap edimax homologado e uma omini homologada, conforme a coisa for rendendo melhore.
    Começei a ler o forum e ví que estava longe do normal hehehe
    Pretendo começar atendendo na maioria das vezes, apartamentos..

Então, seria melhor começar numa pequena area, onde tem varios apartamentos na região.. (Visando atender apartamentos..)
    Usando:
    • RB433AH
    • Cartão EMP8602 - ENGENIUS

O investimento deve ficar +- 1100 reais na central (Incluindo caixa hermetica e tudo mais).. Para atender em 2,4Ghz.. E futuramente, mudando facil para 5,8Ghz
    Começar utilizando um tunel PPPoE configurando o nome de usuario e senha do cliente no Mikrotik.. Isso?

E no apartamento..
    • AP Edimax 7209
    • Antena de Grade ou Parabólica da Zirok (24dBi, uma das duas, dependendo do valor..)
    • Cabo RG213
    • Swith (Pensei em um a cada 3 andares (Pensando no tamanho do conduite do apartamento), isso funciona bem assim? Oo)

Aqui acho que uns 300 reais, mais cabo UTP e Swith, que vai variar com o tamanho do predio..

A central, acho que estou pouco avançado.. Mas no caminho certo.. Mas nos apartamentos.. Isso esta certo?? hehehe
    E o link, queria antes de começar pedir a licença da Anatel.. Pois não to afim de problemas pro meu lado..
    Oque os experientes me dizem sobre o link dedicado? hehehe

Abraços ;D

4. Citação Postado originalmente por wimigasltda Ver Post
    Vixe...

Meu conselho: Comece com o melhor que voce tiver em sua mão. Uma RB 600 e tres paineis da Hyperlink de 120º com um bom servidor controlando trafego e fazendo ponto a ponto em 5,8Ghz, Não atenda clientes em 5,8 pois o kit ainda é muito caro.

Edimax é radio pra se por em clientes, ainda mais os FANTASIADOS com APRouter que prometem uma potencia que nao existe.

5. Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Vixe...

Meu conselho: Comece com o melhor que voce tiver em sua mão. Uma RB 600 e tres paineis da Hyperlink de 120º com um bom servidor controlando trafego e fazendo ponto a ponto em 5,8Ghz, Não atenda clientes em 5,8 pois o kit ainda é muito caro.

Edimax é radio pra se por em clientes, ainda mais os FANTASIADOS com APRouter que prometem uma potencia que nao existe.
    Pedro, valeu a dica!
    Pelo que entendi, os links ponto-a-ponto, ficam 5,8Ghz e os demais 2,4Ghz (Por enquanto, pois os equips 5.8 são caros..)
    Dei uma olhada nas antenas de 120º da hyperlink, o problema é que não são homologadas..
    Sobre o Edimax em cliente tudo bem, como você faria em um cliente de apartamento? (Que gostaria de fornecer internet à apartamentos com pelo menos 5 clientes com um desconto ;D)

As vezes bate uma insegurança se estou fazendo direito.. Porque uma RB600 com 3 cartões não é facil de se pagar.. hehehe
    Pegar cartões ENGENIUS e utilizalos em 40mW a 100mW fica legal?

Valeu!
    Abs.

Tópicos Similares

1. Dúvida, "provedor" privado.
    Por nexusbr no fórum Redes
    Respostas: 11
    Último Post: 28-09-2008, 23:50
  2. Duvida provedor wireless ???
    Por geraldobjr no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 01-07-2008, 12:43
  3. Duvidas provedor, mikrotik, 8mb