Resultados da Enquete: Você utiliza Cache Full ?

Votantes
117. Você não pode votar nesta enquete
  • Sim

79 67,52%
  • Não

38 32,48%
+ Responder ao Tópico

1. Amigo, aqui no meu caso é o seguinte.
    Tenho um link de 2MB full, tenho uma torre com 4 cartoes 2.4 B/G e 4 antenas setoriais OIW de 90.

Tenho mais uma repetidora com outro cartao 2.4 B/G, e aproximadamente 155 clientes.

As vezes dá de 70 a 80 conectados simultaneamente, meu link fica em 1800k 1900k..... e a saída do servidor, com o cache full, fica em 3.4MB....3.0MB.....cada cartao nao passa de 1MB, é raro, agora 10MB em um cartão B nunca ví.
    Aqui nao tive problemas com tráfego devido minha quantidade de clientes, mas também estou montando mais duas repetidoras em minha cidade para "desafogar" meus cartões.

Respondendo sua pergunta, com certeza vale a pena ter um cache full, isso se você tiver uma rede bem estável e várias repetidoras para não "afogar" sua rede.

Abraço.

2. Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    juntamente com o cachefull vc pode colocar uma regra pra limitar o cachefull somente por tamanho.. por ex..

os 2MB iniciais.. vai pelo cachefull.. o resto.. vai pela conexao do cliente...

Alexandre tem como vc dar uma dica onde se faz essa regra, eu acho que é no mangle, mais nao sei se é foward, prerouting ou postrouting, se você ou alguem que saiba puder da uma ajuda

Agradecido desde ja

Abraços a todos

3. Citação Postado originalmente por Raniel Ver Post
    Olá meu caro,
    O que eu costumo fazer é o seguinte:
    1º - meço o tráfego geral que a rede trafega;
    2º - faço uma análise do comportamento dos navegantes;
    3º - libero uma velocidade sendo que deixo uma sobra para não acarretar este tipo de problema.

Exemplo:
    Minha rede trafego 10Mb(isto em 1 cartão), recebo um link de 4 Mb, os clientes consomem 3Mb(isto sem usar o cache). No caso sobraram 1Mb do link e 7Mb de tráfego na rede, nesta parte não teremos problemas. Aí eu libero o cache(sem controle, como é o caso de muitos) e em momentos a minha rede vai ter problemas. O que fazer para coibir isto? Se me restaram 7Mb de tráfego, sendo que posso usar 1 para o link, eu simplesmente controlo a velocidade de saída do cache. No caso eu liberaria apenas 4Mb para o cache, ou controlaria grupos(este seria de acordo com o comportamento de cada cliente). Assim eu "terei" 3Mb de sobra na minha rede para uma sustentação.
    Esta é a maneira que uso para este problema e nunca tive problemas.
    Vamos esperar mais prontificações...

Mestre poderia postar tuas configuração queue tree e type

grato

4. Pessoal, achei uma solução mais fácil para a implantação do cache full, vou testar e depois posto aqui.
    Esta solução foi implementada pelo nosso colega criador do MK-AUTH, Pedro Filho, verifiquem no fórum.

Definitivamente estou convencido, vou implantar o cache full, principalmente para melhorar aqueles clientes que estão nos planos de baixa velocidade, pois não achei nenhuma maneira de utilizar o burst em clientes pppoe.

5. Citação Postado originalmente por agpnet Ver Post
    Pessoal, achei uma solução mais fácil para a implantação do cache full, vou testar e depois posto aqui.
    Esta solução foi implementada pelo nosso colega criador do MK-AUTH, Pedro Filho, verifiquem no fórum.

Definitivamente estou convencido, vou implantar o cache full, principalmente para melhorar aqueles clientes que estão nos planos de baixa velocidade, pois não achei nenhuma maneira de utilizar o burst em clientes pppoe.

amigo o brust eu utilizo da maneira que esta no site do mk esta abaixo

Here are some Rate-Limit examples:
    • 128k - rx-rate=128000, tx-rate=128000 (no bursts)
    • 64k/128M - rx-rate=64000, tx-rate=128000000
    • 64k 256k - rx/tx-rate=64000, rx/tx-burst-rate=256000, rx/tx-burst-threshold=64000, rx/tx-burst-time=1s
    • 64k/64k 256k/256k 128k/128k 10/10 - rx/tx-rate=64000, rx/tx-burst-rate=256000, rx/tx-burst-threshold=128000, rx/tx-burst-time=10s

agora o que eu acho porem não testei ainda, na aba wireless da interface tem 2 opções "default-client-tx-limit" e "default-ap-tx-limit"

se eu não me engano podemos colocar no default-ap-tx-limit a quanto nosso ap vai trabalhar, isso é o maximo do ap, e no default-client-tx-limit até quanto nosso clientes podem utilizar individualmente, se for do jeito que estou imaginando me corrija se eu tiver errado, se eu colocar a velocidade de digamos 1m para cada cliente e ativar o cache full, ele vai obedecer esse limite no cache assim dividindo por igual o beneficio do cache, e em queue tree marcar para o cache não estrapolar o cartão.

isso é o que acho, porem não testei se alguem testar por favor verifique se é isso mesmo

obrigado a todos

Tópicos Similares

1. Respostas: 2
    Último Post: 20-09-2014, 15:49
  2. medir a velocidade da rede
    Por mcclaudio no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 07-10-2003, 09:41
  3. KDE vs GNOME. questão de velocidade
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 19-09-2003, 16:12