+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post
    Antes eu publicava histórias na lista. Parece que a grande maioria não gosta por isso parei mas te recomendo que leias a Fábula do Anteneito. Tem tudo a ver. Me manda o teu e-mail que eu te envio.
    Apesar de são conseguir extrair muito, sempre acompanhei e apreciei seus textos; inclusive tenho cópias no PC.
    Gostaria de ententer mais sobre antenas; a imagen de minha TV não está boa, e se eu junto mais uma TV à mesma antena (tubo de PVC como suporte dum dipolo dobrado de alumínio) a imagem fica ilegível; acho que vou fazer outra com moedas nas pontas (essa era boa mas o pedreiro - ruim - a destruiu, foi um luto calado).

2. Gilvan, legal essa imagem que você pegou no site do Rolland. Só não entendi como um osciloscópio de 20 MHz vai fazer refletometria no domínio do tempo para sinais em 2.4 GHz e 5.8 GHz.

Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post
    Última edição por motacosta; 19-12-2009 às 10:54.

3. RESPOSTA PARA O GABRIEL

Gabriel.
    Realmente as imagens estão disponíveis no google, não inventei o osciloscópio nem a técnica de reflectometria. Vou te explicar a idéia.
    Para cada freqüência existe um pulso equivalente que quando aplicado numa linha de transmissão ao eliminar o seu sinal refletido estamos eliminando também o sinal refletido para aquela freqüência equivalente. Na freqüência de 2,4GHz existe o pulso equivalente.
    Lembre que pulsos podem ser vistos em osciloscópios facilmente. Assim, Basta saber qual é o tempo do pulso equivalente para a freqüência de 2,4GHz. Com a transformada de Laplace você consegue transformar uma função que está no domínio da freqüência para o domínio do tempo.
    Chama-se este processo de ajuste por relação, é coisa de anteneiro velho, mas é muito pratico e eficiente.
    Participe de um curso de antenas, poderás aprender esse truque e ensinar outros. Como nós dois sabemos, a mágica não tem dono.

Um abraço.

4. Gilvan, não questionei a técnica. Essa eu já conhecia. Só que você subestimou o preço dos instrumentos (R$ 1.000,00) necessários p/ fazer a medição. Eu multiplicaria por no mínimo 20 sua estimativa de R$ 1.000,00. Para você sintonizar sua antena em 2.4 GHz, não há como fazê-lo com um osciloscópío de de 20 MHz (fisicamente impossível de ver um pulso de 0,416 ns).
    O gerador de pulso deve ter largura de pulso no mínimo de 0,416 nanosegundos (1/2.4 GHz), que com certeza não custa R$ 500,00. Sobre o curso de antenas, agradeço o convite.

Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post
    RESPOSTA PARA O GABRIEL

Gabriel.
    Realmente as imagens estão disponíveis no google, não inventei o osciloscópio nem a técnica de reflectometria. Vou te explicar a idéia.
    Para cada freqüência existe um pulso equivalente que quando aplicado numa linha de transmissão ao eliminar o seu sinal refletido estamos eliminando também o sinal refletido para aquela freqüência equivalente. Na freqüência de 2,4GHz existe o pulso equivalente.
    Lembre que pulsos podem ser vistos em osciloscópios facilmente. Assim, Basta saber qual é o tempo do pulso equivalente para a freqüência de 2,4GHz. Com a transformada de Laplace você consegue transformar uma função que está no domínio da freqüência para o domínio do tempo.
    Chama-se este processo de ajuste por relação, é coisa de anteneiro velho, mas é muito pratico e eficiente.
    Participe de um curso de antenas, poderás aprender esse truque e ensinar outros. Como nós dois sabemos, a mágica não tem dono.

Um abraço.

5. PAPO DE ANTENEIROS SANTOS

Agora o papo ficou bom. Anteneiro quando discute arrepia até o lombo de matungo.
    Gabriel,
    Se tu tirares a estacionária de uma harmônica, terás tirado a estacionaria da fundamental também. Como eu disse não precisas trabalhar com as freqüências altas. Trabalha-se por relação.
    Um osciloscópio de 20MHz é muito barato.
    2.400MHz / 2 = 1.200MHz. Já ficou mais fácil.
    1.200MHz / 2 = 600 MHz Melhorou mais ainda.
    600MHz / 2 = 300 MHz Quase lá.
    300MHz / 2 = 150 MHz Chegou pertinho
    150 MHz / 2 = 75 MHz Agora é barbada
    75MHz / 2 = 35 MHz Último passo
    35MHz / 2 = 17,5 MHz Chegou. Freqüência do
    osciloscopio. MORO?
    O diabo era um cara muito ruim. Adorava fazer diabruras e ninguém aceitava ele. Mas o tempo foi passando, passando, passando e de tanto agir errado o diabo resolveu ser simplesmente o oposto do certo. Tudo com ele tinha que ser ao contrário. Foi o grande erro do diabo. Ao fazer isso ficou fácil perceber o que era certo e o diabo passou a ser o contrario do oposto. Hoje não vivemos mais sem o maldito do capeta. Senão, quem vai garantir o que é certo?
    Gabriel, vai por mim.
    PS.
    Não queres organizar um curso em parceria comigo? Poderias ser a imagem do meu domínio, ou eu poderia ser a primitiva da tua integral. Mas uma coisa é certa, nós dois juntos seríamos um grande diferencial. Sei que tu entendeu a metáfora que se esconde aqui.
    Um abraço.
    Gilvan

Tópicos Similares

1. Cópia física de HD em larga escala
    Por laralc no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 2
    Último Post: 08-05-2006, 14:32
  2. Link dedicado para pessoa FISICA!?!
    Por daniel_tux no fórum Redes
    Respostas: 10
    Último Post: 29-11-2005, 21:11
  3. logica x fisica