+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Testarei ainda essa semana, posto os resultados.

Amigo,

Se tiver tudo bridge é só configurar as duas pontas.

Jorge

2. Citação Postado originalmente por jhfaria Ver Post
    Amigo,

Se tiver tudo bridge é só configurar as duas pontas.

Jorge
    Sim, tudo bridge, só atribuir um vlan id então?

3. Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Sim, tudo bridge, só atribuir um vlan id então?
    Desculpa, talvez não entendi bem o que você quer fazer. Mas para trafegar duas redes diferentes não bastaria adicionar IP's de faixas diferentes na mesma bridge que você já tem?

Aqui eu uso desta forma. Cada RB tem dois IP's diferentes, de ranges diferentes, na mesma bridge e, a princípio, sem problema algum. Sem necessidade de configurar vlan.

É isso que você quer fazer?

4. Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Boa noite a todos. Tenho a seguinte situação aqui, e presciso de uma solução, e gostaria que os mais experientes me sugerissem como fazer.

Tenho um enlace do ponto A ao B, com banda de 40 megas, e outro enlace do ponto B ao C com 40 megas. Tudo usando Router Boards com Mikrotik.

O ponto A deve-se comunicar com o ponto C em uma rede isolada, pois será uma rede particular. O tráfego será de 1 mega full, como tenho 40 mega nesse enlace, quero aproveitar para essa função.

Entendo que terei que configurar um Vlan, seria isso? Uma Vlan do ponto A ao C. Como fazer no Mikrotik? Grato a todos.
    Resumo: sugiro IPIP ao invés de VLAN. Versão extendida abaixo.

Você pode resolver tanto por VLAN quanto por tunelamento EoIP, IPIP ou MPLS.
    Existem algumas Routerboards que suportam VLAN sem perda de MTU (ex: RB-600), mas não são todas... o melhor fator para decidir entre essas 4 formas é ver como você vai fazer para controlar que o serviço prestado seja só de 1 Mbps.

Note que qualquer tunelamento vai afetar o MTU se você não configurar os enlaces troncais para passarem mais do que 1500 bytes. Desses 4, EoIP é o que tem maior overhead; MPLS é o mais complexo; IPIP e VLAN os de menor overhead, mas provavelmente IPIP o mais simples de aplicar controle de banda.

5. Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    Resumo: sugiro IPIP ao invés de VLAN. Versão extendida abaixo.

Você pode resolver tanto por VLAN quanto por tunelamento EoIP, IPIP ou MPLS.
    Existem algumas Routerboards que suportam VLAN sem perda de MTU (ex: RB-600), mas não são todas... o melhor fator para decidir entre essas 4 formas é ver como você vai fazer para controlar que o serviço prestado seja só de 1 Mbps.

Note que qualquer tunelamento vai afetar o MTU se você não configurar os enlaces troncais para passarem mais do que 1500 bytes. Desses 4, EoIP é o que tem maior overhead; MPLS é o mais complexo; IPIP e VLAN os de menor overhead, mas provavelmente IPIP o mais simples de aplicar controle de banda.
    IPIP seria uma rede /30?

Tópicos Similares

1. Duvida em varios links em um unico enlace!
    Por claudinhohw no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 07-04-2010, 12:11
  2. Shell Script pegandos dados errados (em um enlace for)
    Por nataniel no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 4
    Último Post: 14-09-2007, 07:35
  3. Respostas: 66
    Último Post: 13-12-2005, 21:18
  4. 2 links em um só servidor!!!
    Por SilenT no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 16-09-2004, 10:28
  5. 2 Links em um Server
    Por brunomancuso no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6