+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    Ok, obrigado a vocês que responderam, mais eu quero saber qual distancia eu preciso de uma para outra?
    É dificil ser preciso em matéria de distancia. Tem que ir experimentando.
    Por ex. os rádios da Gi-link que já vem com uma anteninha de ganho um pouquinho maior, eles recomendam um rádio a no máximo 300m.
    Mas no caso de fazer os pontos mesh em torres, dá para levar muito mais longe. Se eles se enxergarem, coisa de 2km, entre eles seria suficiente. Assim, ninguém ficaria a mais de 1km da torre.
    E considerando que no mesh a conexão vai saltar de um rádio até o outro até chegar na torre, deve ficar legal. Segundo o pessoal da Squitter, até 15 saltos vai bem. Mas já achei muito, pois pode dar retardo.
    Tenho muita vontade de experimentar isso aqui também.

2. Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    PEssoal to fazendo uma rede mesh aqui para cobrir uma cidade inteira (pequena claro), queria saber qual a distância máxima de uma antena de 8dBi para cada nó? claro dando um acesso de sinal para os usuários pelo menos -72. Sei que as melhores são hyperlink, mas não consigo achar essas "malditas" de 8dBi. Essas antenas normais serveriam tipo da OIW?
    DSSS, a tua pergunta está incompleta. É como perguntar: tenho 20 litros de combustível, qual distância consigo percorrer? É gasolina, álcool, queresone? Vai de moto, carro, helicóptero?

Para te responder, precisamos saber qual a potência do seu rádio mesh, em que freqüência você vai trabalhar, qual a potência do rádio dos usuários (porque não adianta nada o usuário receber o sinal e o nó mesh não receber as respostas) e qual antena será utilizada nos rádios dos clientes.

Também teríamos maior precisão se soubéssemos qual o tamanho do cabo coaxial (se é que vai ter algum) entre cada rádio e as antenas.

Por fim, tudo isso vai ser inútil se não levarmos em conta as interferências, caso haja muita concorrência na região.

Por exemplo, se seu rádio central tiver 250mW, vc colocar uma antena omni de 8dBi nele, colocar no seu cliente um rádio de 100mW com antena diretional de 24 dBi em 2,4Ghz, você vai ter entre 500m e 1 Km de raio, dependendo da quantidade de interferência.

3. Citação Postado originalmente por mlrodrig Ver Post
    DSSS, a tua pergunta está incompleta. É como perguntar: tenho 20 litros de combustível, qual distância consigo percorrer? É gasolina, álcool, queresone? Vai de moto, carro, helicóptero?

Para te responder, precisamos saber qual a potência do seu rádio mesh, em que freqüência você vai trabalhar, qual a potência do rádio dos usuários (porque não adianta nada o usuário receber o sinal e o nó mesh não receber as respostas) e qual antena será utilizada nos rádios dos clientes.

Também teríamos maior precisão se soubéssemos qual o tamanho do cabo coaxial (se é que vai ter algum) entre cada rádio e as antenas.

Por fim, tudo isso vai ser inútil se não levarmos em conta as interferências, caso haja muita concorrência na região.

Por exemplo, se seu rádio central tiver 250mW, vc colocar uma antena omni de 8dBi nele, colocar no seu cliente um rádio de 100mW com antena diretional de 24 dBi em 2,4Ghz, você vai ter entre 500m e 1 Km de raio, dependendo da quantidade de interferência.

Desculpe por não ter especificado, mas vamos lá então:

Vou usar radios com potencia de 400mW em 2.4Ghz, e antenas de 8 dBi sem cabo coaxial direto no pigtail. Os cliente vão usar rádios com antenas de 8 dBi com 400mW. A interferencia aqui é pouca.

Abraços

4. Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Não sei se te interessa, mas em Copacabana eles usam esses rádios Motorola em mesh pra distribuir internet pela orla:

IAP4300 – Intelligent Access Point for MOTOMESH Duo - Motorola USA

http://www.motorola.com/staticfiles/...0_US-EN_MD.jpg

Tem ideia do preço desse bichinho ai

5. Tem um otimo equipamento para funcionar o mesh ja testado tenho 6 links com ele entre 6 a 10 km e atende minhas necessidades ate agora, trata do skypliot ele funciona tanto em 2.4 quanto em 5.8 o mesh funciona e 5.8 e joga sinal em 2.4 segue abaixo;http://www.portaldirceu.com.br/drive...er_TriBand.jpg

Tópicos Similares

1. Antenas para a AP SWL-3300
    Por crazy4tech no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 01-09-2005, 16:46
  2. Antenas para 5 GHZ onde encontrar .
    Por hawk23 no fórum Redes
    Respostas: 12
    Último Post: 18-07-2005, 10:27
  3. Qual melhor antena para PTP?
    Por crisduarte no fórum Redes
    Respostas: 5