Página 2 de 26 PrimeiroPrimeiro 1234567 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Bom galera segui o tutorial para fazer o load balanced e funciona perfeito,obrigado Luciano por mais essa contribuição .
    So estou com um problema, depois de implementar o load ,meu proxy em paralelo parou de funcionar tive q desativar a regra de redirecionamento para navegar,uso mk-auth só consigo acessar o ip do proxy se eu desativar as regras mangle.obs o radius do proxy ta funcionando .se alguém puder me dar um dica dês de já grato!

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sostenes Ver Post
    Bom galera segui o tutorial para fazer o load balanced e funciona perfeito,obrigado Luciano por mais essa contribuição .
    So estou com um problema, depois de implementar o load ,meu proxy em paralelo parou de funcionar tive q desativar a regra de redirecionamento para navegar,uso mk-auth só consigo acessar o ip do proxy se eu desativar as regras mangle.obs o radius do proxy ta funcionando .se alguém puder me dar um dica dês de já grato!
    Para utilizar o balance na mesma maquina do redirecionamento para o proxy use balanceamento por rotas, para utilizar o pcc deve ser feito em maquina separada ou numa RB.

    EX: RB493 fazendo o balance e enviando ao servidor mikrotik que faz o restante das regras e redirecionamento para o proxy.

    Abraço e sucesso

  3. #23

    Padrão

    olá, este tipo de balanço pode-se usar na mesma maquina onde se tenha activado o hotspot e o web cache de mikrotik?

    implementasses este tipo de balanço em teu programa Mikromade?

    saludos

  4. #24

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mikrotikuser Ver Post
    olá, este tipo de balanço pode-se usar na mesma maquina onde se tenha activado o hotspot e o web cache de mikrotik?

    implementasses este tipo de balanço em teu programa Mikromade?

    saludos
    Amigo, vamos pesquisar mais, pq tem um topico já criado com esta pergunta.
    1 - hotspot + PCC na mesma maquina, pode sim.
    2 - proxy externo / interno + PCC na mesma maquina, não pode.

    >>>> https://under-linux.org/f131481-em-um-unico-pc-consigo-com-o-sistema-mk-ter-balanceamento-e-cache-2#post433494

    Luciano em cima já tinha respondido sua pergunta tmb

    Citação Postado originalmente por m4d3 Ver Post
    Para utilizar o balance na mesma maquina do redirecionamento para o proxy use balanceamento por rotas, para utilizar o pcc deve ser feito em maquina separada ou numa RB.

    EX: RB493 fazendo o balance e enviando ao servidor mikrotik que faz o restante das regras e redirecionamento para o proxy.

    Abraço e sucesso

  5. #25

  6. #26

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tiagomatias Ver Post
    Boa tarde skullred,

    Primeiro, esse balanceamento não soma o link, como o proprio nome diz ele BALANCEIA a carga entre os links configurados. Ele não vai somar os links quando fizer um download.
    Segunddo, sobre as rotas algumas ficarem em azul é normal, quando se tem mais de uma rota padrão com distancias diferentes sempre as que estão com distancias maiores ficam como backup, pelo q vi é novo em mikrotilk, te aconcelho a ler sobre ECMP, FailOver, esse material existe no site da milrotil.com e alguns aqui no forum.

    espero ter esclarecidos as coisas para vc

    abraços
    Boa tarde Tiago, grato pela atenção dada para minha duvida.
    Em relação a somar, eu sei q ele nao soma os links, o somar entre " q eu coloquei é referente a:
    Tenho uma LP de 2mbs, e um ADSL de 6mb, portanto, se disparo 4 downloads em maquinas diferentes, com velocidade limitada de 2mb cada, os arquivos seriam baixados nessa velocidade totalizando assim os 8mbs?
    Servidor PPPoE, pode ser configurado na mesma RB, ou teria q ser configurado o PCC em uma rb e o controlador PPPoE ser configurado em outra rb?
    Tenho uma rede onde é repassado somente ips validos e fixos aos clientes (não existe nat no mikrotik), caso instale o balanceamento teria q modificar todos os clientes para ips não validos?

    Obrigado.

  7. #27

    Padrão

    Amigo vc esta de parabens pelo seu ho to explicativo. Quero implementar aqui mas, preciso que vc me resolva um pequeno problema, meu esquema esta montado assim:

    RB450 >>>>>> Server Mikrotik (hotspot com Web cache)>>>>> Clientes


    Bom preciso que a RB450 seja apenas balance e servidor pegue o IP da porta ethernet clientes da rb 450. Qual regra tenho que por na RB? Sei que é no NAT, seria fazer um SRCNAT de todos os pacotes da interface Wan 1, Wan2 e Wan 3 para interface Clientes? Pois tentei aqui e não consegui.

  8. #28

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    Amigo vc esta de parabens pelo seu ho to explicativo. Quero implementar aqui mas, preciso que vc me resolva um pequeno problema, meu esquema esta montado assim:

    RB450 >>>>>> Server Mikrotik (hotspot com Web cache)>>>>> Clientes


    Bom preciso que a RB450 seja apenas balance e servidor pegue o IP da porta ethernet clientes da rb 450. Qual regra tenho que por na RB? Sei que é no NAT, seria fazer um SRCNAT de todos os pacotes da interface Wan 1, Wan2 e Wan 3 para interface Clientes? Pois tentei aqui e não consegui.
    Amigo DSSS, se reparou bem os scripts do loadbalaced PCC te orienta em criar um MASQUERADE para todas as interfaces que vc vai fazer o loadbalaced, feito isso já feito o NAT, basta vc colocar o IP no seu Servidor Mikrotik com a mesma faixa de IPs que vc colocou na interfaces Clientes da RB.

  9. #29

    Padrão

    implementei aqui no provedor fico show de bola, so que notei uma coisa, tinha algumas regras de drop para os clientes não se enchergarem, e agora elas pararam de funcionar, alguem noto algo parece ou sera que e um erro somente aqui

  10. #30

    Padrão

    Fiz tudo certo aqui mas restou uma dúvida

    Tenho dois links aqui rodando, fiz o teste de tirar o cabo do roteador A e o Roteador B não entrou em cena. A internet paraou de funcionar. Algum dica? segue as minhas configurações de rotas:



    add comment="" disabled=no distance=3 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.254.254 scope=30 target-scope=10
    add comment="" disabled=no distance=4 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.253.254 scope=30 target-scope=10
    add comment="" disabled=no distance=2 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=200.249.152.129 scope=30 target-scope=10
    add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.253.254 routing-mark=to_nrc scope=30 \
    target-scope=10
    add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=200.249.152.129 routing-mark=to_nra scope=30 \
    target-scope=10
    add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.254.254 routing-mark=to_nrb scope=30 \
    target-scope=10
    add comment="" disabled=no distance=2 dst-address=200.249.152.129/32 gateway=EthLinkA

  11. #31

    Padrão

    Citação Postado originalmente por renanphp Ver Post
    implementei aqui no provedor fico show de bola, so que notei uma coisa, tinha algumas regras de drop para os clientes não se enchergarem, e agora elas pararam de funcionar, alguem noto algo parece ou sera que e um erro somente aqui
    Na sua propria maquina que esta rodando o loadbalaced vc tem os clientes ou os clientes estào em outra maquina ?

  12. #32

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    Fiz tudo certo aqui mas restou uma dúvida

    Tenho dois links aqui rodando, fiz o teste de tirar o cabo do roteador A e o Roteador B não entrou em cena. A internet paraou de funcionar. Algum dica? segue as minhas configurações de rotas:
    DSSS, olhando suas regras postadas, vc n esta usando nenhuma ferramenta para verificar se o link caiu ou não. No proprio wiki da mikrotik sobre PCC estào usando o check ping ou arp, não gosto de nenhuma delas pq ela n sabe se o link realmente caiu e sim se o roteador do link esta com defeito e para de responder por ping ou arp.

    Uma das ferramentas q o proprio mikrotik tem nativa para chegar se o link esta esta UP ou DOWN é o NETWATH de uma procurada no oforum aqui q vc encontra como configurar e os script para fazer isso.

    abraços

  13. #33

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tiagomatias Ver Post
    Na sua propria maquina que esta rodando o loadbalaced vc tem os clientes ou os clientes estào em outra maquina ?
    E uma maquina separada tiago, e uma so pra fazer o balance e outra servindo os clientes, nessa do balance fazia por rotas, ai na maquina que controla os clientes tava com as regras de bloqueias tudo no chain = forward, ai em src e dst 10.10.1.0/24 que e a faixa dos clientes e na aba action drop, simplesmente depois que coloquei o pcc, paro de marca.

    Não fiz mem uma alteração no mk controler, e uso hotspot e dhcp serv nele.

  14. #34

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tiagomatias Ver Post
    DSSS, olhando suas regras postadas, vc n esta usando nenhuma ferramenta para verificar se o link caiu ou não. No proprio wiki da mikrotik sobre PCC estào usando o check ping ou arp, não gosto de nenhuma delas pq ela n sabe se o link realmente caiu e sim se o roteador do link esta com defeito e para de responder por ping ou arp.

    Uma das ferramentas q o proprio mikrotik tem nativa para chegar se o link esta esta UP ou DOWN é o NETWATH de uma procurada no oforum aqui q vc encontra como configurar e os script para fazer isso.

    abraços
    Uso aqui funciona perfeito Tutoriais/Wireless/FailOver-Link de Sombra - UnderLinux Wiki

  15. #35

    Padrão

    Consegui arrumar, não sei por que mais la no hotspotna aba server, e em address pool mão tive o de dhcp não marca os pacotes, com o por rotas ela marca, fica ai mais uma dica;

  16. #36

    Padrão

    Estou com problemas com Hotmail e UOL, não acessa os devidos sites, alguem com problemas desse tipo?

  17. #37

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    Estou com problemas com Hotmail e UOL, não acessa os devidos sites, alguem com problemas desse tipo?
    Não.

  18. #38

    Padrão

    Acabei de receber o relado de um cliente com problemas no ftp, e um programa de farmacia que envia os pedidos via ftp, será que se fize uma marcação da port 21 e coloca ela pra sair somente em 1 link resolveria?

  19. #39

    Padrão

    Citação Postado originalmente por renanphp Ver Post
    Acabei de receber o relado de um cliente com problemas no ftp, e um programa de farmacia que envia os pedidos via ftp, será que se fize uma marcação da port 21 e coloca ela pra sair somente em 1 link resolveria?
    Com certeza, ou pegar a faixa de IP deste FTP e tirar do loadbalaced

  20. #40

    Padrão

    Thiago estou notando que minha marcação não esta funcionando. Veja nas figuras que a conexão Ethlink A não tem quase tráfego (esse é o link full de 2megas) ja a Interface PPPOe out1 o tráfego esta acima de 2 megas (esse é o ADSL com 8 megas). To notando que o trafego não esta sendo balanceado? mesmo eu marcando no mangle a conexão 4x para o PPPoe e 1x para Ethlink A. O que vc acha que deve ta errado?

    Abraços





    http://img2.imageshack.us/img2/2039/mk02.jpghttp://img2.imageshack.us/img2/9504/mk01.jpg