Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Como vão colegas do Under-linux, mais uma vez venho pedir a vocês uma ideia para meu provedor, mas desta vez não se trata de problemas de funcionamento e sim estruturação.

Tenho um provedor em um local particulara de mais ou menos 10 mts quadrados, este provedor já está na capacidade maxima de usuarios para que foi planejado, com um mikrotik 433 ah e uma omini de 15 da aquario e não quero mexer mais em sua parte fisica visto que o mesmo me deu muita dor de cabeça ao longo do tempo e agora está funcionando bem.

A demanda de clientes nesta região é muito grande e o lote que tenho é um ponto estrategico na cidade e gostaria de continuar usando este local, mas o que eu estava pensando era em montar uma segunda torre, (um novo provedor paralelo ao que eu já tenho), mas tenho dulvidas sobre radio frequencia e gostaria de saber qual a distancia minima que devo respeitar entre duas ominis de 15? Já adianto que meu espaço fisico permite no maximo uns 10 mts de distancia uma da outra, será que dá? Será que influi tambem uma diferença de altura de uma para outra ex: Uma torre de 7 metros de altura e outra com 11 metros a 10 mts de distancia uma da outra!

2. Se todo problema fosse fácil assim, mãos a obra! já que vc tem disponibilidade de montar outra torre próxima faça o seguinte monte o mais perto possivel da atual, utilize 4 paineis setoriais da OIW de 17dbi 90° vertical, com uma RB600 fonte de 18V 3A, cartões R52H ou XR2 ($) fica a seu critério, ative essa torre e faça nos 4 cartões/paineis um VIRTUAL AP com o nome da sua rede atual, e os 4 novos nomes de rede por exemplo ERB01-ANT01/ERB01-ANT02/ERB01-ANT03/ERB01-ANT04 e mais 4 redes com o nome da sua rede atual e pronto pode ir lá e desligar seu equipamento atual, guarde-o para backup ou fazer enlace para outra torre em 5,8Ghz. Conforme vc for vizitando seus clientes ou se eles tiverem AP vc vai trocando o nome da rede para os novos nomes, em pouco tempo vc estará 100%. A 2 anos atrás fizemos o mesmo processo com sucesso total. Abraço boa sorte!

3. Everton, sem duvida nem uma já foi uma boa ideia essa que você me deu ainda não tinha pensado nisso, agora caso não queira subistituir a minha torre atual e quisese montar uma paralela, o que vc me indicaria?

4. Para não ter o trabalho de re-configurar simultaneamente todos os clientes ativos na Omni, eu colocaria essa estrutura que o Everton sugeriu no mastro e em cima prolongaria para colocar no topo a sua atual Omni.

5. lessa, obrigado pela dica!

Tópicos Similares

1. Novo Provedor Radio (Duvidas_
    Por Thiago3l no fórum Redes
    Respostas: 10
    Último Post: 12-09-2007, 23:46
  2. Novo provedor
    Por maxmelo no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 4
    Último Post: 29-07-2007, 09:43
  3. Novo Provedor 2.4 ou 5.8 eis a questao.
    Por emchi no fórum Redes
    Respostas: 17
    Último Post: 16-09-2006, 07:34
  4. 5.8 solução para novos provedores ?
    Por Miguel Correia no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 22-03-2006, 19:15
  5. Montando um novo provedor
    Por daniel_tux no fórum Redes
    Respostas: 14
    Último Post: 01-12-2005, 14:08

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L