Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Pessoal, eu tenho um PTP de 1300 metros usando NS2 Loco a 2312Mhz ( Compliance Test ):

CCQ: 95%-100%
    Sinal: -72 a -74
    Throughput: ~ 6.5Mbps
    Obs.: Quando escaneio as redes, detecto entre 40-60 redes 2.4 !! Mesmo assim não tenho problemas com quedas nem redução de velocidade.

As antenas estão a 15 metros do chão e não tenho visada direta, porque há algumas árvores no meio. Do meu prédio (onde está a ns cliente) eu avisto ( com luneta ) a casa vizinha a que está a outra ns.

A questão agora é que eu preciso passar o sinal pra um amigo meu que está fora da visada. Eu vou repassar minhas ns2 pra ele e gostaria de trocar o equipamento pra conseguir puxar os 10mb full da gvt (com bastante folga se possível).
    Minha opção imediata era NS2, mas depois de ler o forum vi que o Airgrid possui mais capacidade de tráfego (certo?). Pelas pesquisas ambas estão na mesma faixa de preço. Portanto me rendo a estes dois modelos, qual escolher?

Airgrid M5 Agm5-1114 23 Dbi 11x14
    ou
    Nanostation 2

Se eu pegar a NS2, eu posso usar uma antena externa direcionada para outro lado e manter a antena interna?

Obrigado a todos
    Última edição por Osmany; 17-01-2011 às 03:31.

2. Citação Postado originalmente por Osmany Ver Post
    Pessoal, eu tenho um PTP de 1300 metros usando NS2 Loco a 2312Mhz

As antenas estão a 15 metros do chão e não tenho visada direta, porque há algumas árvores no meio. Do meu prédio (onde está a ns cliente) eu avisto ( com luneta ) a casa vizinha a que está a outra ns.

A questão agora é que eu preciso passar o sinal pra um amigo meu que está fora da visada. Eu vou repassar minhas ns2 pra ele e gostaria de trocar o equipamento pra conseguir puxar os 10mb full da gvt (com bastante folga se possível).
    Minha opção imediata era NS2, mas depois de ler o forum vi que o Airgrid possui mais capacidade de tráfego (certo?). Pelas pesquisas ambas estão na mesma faixa de preço. Portanto me rendo a estes dois modelos, qual escolher?

Airgrid M5 Agm5-1114 23 Dbi 11x14
    ou
    Nanostation 2

Obrigado a todos
    Em princípio a Airgrid M5 seria a melhor opção porque 5.8 passa mais banda e além disso a antena é direcional e portanto capta menos interferência. Por outro lado se vc não tem visada pode ter problemas, pois a frequencia 5.8 exige visada mais limpa, enquanto 2.4 tem maior penetração em locais onde a visada está comprometida.
    Mas 2.4 não vai passar 10Mb full.
    Infelizmente você não vai saber com certeza sem testar. Cada caso é um caso, depende muito dos obstáculos. Se as árvores formam uma parede sólida ou se estão espalhadas com espaços. Eu tentaria com Airgrid M5 por causa da banda que vc quer passar e por concentrar mais o sinal. Se não funcionar acho que o Nano Loco M5 pode ser uma boa opção já que o sinal é mais aberto e também passa a banda que vc precisa.

Citação Postado originalmente por Osmany Ver Post
    Se eu pegar a NS2, eu posso usar uma antena externa direcionada para outro lado e manter a antena interna?
    Só funciona uma antena por vez. Você configura ele pra uso com antena interna OU externa.

3. Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Mas 2.4 não vai passar 10Mb full.
    Caraca, não tem jeito?? Pensei que com essa distância e tendo a ns2 loco como referência, eu passaria os 10Mb facilmente com a ns2... !!

4. eu vou de airgrid m5 ou nano bridge m5 .....

5. Usei uma ferramenta da Ubiquiti: AirLink | Ubiquiti Networks, Inc. e simulei meu PTP com algumas antenas:

1ª Opção: Nanostation 2 Loco (Uso 2 antenas dessa e o objetivo foi ver a diferença entre as informações do site e os valores reais):
    Simulador:
    Sinal: -69dbm
    Noise Floor: -96dBm
    CCQ: 67%
    TX/RX: 36.0Mbps

Real (a 2312Mhz, porque em 2.4ghz não pegava menosde -85dbm:
    Sinal: -72dbm a -74dbm
    Noise Floor: -98dBm
    CCQ: 95% - 100%
    TX/RX: 6.5Mbps (Usando a ferramenta da própria NS2 Loco)
    http://img254.imageshack.us/img254/5461/ns2loco.th.jpg

2ª Opção: Airgrid M5 23dBi
    Simulador:
    Sinal: -49dBm
    CCQ: 100%
    TX/RX: 150Mbps
    Airmax Quality: 88%
    Airmax Capacity: 50%
    http://img713.imageshack.us/img713/9631/airgrid.th.jpg

3ª Opção: Nanostation M5 Loco
    Simulador:
    Sinal: -67dBm
    CCQ: 100%
    TX/RX: 300Mbps
    Airmax Quality: 96%
    Airmax Capacity: 100%
    http://img259.imageshack.us/img259/2...5m5loco.th.jpg

Levando em consideração a diferença que houve entre o simulado e o real na NS2 Loco (sabendo que em 2.4ghz eu não consegui menos que -85dBm), posso concluir que mesmo o sinal mais forte na Airgrid (-47) e só 50% de Airmax Capacity, vou ter um desempenho menor do que na Nanostaion M5 Loco com -67 de sinal e Airmax Capacity em 100%?
    Ou os possíveis obstáculos que impediram o fechamento do ptp em 2.4 inviabilizariam o uso de 5.8ghz ?

Tópicos Similares

1. Respostas: 2
    Último Post: 27-12-2016, 20:59
  2. Respostas: 41
    Último Post: 07-11-2011, 10:09
  3. Bullet M5 ou NanoBridge M5 ou Airgrid M5
    Por RIC4t no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 23-08-2011, 00:31
  4. Respostas: 9
    Último Post: 26-03-2011, 10:19
  5. Respostas: 3