Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Virtualização do Mikrotik

    amigos eu tenho em uma maquina virtual VMWARE um mikrotik 5.2 com level 6 ok como faço para tirar o sistema mikrotik 5.2 da maquina virtual e instala ou coloca-lo para funcionar numa maquina fisica pc ok espero que me ajudem por que ele ta com licensa level 6

    obrigado a todos

  2. #22

    Padrão Re: Virtualização do Mikrotik

    É claro que são mundos diferentes mas...

    Possuo na empresa 28 servidores virtualizados Windows e Linux e todos funcionam muito bem.

    Uso Windows DataCenter Server Core e Hyper V. Nas máquinas que são Linux instalo o componente de integração da MS e mando ver e resolvo os problemas de placa de rede que são comuns em utilizar Linux + Hyper V por exemplo.

    Tinha vários problemas de perda de pacote com diferentes distribuições Linux. A forma de resolver foi instalar os componentes de integração e deixar nas propriedades da máquina virtual a placa de rede como "legacy". Depois disso foi só alegria. A mais de 1 ano não ponho a mão nas máquinas.

    No caso, possuo 3 servidores R710 2xQuad Core com 96GB de RAM e as VM'S estão todas em uma Storage MD3000i. Mas não é nada de Mikrotik, foi só para passar a experiencia.

    Entrei nesse topico justamente para saber qual era a experiencia de roda o Mikrotik em um excelente servidor e saber como ele se comporta.

    Abs!

  3. #23

    Padrão Re: Virtualização do Mikrotik

    Alguem usa ou sabe virtualizar OS mk com adaptadores wireless. Pois como tudo mundo ja sabe isso é um problema no mundo virtualizado quando o assunto é wireless. Pois nao é reconhecido. Sera que as versoes profissionais ja tem suporte a wireless. Eu uso plataforma desktop VMware workstation 7.

  4. #24

    Padrão Re: Virtualização do Mikrotik

    Amigos, aproveitando o topico, estou virtualizando o mikrotik sobre a plataforma CentOS 5.6 e xensource 3.0.3.

    O RouterOS é o Mikrotik 5.9.

    O problema, é o seguinte:

    Teno duas interface no Xen, uma para a rede de clientes (requisições PPPoE), numa VLAN. E a outra interface interna (a de servidores), onde o tráfego é roteado para a internet.

    O problema, é que pela interface de VLAN, "escuto" PPPoe Discovery (8863), mas ninguem tenta se autenticar (8864).

    Alguem já teve problema parecido?

    mtec

  5. #25
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Virtualização do Mikrotik

    Citação Postado originalmente por AcesseNet Ver Post
    amigos eu tenho em uma maquina virtual VMWARE um mikrotik 5.2 com level 6 ok como faço para tirar o sistema mikrotik 5.2 da maquina virtual e instala ou coloca-lo para funcionar numa maquina fisica pc ok espero que me ajudem por que ele ta com licensa level 6

    obrigado a todos
    Não dá amigo, visto que isso seria o mesmo que trocar o HD e mudar o ID dele. Nem mesmo usar esse .VMDK em outro virtualizador (Virtualbox, por exemplo) dá certo, pois a licença fica invalidada.

  6. #26
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Virtualização do Mikrotik

    Citação Postado originalmente por dalmolini Ver Post
    Alguem usa ou sabe virtualizar OS mk com adaptadores wireless. Pois como tudo mundo ja sabe isso é um problema no mundo virtualizado quando o assunto é wireless. Pois nao é reconhecido. Sera que as versoes profissionais ja tem suporte a wireless. Eu uso plataforma desktop VMware workstation 7.
    No Virtualbox tem um recurso de PCI passthrough:
    Chapter
    Depende de suporte via hardware e sorte, e deve ser suportado pelos outros virtualizadores, mas não está maduro ainda, só testando mesmo.

  7. #27

    Padrão Re: Virtualização do Mikrotik

    Segue configuração do meu mikrotik virtual, rodando em xen:



    name = "mikrotik_1-lnx"
    maxmem = 1024
    memory = 1024
    vcpus = 2
    builder = "hvm"
    kernel = "/usr/lib/xen/boot/hvmloader"
    #boot = "c"
    pae = 1
    acpi = 1
    apic = 1
    localtime = 0
    on_poweroff = "destroy"
    on_reboot = "restart"
    on_crash = "restart"
    device_model = "/usr/lib64/xen/bin/qemu-dm"
    disk = [ "file:/mnt/imagens_xen/mikrotik_1-lnx.img,hda,w" ]
    vif = [ 'bridge=xenbr2v53', 'bridge=xenbr1' ]
    parallel = "none"
    serial = "pty"
    vnc = 1

    De resto, xm create mikrotik_1-lnx

    Att

    mtec

  8. #28
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Virtualização do Mikrotik

    Citação Postado originalmente por mtec Ver Post
    Amigos, aproveitando o topico, estou virtualizando o mikrotik sobre a plataforma CentOS 5.6 e xensource 3.0.3.

    O RouterOS é o Mikrotik 5.9.

    O problema, é o seguinte:

    Teno duas interface no Xen, uma para a rede de clientes (requisições PPPoE), numa VLAN. E a outra interface interna (a de servidores), onde o tráfego é roteado para a internet.

    O problema, é que pela interface de VLAN, "escuto" PPPoe Discovery (8863), mas ninguem tenta se autenticar (8864).

    Alguem já teve problema parecido?
    Que placa de rede vc está emulando no guest (Mikrotik)?
    Utilizando a paravirtualizada (virtio-net) você elimina a maioria dos problemas de rede em Vms. A versão do Mikrotik que utilizo (5.0) já reconhece a interface virtio-net tranquilo. Essa interface paravirtualizada é a mesma no Xen, KVM e Virtualbox.
    Virtualizando a pcnet3 ou e1000 você tem um overhead gigante, com muitos erros de Tx e Rx, o que não ocorre com a paravirtualizada.