Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Amigos eu tenho uma rede aqui montada toda em bridge, hoje estou com 5 servidores na rede e conto com 68 rbs todas linkadas em bridge, dentre essas rbs tenho 4 usando omni e uma usando painéis setorias de 5,8ghz. A rede esta funcionando muito bem até hoje e não tenho tido problemas com vírus. Porém estou a procura de melhoras, e não sei por onde começar. Recebi algumas idéias, como por exemplo, utilizar uma rb1200 para concentrar os links (não sei se faço balanceamento e qual o melhor modo de fazer, uma vez que meus links tem tamanhos diferentes) um proxy paralelo (já fui informado que o mikrotik não seria legal para fazer, uma vez que os números de requisições seriam elevados, sugestão??) e me falaram de fazer um roteamento ospf, andei fazendo testes em laboratório, porém ainda esta um pouco nebulosa essa mudança toda, preciso de ajuda dos amigos, o que seria a melhor opção?
    Meus clientes se conectam na rede hoje por controle MAC e não utilizo dhcp em nenhum servidor.
    Grato.

2. Amigo uma pessoal que te daria umas ideia seria o Farias aqui do forum, de uma consultada com ele.Hj tenho minha rede toda em bridge tambem e estou pensando em roteala, mas consulta ele que tenho certeza que ele te dara uma luz.

3. amigo 68 rbs a sua rede de pequena não tem nada não sera facil rotear uma rede tão grande voce tera de estudar um puco o ospf e para um serviço tão grande e melhor voce pegar uma consultoria com alguem ferra ,para a sua rede vai exigir um projeto bem pensado .

4. Rotamento Dinamico "OSPF" será o ideal, voce terá como criar outras rotas de saida para a internet onde se um link PTP cair sua rede fluirá por outro sentido até aquele link PTP voltar.

Fiz em um provedor com 16 RB remotamente e foi trabalho quase que para o dia inteiro, pois ele não tinha um bom numero de técnicos capacitados para alterar as RB.
    Esta modificação pode lhe dar trabalho mas os benefícios são duradouros, para os provedores que estão começando e ler o topico ai vai a dica: O quanto antes voce projetar sua rede para ser grande, melhor é pois depois de grande é complicado alterações radicais.

5. Vc deve ter um broadcast um tanto alto com esse numero de rbs, até da para fazer roteamento estatico, mas o melhor e para eventuais manutenções na rede realmente a galera ja respondeu com ospf e implantar na rede com ela ativa exige um projeto legal. Aqui eu usava minha rede toda em bridge, agora uso toda roteada, aumentou os pulos mas os pings melhoraram muito mesmo. Boa sorte. Abraços.

Tópicos Similares

1. Rede em bridge ou Rede Roteada
    Por ediekes no fórum Redes
    Respostas: 25
    Último Post: 20-09-2012, 10:55
  2. Alto Broadcast ...passar rede em Bridge para Roteada
    Por leonardocraft no fórum Redes
    Respostas: 9
    Último Post: 25-06-2012, 20:41
  3. Respostas: 14
    Último Post: 23-04-2012, 21:11
  4. Respostas: 1