+ Responder ao Tópico

1. Bom dia..
    Bom já que estamos falando de N gostaria de pedir algumas opiniões e sugestões.
    Como o amigo falou, muita coisa que está na net se copia, já li vários artigos sobre o famoso N, que alguns fabricantes juram que faz milagre com radios "baratos". Nada contra ou que me perdoem alguns, mas se queres fazer milagre nao pede pro santo, vai a deus mesmo. Aqui estamos trabalhando com 5Ghz N para PMP mas não faz muuuita diferença ou pelo menos eu esperava mais. Lógico que o tráfego aumenta mas como o Naldo falou, não é qualquer rádio que faz o famoso milagre!!! rsrs
    Não sei o que os colegas estão usando, mas pelo que tenho lido, ubuquiti ainda continua sendo ubiquiti. Nunca trabalhamos com B,G.. sempre com N, mas nesse "segmento" ainda tivemos os melhores resultados usando UBNT. O que vocês indicam a respeito de rádios?

2. Aí é que está a questão Mauro.

O que temos visto é rádios N com antenas de dupla polarização. Mas originalmente o protocolo não foi desenhado para isso. A idéia é , quando usar mais de uma antena e daí entrar pelo universo do MIMO, utilizar duas ou mais antenas mas na mesma polarização para que haja o benefício da diversidade espacial.
    Com duas antenas mas polarizações diferentes isso não acontece.
    Por isso levantei esta questão. Será que estamos mesmo obtendo todo o benefício do protocolo N?

3. "Acompanhando"....
    Brincadeira é claro
    1929 seguinte eu ja usei uma varias desta 2.4 GHz 5 dBi Spatial Diversity Dipole Antenna 12inch N-Female Connector - HG2405SD-135-NF
    em um projeto de um hotel, até desmontei uma esta antena é show de bola ela é mimo mesmo e não é dupla polarização não, é unica 2 horizontal ou 2 vertical
    tive otimos resultados com ela no cartão N
    para brincar ativei o nstreme e rolou legal até.

Agora uma coisa que sempre procuro mais nunca encontro nada é sobre as ondas estacionarias de Rf na frequencia de 2.4ghz
    alguém sabe me dizer, pois nos radiós px e py são muito importante
    pra quem não sabe o que é onta estacionaria (ROE) é o retorno de potencia para o radio .
    eu sempre notei que nos datasheets das antenas vem a relação de ROE podem procurar sempre tem algo assim VSWR 1.5:1 ou 1:1

4. Pois e.. Eu conhecia do protocolo N era justamente a dupla polarização, mandava numa e recebia na outra, usando " dois pulsos" vamos chamar assim em cada polarização que seria o caso do 2T2R correto? Com tanta coisa que vem surgindo, precisamos cada vez mais de banda. ou fibra ou entao tem que ter radios bons.. Aliás não podemos colocar em um cliente que quer agregar uma voz em cima de dados, uma parabola de 30db ou um rádio digital para ter mais qualidade.. hahaha
    Estamos implantando voz, quem sabe antivirus e tal.. o N seria o "elixir dos deuses" mas pelo que vi ate agora não ta tudo aquilo, acho que são os radios que nao trabalham em N mas sim em um A mascarado de N. Desculpe se estou falando besteira, mas e o que ate agora tenho visto ai..

5. Ahh falando sobre ROE, tem um colega no under no qual me perdoe mas ao lembro o nome.. Que discutiu isso e, na frequencia 2.4 ou 5.8, como são frequencias muito altas, não precisa se preocupar com o ROE, pois são infimas que nao teria problemas com ela..
    Mas pelo que vi se quer entrar a fundo nisso (como eu estava meio paranoico sobre esse assunto) prepara para desenbolsar uma grana, pois pelo que vi, um medidor de ROE para essa frequencia nao e barato nao.. Agora onde precisa ter um certo investimento é em cabos bons.. Aqui trocamos e a diferença é astronomica. Vale a pena. Mas não vamos perder o foco, heheh

Tópicos Similares

1. Respostas: 3
    Último Post: 25-09-2013, 07:34
  2. Respostas: 6
    Último Post: 04-10-2012, 09:34
  3. Respostas: 5
    Último Post: 06-03-2012, 19:19
  4. Respostas: 5
    Último Post: 22-09-2010, 09:03
  5. Respostas: 1
    Último Post: 10-03-2008, 08:36

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L