Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Senhores, tenho a seguinte topologia montada numa bancada simulando um OSPF:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TOPOLOGIA OSPF.jpg
Visualizações:	455
Tamanho: 	49,8 KB
ID:      	40607

Pretendo entregar para um cliente ips válidos (/29 em uma RB) através dessa estrutura, a rede esta configurada para redistribuir rotas conectadas, as configurações são baseadas nos tutoriais do nosso amigo allac.
    No roteador principal eu adicionei o /28 na eth1 (por exemplo), dai o proximo passo seria adicionar o /29 na RB em que o cliente vai se conectar e na rb que ficaria de CPE?

2. Opa dom Pesquise mais sobre BGP.

3. Bom dia,

Se você adicionar o IP /28 no roteador que recebe o link, você NÃO pode colocar um pedaço dessa rede em outro roteador. O seu roteador de borda irá montar uma rota conectada para a rede /28, e nunca irá encaminhar pacotes adiante, visto que ele possui esse rede /28 em uma de suas interfaces.

O que você pode fazer é dividir essa rede /28 em duas /29, uma para você e outra para o cliente, mas para isso você precisa ter acesso ao roteador que te entrega o link, porque vai precisar mudar a mascara de rede dele e adicionar uma rota estática, direcionando a rede do "cliente" para o seu roteador de borda, que por sua vez irá encaminhá-lo para o local desejado.

Você tem acesso ao roteador que te entrega esse circuito?

Abraço

4. Não tem problema algum ele por um /28 em um lado e um /29 mais atras, se tiver ospf, a atribuição de rotas será automática, e todo mundo saberá como encontrar o /29, mas caso algum equipamento não esteja no OSPF, ele deverá ter rotas estáticas configuradas para ter o encaminhamento correto, só isso. Se não tem necessidade do /28 ali, concordo que o ideal é dividir a rede e ter 2x /29.

Mas eu não entendi direito o que é a nuvenzinha que você colocou no desenho, se é a chegada da sua faixa /28, se você tem 2 links, ou outra coisa. Mas se você tiver OSPF até a RB do cliente, seguindo essa mesma logica da rede atual, vai funcionar sem problemas. quando for algo para a rede do /29 os roteadores vão verificar que tem uma rota mais especifica para ela do que o /28 e vão encaminhar para o roteador certo, quando for fora da faixa do /28 eles vão encaminhar para a rede /28 por que não tem outra mais especifica casando com a rede do que ela. Agora dependendo da sua estrutura, onde colocou o /28 os equipamentos conectados nessa rede, tem que saber a rota para o /29, ou via OSPF rota estatica ou o que for, por que senão ai da encrenca.

Não sei se me fiz entender, mas qualquer coisa pergunta ai.

Anderson

5. Citação Postado originalmente por snkbrz Ver Post
    Não tem problema algum ele por um /28 em um lado e um /29 mais atras, se tiver ospf, a atribuição de rotas será automática, e todo mundo saberá como encontrar o /29, mas caso algum equipamento não esteja no OSPF, ele deverá ter rotas estáticas configuradas para ter o encaminhamento correto, só isso. Se não tem necessidade do /28 ali, concordo que o ideal é dividir a rede e ter 2x /29.
    Boa tarde @snkbrz,

Desculpe, mas essa informação está equivocada.

Como pode um roteador encaminhar pacotes para um rede menor que a sua própria rede conectada? Que possui custo 0.

Fiquei um pouco apreensivo com a sua colocação e fiz um rápido teste para comprovar.

Abraço

Tópicos Similares

1. IP Valido em Cliente!
    Por brunorns no fórum Redes
    Respostas: 11
    Último Post: 28-08-2013, 15:22
  2. Ajuda com IP Válido em Cliente
    Por Jonatanmcc no fórum Redes
    Respostas: 13
    Último Post: 04-11-2008, 10:33
  3. IP validos em Cliente com MIKROTIK
    Por mineiroxd no fórum Redes