Página 3 de 8 PrimeiroPrimeiro 1234567 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. quanto ao airmax, cada caso é um caso, tem que testar. eu tenho ptp de 65km e sem airmax cai bastante o rendimento, com airmax tranquilo.
    ja tenho outro de 30km e com ou sem airmax da o mesmo.
    dificil explicar, mas o que esta escrito não e receita de bolo para todos, tem mesmo é que testar.
    o que funciona para um, pode não servir para outro.

2. Bom recebi agora a tarde 10 unidades do wom 5000, tenho uma unidade instalado a 1.5km do pop mais proximo com basestation + rocket m5.

SNR varia absurdamente. Se mantem em 22 a 24 ai do nada cai pra 5 a 6 e volta

E creio que firmware 2.0 esteja é bugado pois tanto faz usa 1 ou 28dbi nele sempre mostra um sinal de -66

Conferindo na rocket é que bate a tristeza.

Com 16dbi de ganho da -77 na rocket e ccq na casa dos 60%

Nano loco m5 no mesmo ponto com c/ 14dbi -65 e ccq 98 a 100%

Pra ter um sinal descente é necessario jogar 28 de ganho para um sinal de -68 e ccq na casa de 90% apenas

Piso ruido esta ON e automatico setado em 20
    GI = LONGO
    Antena vertical
    preamble = curto

Espero estar fazendo algo de errado e pois se for isso mesmo vou enviar todos de volta a empresa que comprei.

3. Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Bom recebi agora a tarde 10 unidades do wom 5000, tenho uma unidade instalado a 1.5km do pop mais proximo com basestation + rocket m5.

SNR varia absurdamente. Se mantem em 22 a 24 ai do nada cai pra 5 a 6 e volta

E creio que firmware 2.0 esteja é bugado pois tanto faz usa 1 ou 28dbi nele sempre mostra um sinal de -66
    Não é que o firmware esteja bugado.
    Mas no Wireless temos o nivel de sinal não somente de um lado.
    Inclusive esse é um grave erro que muitos técnicos cometem.

O sinal apresentado do lado do cliente mostra a intensidade do sinal recebido (vindo) do AP.
    O sinal apresentado do lado do AP, mostra o inverso... a intensidade do sinal recebido (vindo) do Cliente.

Para termos uma boa qualidade, temos que deixar o sinal de ambos os lados o mais próximo possível.
    E o SNR (diferença entre sinal e ruido) entre -20 (da para navegar, mas é um snr ruim ao meu ver) e -30 (otimo snr).

Outra dica... nunca deixe um cliente com sinal abaixo de -50 (no AP).
    Se tiver algum cliente assim, reduza a potencia dele.

Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Com 16dbi de ganho da -77 na rocket e ccq na casa dos 60%

Nano loco m5 no mesmo ponto com c/ 14dbi -65 e ccq 98 a 100%

Pra ter um sinal descente é necessario jogar 28 de ganho para um sinal de -68 e ccq na casa de 90% apenas

Piso ruido esta ON e automatico setado em 20
    GI = LONGO
    Antena vertical
    preamble = curto

Espero estar fazendo algo de errado e pois se for isso mesmo vou enviar todos de volta a empresa que comprei.
    O wom 5000 possui míseros 12 dbi de antena.... ta, o nano loco M5 possui 1 dbi a mais apenas.
    Mas 1dbi a mais, pode melhorar até 3dbm no sinal.
    O que já garante uma grande diferença.

Outra diferença está no chipset.
    O won 5000 é ralink.
    O ubnt é atheros.

isso significa que o ubnt tem pelo menos 6 dbm a mais de sensibilidade.

Então vamos ao calculo....:
    1dbi de antena = -3dbm
    sensibilidade do chipset = -6dbm
    Total = -9dbm de diferença.

Me corrijam se eu estiver errado!!!

4. Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post

O sinal apresentado do lado do cliente mostra a intensidade do sinal recebido (vindo) do AP.
    O sinal apresentado do lado do AP, mostra o inverso... a intensidade do sinal recebido (vindo) do Cliente.

Para termos uma boa qualidade, temos que deixar o sinal de ambos os lados o mais próximo possível.
    E o SNR (diferença entre sinal e ruido) entre -20 (da para navegar, mas é um snr ruim ao meu ver) e -30 (otimo snr).

O wom 5000 possui míseros 12 dbi de antena.... ta, o nano loco M5 possui 1 dbi a mais apenas.

O won 5000 é ralink.
    O ubnt é atheros.

1dbi de antena = -3dbm

Entao sempre procuro fazer exatamento o citado por vc:

- Clientes com sinal entre -58 a -63
    - Sempre confiro no ato da instalaçao sinal no ap e no cliente, ubnt c/ ubnt geralmente a variaçao é de 1dbi

Subi o nano loco m5 para comparar pois vi relatos de user que afirma que ele chego a ser melhor que o mesmo na mesma distancia e afins.

IMPOSSIVEL, pois para wom ao menos chegar proximo precisa ser setado em 28dbi contra 14 a 16 do nano loco m5.

Vou aguardar a resposta que enviei ao suporte da intelbras, e possivelmente vou devolver todos os 10.

edit: Outra coisa chata é essa variaçao absurda de snr a 20 a 25 e do nada cair pra 5 a 8

edit2: Como informado pelo user Roberto21 no topico o parte de amostragem de sinal esta com BUG.

https://under-linux.org/showthread.p...491#post662491

5. Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post

O won 5000 é ralink.
    O ubnt é atheros.

1dbi de antena = -3dbm

Andrio,

quase lá. Você só cometeu um deslize no seu cálculo: A sensibilidade.
    1- A Atheros só ganha em sensibilidade em datarates baixos. Se vc comparar o nível de sensiblidade em datarates maiores, verá que não existe praticamente nenhuma diferença;
    2- O nível de sensibilidade é o quando de sinal mínimo o equipamento precisa para "entender" a informação, com 10% de perda de informação (PER). Ou seja, no cálculo de enlace, ele não tem influência nenhuma sobre o nível de sinal. Ele tem influência sobre o SNR.

Mas convenhamos... Quem aqui utiliza equipamentos para operar em datarates abaixo de 36 Mbps? E sendo este o caso, de que adianta uma alta sensiblidade se o piso de ruído em praticamente qualquer situação é maior do que a própria sensibilidade? Como provado em outro post, ao fazermos justamente o inverso (tornar o equipamento menos sensível), reduzimos a quantidade de ruído recebido, melhorando seu desempenho.

Lembrando que para um enlace de rádio funcionar legal, temos que garantir pelo menos uns 10-15 dB de SNR (depende da distância, podendo este valor ser ainda maior). Como estes equipamentos (tanto atheros quanto Ralink), possuem uma sensibilidade na ordem de -75, o nível de sinal indicado para utilização no maior datarate seria de -65/-60. Sinais acima deste valor são bem vindos, desde que o SNR se mantenha em torno de no máximo 25-30 dB. O próprio chipset da Ralink já cuida disso (deixar o SNR nesta faixa). Se colocar um sinal muito forte, ele aciona atenuadores internos para manter o SNR controlado e evitar saturação de sinal.

Tópicos Similares

1. Respostas: 9
    Último Post: 02-08-2017, 12:01
  2. Respostas: 2
    Último Post: 17-11-2015, 11:37
  3. TP-Link TL-WA7510N ou Intelbras WOM 5000?
    Por Poemander no fórum Intelbras
    Respostas: 53
    Último Post: 26-05-2015, 18:52
  4. O que vocês acham do Intelbras WOM 5000 ?
    Por rwn no fórum Intelbras
    Respostas: 8
    Último Post: 08-10-2014, 16:39
  5. Um bom motivo para se utilizar Intelbras WOM 5000
    Por fabianofaga no fórum Intelbras
    Respostas: 194
    Último Post: 06-02-2014, 21:06

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L