Resultados da Enquete: Este exemplo ajuda voce a entender a tecnologia Airmax?

Votantes
7. Você não pode votar nesta enquete
  • SIM!

6 85,71%
  • NÃO

1 14,29%
Página 1 de 6 12345 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Salve amigos do Under. voltando a ativa depois de um merecido descanso pra cabeça.
    Agradeço aos e-mails recebidos e por respeito a essas pessoas, estou de volta ao fórum.

Vamos lá, desta vez compartilho enlaçe que tive que refazer para um provedor que estava "perdido" com
    a tecnologia Airmax.
    Bom, o problema seria linkar a 30km com visada obstruida por um pequeno morro e arvores na saida do enlace.
    Caso clássico, morro alto (212m) porém a torre do lado AP não "enxergava" 100% o lado station devido a arvores na saida do morro.
    O que fazer?
    Bom, primeiro foi refeito o alinhamento do lado AP , reposicionada a antena e após isto, foi rodado um AIRVIEW no lado AP para entender o nível de Interferência que o enlace iria enfrentar.
    Nem preciso dizer que o resultado foi "horrivel" .

Ok, observou-se um canal livre e limpo para começarmos os testes. por milgare do divino, a frequencia de 5800 com canalização de 30mhz estava LIVRE!!
    O provedor escolheu a Rocket Dish de 30dbi (sem radome)para este enlace, porém minha sugestão seria a Rocket Dish 34dbi com Radome Shield. enfim.......

Após chegar ao lado B (praia) observei que não havi altura suficiente no lado B (18m) apenas. refiz tudo, alinhamos com binóculo e laser, e ficou com 25m adicionando altura, ganhei dbm´s e o sinal fechou em -74dbm.

Rockets cravados em 21dbm e MCS 11 e o enlace passou 20Mbits/sm (real) pra cada lado. como o provedor precisava de somente 10Mbits, ficou excelente para o cliente e frente a todos os problemas de visada.

Infelizmente não era possivel mover a antena do lado AP , então tive que me virar com o que tinha. serve como exemplo e motivação pra quem acha que não conseguirá. Rocket M5 + Rocket Dish e Airmax fazem milgares meus amigos. acreditem.

Segue imagens do enlace. Boa Páscoa a todos.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mirar no morro.jpg
Visualizações:	362
Tamanho: 	176,4 KB
ID:      	43704visada lado B para ponto A

Nome:	         DIREÇAO PRAIA LADO ESQ MORRO - falta de visada.jpg
Visualizações:	237
Tamanho: 	92,1 KB
ID:      	43700Visada obstruida Ponto A...

Nome:	         analisador de espectro.jpg
Visualizações:	325
Tamanho: 	66,2 KB
ID:      	43701Analisador espectro lado A (morro)

Nome:	         torres.jpg
Visualizações:	566
Tamanho: 	163,6 KB
ID:      	43702Interferência alta (muitas torres).
    ]Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace 30km 30dbi.jpg
Visualizações:	306
Tamanho: 	123,0 KB
ID:      	43703Link fechado e rodando.ping excelente.

2. Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Salve amigos do Under. voltando a ativa depois de um merecido descanso pra cabeça.
    Agradeço aos e-mails recebidos e por respeito a essas pessoas, estou de volta ao fórum.

Vamos lá, desta vez compartilho enlaçe que tive que refazer para um provedor que estava "perdido" com
    a tecnologia Airmax.
    Bom, o problema seria linkar a 30km com visada obstruida por um pequeno morro e arvores na saida do enlace.
    Caso clássico, morro alto (212m) porém a torre do lado AP não "enxergava" 100% o lado station devido a arvores na saida do morro.
    O que fazer?
    Bom, primeiro foi refeito o alinhamento do lado AP , reposicionada a antena e após isto, foi rodado um AIRVIEW no lado AP para entender o nível de Interferência que o enlace iria enfrentar.
    Nem preciso dizer que o resultado foi "horrivel" .

Ok, observou-se um canal livre e limpo para começarmos os testes. por milgare do divino, a frequencia de 5800 com canalização de 30mhz estava LIVRE!!
    O provedor escolheu a Rocket Dish de 30dbi (sem radome)para este enlace, porém minha sugestão seria a Rocket Dish 34dbi com Radome Shield. enfim.......

Após chegar ao lado B (praia) observei que não havi altura suficiente no lado B (18m) apenas. refiz tudo, alinhamos com binóculo e laser, e ficou com 25m adicionando altura, ganhei dbm´s e o sinal fechou em -74dbm.

Rockets cravados em 21dbm e MCS 11 e o enlace passou 20Mbits/sm (real) pra cada lado. como o provedor precisava de somente 10Mbits, ficou excelente para o cliente e frente a todos os problemas de visada.

Infelizmente não era possivel mover a antena do lado AP , então tive que me virar com o que tinha. serve como exemplo e motivação pra quem acha que não conseguirá. Rocket M5 + Rocket Dish e Airmax fazem milgares meus amigos. acreditem.

Segue imagens do enlace. Boa Páscoa a todos.

Nome:	         mirar no morro.jpg
Visualizações:	362
Tamanho: 	176,4 KB
ID:      	43704visada lado B para ponto A

Nome:	         DIREÇAO PRAIA LADO ESQ MORRO - falta de visada.jpg
Visualizações:	237
Tamanho: 	92,1 KB
ID:      	43700Visada obstruida Ponto A...

Nome:	         analisador de espectro.jpg
Visualizações:	325
Tamanho: 	66,2 KB
ID:      	43701Analisador espectro lado A (morro)

Nome:	         torres.jpg
Visualizações:	566
Tamanho: 	163,6 KB
ID:      	43702Interferência alta (muitas torres).
    ]Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace 30km 30dbi.jpg
Visualizações:	306
Tamanho: 	123,0 KB
ID:      	43703Link fechado e rodando.ping excelente.

com certeza faz milagre, e agradeço que com sua ajuda eu consegui fechar meu enlace de 110km, pois quando comecei nao sabia nem o que era um rocket..

vlw Leandro, grande abraço

3. Citação Postado originalmente por cortes Ver Post
    Me tire uma dúvida , qual a altitude do Ponto A , do ponto B e do morro que obstruía ?
    Desculpe minha sinceridade mas a não ser a interferência que vc citou , não vi obstrução nenhuma a não ser que este morro tivesse com uma altitude acima dos 2 pontos .
    Não vi proesa nenhuma em seu feito.
    Fala cortes, blz!!
    Bom altitude do ponto A (morro das antenas é 232m)porem as arvores que citei estao acima, em 234m com a copa da arvore bem na frente do link e uma torre de 45m tbm atrapalha a Horizontal deste ptp;
    Infelizmente não pude trocar as antenas de torre pois o cliente (provedor) havia feito contrato de locação da torre. se colocasse na torre mais alta nao teria problemas.
    Mas existe sim a obstrução. o morro no meio do caminho 15,2km, tem 80metros de altura e o link passa a esquerda dele em 60m +ou- pelo que pude calcular.
    Por isso tive que levantar a antena no lado B (hotel na praia) pois a 18m tinha sinal -83 e ao passar para 26m ficou em -73.

Quanto ao seu "comentario" infeliz, de "Nao vi proeza nenhuma em seu feito" , é bem caracteristico de pessoas fracas.

Não existe "proeza" em ajudar os outros amigo. minha intenção é mostrar que é possível fechar enlaces mesmo com visada obstruida. aprenda que , se voce sabe tudo, então tens que estudar mais. ENSINE aos outros , faça o bem e talvez assim entenderás o que é ajudar os outros .

4. Citação Postado originalmente por zanettemt Ver Post
    com certeza faz milagre, e agradeço que com sua ajuda eu consegui fechar meu enlace de 110km, pois quando comecei nao sabia nem o que era um rocket..

vlw Leandro, grande abraço
    Grande zanettmt!!!
    Blz irmao!!
    Po fico feliz que minha ajuda tenha influenciado positivamente em seus enlaces. é isso que se faz quando se é do bem.
    A minha missão é essa. ensinar e aprender. passar pra frente de forma correta os ensinamentos em RF e AJUDAR todos que precisem.
    Grande Abrço zanett!!

5. Citação Postado originalmente por cortes Ver Post
    Isto todo mundo já está careca de saber deste o surgimento do 2.4.
    Como eu disse antes desculpe minha sinceridade .
    Entendo, mas discordo, pois não acrescentasse em NADA com tua atitude.
    Voce pode estar "careca de saber" disso amigo. porém, tem milhares de pessoas que vdem ao fórum querendo entender como funciona. e é pras essas pessoas que postamos, e não pra usuários que já sabem tudo , ou acham que sabem.

Se não tens nada a acrescentar , então....não precisas comentar NADA.

Tópicos Similares

1. Enlace de 52 Km em 5.8 - antena Oiw 33DB
    Por Visionnet no fórum Redes
    Respostas: 22
    Último Post: 13-06-2010, 15:07
  2. Enlace de 30Km! Visada Perfeita! 100%!
    Por netleandromt no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 17-08-2009, 13:45
  3. Enlace de 63 km em 5,8ghz
    Por delegato no fórum Redes
    Respostas: 10
    Último Post: 12-12-2008, 05:05
  4. Ponto-a-ponto de 60 Km em 5.8Ghz
    Por roanitonet no fórum Redes
    Respostas: 32
    Último Post: 08-12-2008, 11:40
  5. Quanto cobrar por um enlace de 30km