Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. OLA AMIGOS, FIZ UM ESQUEMA ELETRICO USANDO DPS - CLAMPER, SE ALGUEM AQUI TEM EXPERIENCIA EM ELETRICIDADE/ATERRAMENTO POR FAVOR, CASO MEU ESQUEMA ESTIVER ERRADO ME CORRIJA.

QUERO ATERRAR SOMENTE AONDE ESTA MEU RACK DE SERVIDORES, AONDE O RECINTO NAO TEM O FIO TERRA (3 PINO).. SOMENTE CHEGA NA TOMADA FASE E NEUTRO ( 110V ). QUERO FAZER UM ATERRAMENTO INDEPENDENTE SOMENTE PARA O SERVIDORES/RACK. NO ESQUEMA ABAIXO FIZ COM EQUIPAMENTO CLAMPER VCL 275V 12,5/60KA SLIM... SOU LEIGO EM ELETRICIDADE, POREM DICAS CONFIAVEIS SAO BEM VINDAS. ESTAREI ENTRANDO EM CONTATO COM A CLAMPER TBM PARA VER SE ESTA TUDO CERTO OU NAO, OU SE POSSO FAZER NESSE ESQUEMA. SEGUE O ANEXO.
    ALESSANDRO.

http://www.apservidor.net.br/CAMPLER.pdf
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CAMPLER.pdf  

2. Citação Postado originalmente por aperigo Ver Post
    OLA AMIGOS, FIZ UM ESQUEMA ELETRICO USANDO DPS - CLAMPER, SE ALGUEM AQUI TEM EXPERIENCIA EM ELETRICIDADE/ATERRAMENTO POR FAVOR, CASO MEU ESQUEMA ESTIVER ERRADO ME CORRIJA.

QUERO ATERRAR SOMENTE AONDE ESTA MEU RACK DE SERVIDORES, AONDE O RECINTO NAO TEM O FIO TERRA (3 PINO).. SOMENTE CHEGA NA TOMADA FASE E NEUTRO ( 110V ). QUERO FAZER UM ATERRAMENTO INDEPENDENTE SOMENTE PARA O SERVIDORES/RACK. NO ESQUEMA ABAIXO FIZ COM EQUIPAMENTO CLAMPER VCL 275V 12,5/60KA SLIM... SOU LEIGO EM ELETRICIDADE, POREM DICAS CONFIAVEIS SAO BEM VINDAS. ESTAREI ENTRANDO EM CONTATO COM A CLAMPER TBM PARA VER SE ESTA TUDO CERTO OU NAO, OU SE POSSO FAZER NESSE ESQUEMA. SEGUE O ANEXO.
    ALESSANDRO.

http://www.apservidor.net.br/CAMPLER.pdf
    uma duvida este aterramento com 3 hastes qual espaço entre elas?
    acompanhando...

3. O mínimo de distância de cada haste é de 3metros.

http://www.patriotglobal.com.br/dicas

4. bem alguém que tenha mais experiencia me corrijam se eu estiver errado, mas eu não recomendo juntar neutro e terra... use clamper somente na faze descarregando no terra, e sobre o terra a quantidade de astes vai depender muito do solo, em alguns casos somente uma resolve e em outros é necessário mais de 3 para ter certeza somente usando um aterrômetro. outra coisa é que deve proteger também outros cabos que venham externamente (tv a cabo no caso do modem e ou telefone). se usa algum equipamento wireless externo deve ter um bom para raios para evitar que seu equipamento seja um para raios.

5. Foco nisso: O numero de astes, tamanho, e distanciamento delas DEPENDE DO SOLO.

Solo arenoso ou pedregoso no meio do brasil precisa muuuuuito mais astes que o barro vermelho da mata atlantica, na amazonia também geralmente precisa muito mais astes que no interior de RS por exemplo.

Também é importante lembrar que solo seco tem resistencia altíssima, aste de 1m no meio de uma casa onde não vai nada de agua pro solo, significa geralmente um solo bem seco que faz pouco efeito no aterramento.

Na duvida coloque muito mais astes que devia, não menos.
    Pra aterramento de empresa com 3 ou 4 PC's aqui precisamos 8 ou 10 astes de 1,5m, imagina o quanto precisamos pra um torre! Maldita arreia.

Tópicos Similares

1. Dúvida - Proteção de raios - DPS
    Por aperigo no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 01-10-2013, 13:09
  2. Respostas: 1
    Último Post: 29-08-2012, 07:22
  3. Respostas: 6
    Último Post: 22-02-2005, 08:03
  4. Duvida Cruel??? de 1.5 para 5.0
    Por PedroNasc no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1