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  1. Pessoal, tenho um problema aqui na montagem de uma estrutura para atender distribuição de VOIP na nossa rede. A poucos meses adquirimos um provedor de uma cidade vizinha e os clientes desse provedor que adquirimos utilizavam VOIP atraves de uma revenda desse produto que ainda é distribuido nessa rede e agora vamos distribuir na nossa rede antiga tambem. Ocorre que, temos sentido a desvantagem de ter total dependencia de algum provedor VOIP ou de alguma plataforma de tarifação que fica fora do nosso datacenter. Para que voces tenham ideia ficamos sem VOIP quase um dia e ao ligar para o nosso provedor ele alegou que um “hd tinha pifado” e que não tinha previsao de conserto. Imaginei....como uma empresa que deixa seus clientes na dependencia de um HD por mais de um dia pode se considerar plenamente capacitada ou habilitada para um serviço que exige tanta confiabilidade como VOIP.

    Dessa forma passamos a procurar aqui mesmo no forum e na internet alguns colegas que anunciaram venda ou locação de plataformas de tarifação. Mas, com certeza, depois de analisar varias propostas temos a certeza que o que precisamos é algo que seja aberto, escalavel e que não sejam essas plataformas de tarifação que prendem a gente a algum fornecedor da solução, nem tampouco precisamos de Asterisk/Elastix, Trixbox conforme já quiseram nos vender dizendo que vao resolver nosso problema com Asterisk.

    O que queremos é algo aqui na empŕesa que seja confiavel e que possamos gerenciar, dispensamos a abordagem de vendedores de Asterisk/Elastix/Trixbox, vendedores de plataforma de bilhetagem e empresas que não tenham histórico de atendimento a este tipo de implantação em ambiente de datacenter pois vamos checar todas referencias.

    Vi aqui no Forum um tópico https://under-linux.org/showthread.php?t=164692 e achei muito interessante a discussao.
    Alguem pode dar um toque sobre o assunto ou sobre alguma solução efetivamente testada e funcional para solucionar esse problema.




    Grato,


    Ivan Sobrinho

  2. Colega,



    O seguinte, como já afirmei a dezenas de colegas aqui do Fórum e de outras consultas que recebemos. Não dá para fugir totalmente do Asterisk porque é um padrão para PABXIP(apesar de haver outras soluções igualmente boas) e em funções relacionadas a PABX que com certeza você vai precisar dele nessa sua implementação. O Asterisk é realmente facil de implementar e gerenciar, bastante confiavel em seu uso, oferece uma curva de aprendizado bastante rapida, não gera custos adicionais com licenciamentos e consultorias, pode ser integrado a outros softwares que vao completar o seu ambiente de produção ou provedor VOIP, é escalavel, etc..,etc...etc... o Problema com Asterisk são implementações mal dimensionadas em função da demanda de uso e recursos a serem disponibilizados pelo sistema, por isso, planeje e planeje, teste, teste antes de colocar em produção. É certo que para um provedor você precisará de bilhetar as chamadas VOIP, isso pode ser feito no datacenter do seu provedor sem problemas maiores,mas o mundo open source te fornece tudo o que você precisa para ser feliz com seu provedor VOIP, uma sugestão para um pequeno provedor seria Linux/Asterisk/A2billing/Mysql, barato e bom além de ser muito funcional e que vai te livrar dos vendedores, como voce classificou e que você quer evitar. Existem casos de operadoras que gerenciam “zilhares de clientes” nesse ambiente A2B/Asterisk. Quer algo mais funcional e testado que isso? Inclusive você poderia resolver os problemas de dispobilidade/escalabilidade do sistema de forma simples e barata pois rodaria em LINUX.

    Uma outra solução um pouco mais complexa seria, Asterisk/CDRTool/FreeRadius/SerMyadmin/Mysql/Openser

    Nao seria muito facil de implementar pois a integração disso tudo num ambiente de uso é um pouco complicada, mas com certeza seria algo extremamente funcional, seguro, escalavel, etc..etc e que atenderia esse seu projeto de forma excepcional.

    Eu sugiro para você a primeira opção,( Asterisk/A2billing/Mysql) nesse primeiro momento da implantação do seu provedor VOIP, por experiencia própria eu afirmo, enquanto usavamos apenas essa solução nos provedores que atendemos, raramente tinhamos problemas. A partir de agosto, estamos fazendo uns testes com uma plataforma VOIP enlatada nos provedores que reclamavam que o A2billing era complicado de usar, tivemos vários problemas depois de atualizações do sistema e fatos inexplicaveis na bilhetagem e uso, para finalizar estamos voltando ao uso do Asterisk/A2billing, mas é certo que existem softwares e profissionais bons no mercado mas ai você tem que ir conhecendo e testando para ver se vale a pena gastar dinheiro e investir nessas soluções.

    Agora você precisa dimensionar seu ambiente de controle VOIP, precisa ler melhor o post que colocou o link, acho que já seria o ponto de partida de como iniciar o planejamento desse seu Provedor VOIP.
    Precisando de algo estamos a disposição para alguma ajuda ou informação.





    Abraço Colega



  3. Para um Provededor com uns 600 clientes utilizando VOIP, o que voce sugere? Pergunto em termos de link, hardware? Para que eu tenha alta disponibilidade do sistema o que voce sugere?

  4. Colega,

    Como eu disse antes, não dá para sugerir hardware, link, etcs... Porque eu não sei o perfil dos seus clientes, não sei como esta montada a sua rede, não sei um monte de coisas que é preciso saber para fazer alguma sugestão.


    Para voce ter ideia a quantidade de chamadas simultaneas, se você for utilizar gravação de chamadas, transcodificação, cancelamento de eco,menu de voz, fax tudo isso vai pesar bastante no seu hardware, na outra ponta da gangorra coloca o link, se você utilizar codec de maior compressao exemplo G729 tem menor consumo de link mas maior consumo de hardware, por outro lado codec de menor compressao como o G711 consome mais link e menos hardware no processamento das chamadas.


    Assim fica dificil determinar limites em numeros de chamadas pois você tem que pensar em carga do sistema e o tipo de canal que esta usando e hardware dedicado ao servidor. Nao que isso seja algo impossivel de determinar num projeto, senao nem chamaria projeto. rs. Mas com as informações que você enviou ninguém em sã consciência arriscaria a sugerir algo.


    Mas pra voce não ficar totalmente sem informações e parametros, em uma das nossas maquinas de testes que é um dinossauro Pentium IV 3.0 , 1Gb de Ram conseguimos algo em torno de 120 chamadas simultaneas com trafego de midia e CODEC g711 e na mesma maquina 45 chamadas quando o emissor e o receptor da chamada estao usando CODECS diferentes. Mas já vi caras dizendo que foram muito além disso no mesmo hardware, eu pessoalmente não acredito muito, mas pelo menos dá para ter ideia de variação desses parametros.


    Quanto a alta disponibilidade do sistema precisa pensar inicialmente em links redundantes, roteamento de chamadas alternativo, sistema de UPS, gateway, se for usar o openser que esta naquela segunda opção de sistema, ele já provê tolerancia a falhas e balanceamento de carga atraves do sip proxy server.



    Uma solução razoavel que melhoria o quesito de alta disponibilidade de seu sistema, seria você ter uma maquina que você chamaria de servidor principal e a uma maquina que seria seu servidor secundario utilizando Linux /Ha nessa solução de alta disponibilidade. Para mim seria melhor que um cenario de raid 5 apenas e te livraria de causar aos seus clientes o problema que disse ter tido com seu fornecedor de voip por conta do HD queimado.



    Abraço colega e um bom final de semana.



  5. Tem uma Plataforma VoIP no mercado sensacional, eles instalam na sua máquina Local os troncos são Siptrunking, DAHDI, DVG, KHOMP, além do tronco sip pode colocar até E1 de alguma operadora como a OI entre outras, as funcionalidades de PBX são vastas, URA, Fila de espera, DID, SMS, torpedo de voz. As rotas VoIP eu posso te fornecer e pode fazer redundância com DDR E1 da OI. jhonatas.tavares@gmail.com






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