Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede 5.8

    bem pessoal esto iniciado uma rede 5.8 e gostaria de sabe a opinião de vocês para os equipamentos que eu vou usa.
    irei usa os seguintes equipamentos.

    -Servidor
    MIKROTIK- ROUTERBOARD RB 1100A PLUS 1.5GB LICENÇA NIVEL 6 - para gerenciar os clientes
    -Balance pra 2 links
    MIKROTIK- ROUTERBOARD RB 450G

    -Torre com 30 mts
    04 - UBIQUITI AIRMAX BASESTATION AM-5G17 17DBI 90º 5GHZ
    04 - UBIQUITI AIRMAX ROCKETM5 MIMO

    -Kit para clientes
    UBIQUITI NANOSTATION LOCO M5 MIMO AIRMAX

    Irei compra 2 link's de 15 MB full cada link de fornecedores diferentes, Pretendo coloca planos de 1 MB por 60,00
    gostaria de sabe com esses equipamentos quer irei usa quantos clientes consigo coloca dentro da rede?
    e também gostaria de sabe como faço para que os clientes não se enxergue na rede pois irei usa rocket m5 e elas iram trabalha em modo ap-bridge.
    gostaria da opinião de vocês se caso tem mas alguma coisa que esqueci de coloca para uma rede 5.8 boa.
    Agradeço desde já o espaço aqui no forum
    Última edição por L30nardo; 22-04-2014 às 11:57.

  2. #2

    Padrão

    vai usar pppoe ou hotspot?
    add brunnobelas no skype

  3. #3

  4. #4

  5. #5

    Padrão

    1 - senão me engano, essa Basestation não é homologada...

    2 - Se vai instalar nano loco, ele vai ficar com sinal bacana apenas no primeiro quilometro, depois disso o sinal não fica lá essas coisas.
    Como está começando, procure manter o nível do sinal dos seus clientes entre -50 e -65 (mais ou menos que isso poderá ter problemas futuros, quando começar a ter muito cliente em um único AP ou velocidades altas...)
    Para isso acontecer, tenha em mente 3 tipos de equipamentos: loco para até 500m, nano normal para 500~1100m, airgrid ou outra para acima de 1100m.

    Há e se atente a potencia dos seus equipamentos (tanto 5.8 como 5.4 possuem limites de potencia quando é Multi ponto), Aproveite e de uma lida: https://under-linux.org/showthread.php?t=147398

    3 - Para os clientes não se enxergarem, ative isolação de clientes no AP e use Switch com VLAN (não pode ser Sw comum)

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post

    3 - Para os clientes não se enxergarem, ative isolação de clientes no AP e use Switch com VLAN (não pode ser Sw comum)

    Como seria essa "isolação de clientes no ap"?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brunobelas Ver Post
    Como seria essa "isolação de clientes no ap"?
    a opção esta na aba Advanced -> Enable Client Isolation

    Mas de nada adianta ativar essa opção, se antes você usar Sw comum... os clientes continuaram se enxergando.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por L30nardo Ver Post
    bem pessoal esto iniciado uma rede 5.8 e gostaria de sabe a opinião de vocês para os equipamentos que eu vou usa.
    irei usa os seguintes equipamentos.

    -Servidor
    MIKROTIK- ROUTERBOARD RB 1100A PLUS 1.5GB LICENÇA NIVEL 6 - para gerenciar os clientes
    -Balance pra 2 links
    MIKROTIK- ROUTERBOARD RB 450G

    -Torre com 30 mts
    04 - UBIQUITI AIRMAX BASESTATION AM-5G17 17DBI 90º 5GHZ
    04 - UBIQUITI AIRMAX ROCKETM5 MIMO

    -Kit para clientes
    UBIQUITI NANOSTATION LOCO M5 MIMO AIRMAX

    Irei compra 2 link's de 15 MB full cada link de fornecedores diferentes, Pretendo coloca planos de 1 MB por 60,00
    gostaria de sabe com esses equipamentos quer irei usa quantos clientes consigo coloca dentro da rede?
    e também gostaria de sabe como faço para que os clientes não se enxergue na rede pois irei usa rocket m5 e elas iram trabalha em modo ap-bridge.
    gostaria da opinião de vocês se caso tem mas alguma coisa que esqueci de coloca para uma rede 5.8 boa.
    Agradeço desde já o espaço aqui no forum
    Bom dia amigo, tudo bem?

    Usar Mikrotik para gerenciar é sim uma grande solução.
    Ubiquiti também é legal.
    Só que hoje temos produtos da Intelbrás com ótimos preços, suporte, assistência, política de troca expressa, etc. Não se tem problema com licença, com nota fiscal, com embalagem, com Anatel, com prazo de entrega, etc.
    É muito mais simples e tranquilo trabalhar com a linha WISP da Intelbrás.
    Ainda mais se tratando de torres novas!
    E os produtos da Intelbrás tem mais pps do que os da Ubq. Por exemplo, a base APC 5M 90 tem 60.000pps. E faz 75 conexões simultâneas de 1Mb!
    A CPE é a WOM 5000, que é mais barata que a Nano.
    Aprove seu crédito conosco, leve a basestation e 3 CPEs. Pendure, teste, se não funcionar pode devolver.
    Você não vai se arrepender.

    Abraço.

    Somos uma das 3 maiores distribuidoras de Intelbrás do Brasil. Distribuimos produtos das linhas de Network, CFTV e Telecom.
    Na linha de Network temos rádios, switchs, roteadores, etc.
    Aqui nós temos bom preço, pronta entrega e você conta com nosso ótimo atendimento.

    Entre em contato conosco!

    Daniel Gaba - 11 2147 3295
    [email protected]
    Skype: daniel.gaba-pltg133
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos datasheet_WISP+ APC 5M 90° 5Ghz MIMO 18dbi.pdf   datasheet_WISP WOM 5000 5Ghz SISO 12dbi.pdf  


  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Interessante @AndrioPJ, e nesse caso se eu desativar o "Default Forward" no meu AP Mikrotik e usar um Switch com VLAN Fixa (http://va.mu/jbCS), já me resolveria?
    se voce usar SW com vlan, mas desativar o forward no seu AP, os clientes daquele AP irao se enxergar ali, mas nao enxergaram os clientes de outros AP.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    1 - senão me engano, essa Basestation não é homologada...

    2 - Se vai instalar nano loco, ele vai ficar com sinal bacana apenas no primeiro quilometro, depois disso o sinal não fica lá essas coisas.
    Como está começando, procure manter o nível do sinal dos seus clientes entre -50 e -65 (mais ou menos que isso poderá ter problemas futuros, quando começar a ter muito cliente em um único AP ou velocidades altas...)
    Para isso acontecer, tenha em mente 3 tipos de equipamentos: loco para até 500m, nano normal para 500~1100m, airgrid ou outra para acima de 1100m.

    Há e se atente a potencia dos seus equipamentos (tanto 5.8 como 5.4 possuem limites de potencia quando é Multi ponto), Aproveite e de uma lida: https://under-linux.org/showthread.php?t=147398

    3 - Para os clientes não se enxergarem, ative isolação de clientes no AP e use Switch com VLAN (não pode ser Sw comum)
    Descordo desta afirmação, tenho nanoloco M5 a 2Km com qualidade.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Descordo desta afirmação, tenho nanoloco M5 a 2Km com qualidade.
    Qual o sinal?
    Nao basta verificar apenas o sinal recebido no cliente, tem que verificar o sinal recebido no AP.
    Passou de -65 é ponto de atenção, passou de -70 dificilmente terá qualidade boa.

    Explico...:
    SNR abaixo de 20, cliente com sinal péssima qualidade.
    SNR entre 20 e 25, cliente com qualidade regular, ponto de atenção.
    SNR entre 25 e 30, cliente com qualidade boa.
    SNR acima de 30, cliente com qualidade perfeita.

    Para verificar o SNR:
    Veja o sinal e o noise.
    a diferença entre eles é o SNR.

    Exemplo:
    1 - Um cliente com sinal de -70 e Noise de -92, tem um SNR de 22.... vai funcionar, dificilmente irá perceber de imediato alguma anomalia... mas não se engane, poderá ter problemas futuros (latencia, perda de pacotes) conforme aumenta a quantidade de clientes ou o throughput total do AP...

    2 - Um cliente com sinal de -75 e Noise de -92, tem um SNR de 17.... problemas visíveis, principalmente se for horário de pico, lentidão ou perda de pacote.


    PS: não cheguei a entrar no quesito potencia permitida, acredito que você deva estar dentro do permitido em regulamento..
    - no 5.8 ponto multi ponto, o EIRP é de 36dBm, ou seja, se o nano tem 13dBi de atena, poderá setar no maximo 23dBm de potencia.... 13 da antena + 23 configurado = 36 permitido.
    - Na faixa 5.4, o EIRP é de 27dBm nos ubiquiti/mikrotik e 30dBm nos Intelbras.

  12. #12

    Padrão

    Oi pessoal, estou dando uma olhada aqui no Radwin. 2000 ou 2000c e estou pensando em utiliza-lo para fechar o enlace aqui de 4Km para trafegar os 150Mb dedicado, por que si não conseguir uma solução melhor o pessoal aqui vai acabar comprado o airfiber, alguem poderia ajudar?

  13. #13

    Padrão

    @AndrioPJ eu tenho uma experiência diferente em minha rede 5Ghz. Tu recomenda utilizar os Nano Loco M5 para distâncias de até 1000 metros, e após isso Nano M5 ou Airgrid. Cara, consigo mais de 2km com Loco M5, batendo -66dbm de sinal, ruído em -93dbm, CCQ em 96%. 27db de SNR, coisa espetacular mesmo, fora de sério.

    O que eu percebo é que grande parte da receita de uma rede afinada é fazer um projeto de rede legal, estudar muito bem o espectro da área de cobertura e tentar utilizar a MENOR potência possível. Sinal e outro ponto interessante: nem sempre mais é bom. Tem vezes que baixar a potência reduz o sinal, mas diminui uma barbaridade o ruído e o SNR do conjunto fica infinitamente melhor.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    @AndrioPJ eu tenho uma experiência diferente em minha rede 5Ghz. Tu recomenda utilizar os Nano Loco M5 para distâncias de até 1000 metros, e após isso Nano M5 ou Airgrid. Cara, consigo mais de 2km com Loco M5, batendo -66dbm de sinal, ruído em -93dbm, CCQ em 96%. 27db de SNR, coisa espetacular mesmo, fora de sério.

    O que eu percebo é que grande parte da receita de uma rede afinada é fazer um projeto de rede legal, estudar muito bem o espectro da área de cobertura e tentar utilizar a MENOR potência possível. Sinal e outro ponto interessante: nem sempre mais é bom. Tem vezes que baixar a potência reduz o sinal, mas diminui uma barbaridade o ruído e o SNR do conjunto fica infinitamente melhor.
    e qual a potencia setada no AP e no Cliente?
    o sinal de -66 que se refere foi visto no cliente ou no AP?

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    @AndrioPJ eu tenho uma experiência diferente em minha rede 5Ghz. Tu recomenda utilizar os Nano Loco M5 para distâncias de até 1000 metros, e após isso Nano M5 ou Airgrid. Cara, consigo mais de 2km com Loco M5, batendo -66dbm de sinal, ruído em -93dbm, CCQ em 96%. 27db de SNR, coisa espetacular mesmo, fora de sério.

    O que eu percebo é que grande parte da receita de uma rede afinada é fazer um projeto de rede legal, estudar muito bem o espectro da área de cobertura e tentar utilizar a MENOR potência possível. Sinal e outro ponto interessante: nem sempre mais é bom. Tem vezes que baixar a potência reduz o sinal, mas diminui uma barbaridade o ruído e o SNR do conjunto fica infinitamente melhor.

    Eu tamebém tenho os mesmo resultados, ainda não sei por que pessoas insistem em dizer que nano loco so atende 800 Mt, sendo que muita gente tem relato de distancia bem supeiror.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Eu tamebém tenho os mesmo resultados, ainda não sei por que pessoas insistem em dizer que nano loco so atende 800 Mt, sendo que muita gente tem relato de distancia bem supeiror.
    potencia meu caro, potencia.

    volto a perguntar, qual a potencia setada no AP e no cliente?
    qual o sinal recebido no AP, e qual o recebido no cliente?

  17. #17

    Padrão

    Tava esquecendo um outro detalhe importante. A dica que eu posso deixar para quem aprecia redes wireless é a seguinte: quanto mais "Chains" estiver utilizando na comunicação, MENOR deve ser a largura de canal.

    Exemplificando, se você utilizar Airgrid M5 no assinante e Bullet M5 com setorial na transmissão (ambos polarização Simples), utilize 20Mhz de largura de canal. Mas se você decidir utilizar o conjunto Nano M5 e Rocket + BaseStation (ambos polarização Dupla), existe a possibilidade de utilizar uma largura de canal de 10Mhz.

    Estreitando a largura do canal você perderia na taxa de transferência máxima, MAS essa perda se compensa com o duplo link proporcionado pelo MIMO dos equipamentos. Os dois "Chains" dos Rocket, Nano M5, NanoBridge, NanoBeam e outros equipamentos são uma oportunidade de OURO de aliviar o espectro utilizando larguras de canal menores e também potências menores.

    A questão da potência se justifica de forma bem simples: largura de canal menor significa menor exposição à agentes de interferência externos. Consequentemente, é possível obter um nível de sinal mais forte no assinante, e de "resposta" da Estação para o AP. Logo, uso de potências mais baixas para obter os mesmos níveis de sinal aos do 20 e 40Mhz.

    Geral, dá pra fazer um show com um projeto de rede bem desenvolvido. Garanto a vocês que "passa 30 mega" em 10Mhz. Ou até mais.

    Outra hora conto pra você mais detalhes da minha minha experiência com redes wireless. Um abraço!

  18. #18

    Padrão

    @AndrioPJ o sinal de -66 é na Estação. O "retorno" para o AP está em -62. Potência do AP configurada em 7dbm e a potência da Estação está em 15dbm. Nano Loco M5 na Estação e Rocket M5 + BaseStation 20dbi na transmissão. 10Mhz de largura de canal, canal 5.55Ghz com DFS habilitado.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    @AndrioPJ o sinal de -66 é na Estação. O "retorno" para o AP está em -62. Potência do AP configurada em 7dbm e a potência da Estação está em 15dbm. Nano Loco M5 na Estação e Rocket M5 + BaseStation 20dbi na transmissão. 10Mhz de largura de canal, canal 5.55Ghz com DFS habilitado.
    ta explicado... 10 mhz.
    A diferença de sinal chega a 6dBm entre 10Mhz e 20Mhz.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    ta explicado... 10 mhz.
    A diferença de sinal chega a 6dBm entre 10Mhz e 20Mhz.
    Exatamente. 20Mhz é quase impraticável, a exposição à interferências é absurda. Eu acredito que pra conseguir fechar links estáveis em 20Mhz seria necessário setar a potência do AP em 4 ou 5dbm, no máximo. E nas Estações 15dbm de teto. O problema é que o sinal decai muito e arrasta o SNR pra baixo...