Página 6 de 6 PrimeiroPrimeiro ... 23456
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Caro Santiago MG...Favor nos explique os fundamentos de porque uma ANTENA MAIOR posibilita maior trafego??? e porque deixando a potencia de TX no minimo NÃO garante mais Throughput?
    Tem como justificar sua afirmação? Estamos aguardando!!!
    Claro que tenho como justificar minha afirmação, senão não teria nem começado a falar. E a explicação é simples, pelo menos pra quem já estudou o processo de modulação digital e já teve a oportunidade de aplicar na prática isso.

Funciona assim: Em modulação digital a informação é transmitida através de símbolos. Estes símbolos podem ser mais complexos(carregam mais informação) ou menos complexos (carregam menos informação).

Um exemplo de símbolo complexo seria aquele que é utlizado nas modulações 256 QAM, que carregam 8 bits.
    Um exemplo de símbolo pouco complexo é a modulação BPSK, que carrega apenas dois bits.

Um símbolo 256 QAM, sofre muito mais com a interferencia do que um símbolo BPSK e portanto requer uma taxa de erro bit muito menor, para que o receptor consiga interpretá-lo corretamente. E a taxa de erro bit está diretamente ligada a relação sinal ruído, de forma de quanto maior a relação menor é a taxa de erro bit.

Logo, uma antena maior possibilitará maior relação sinal ruído, que diminuirá a taxa de erro bit e consequentemente possibilitará a utilização de modulações de ordem superior, que são certamente mais eficientes e possibilitam maior tráfego do que a modulção BPSK. Além disso o enlace também será mais estável.

A potencia de TX também é a mesma coisa. Se você abaixa a potencia de transmissão, abaixa também a relação sinal ruído e consequentemente aumenta a taxa de erro bit, impossibilitando o uso de modulações superiores.

O nível de sinal muito alto poderia causar uma saturação no receptor caso o sinal seja muito alto, porém esse sinal tem que ser muito alto mesmo, da ordem de -30 ou -35 dbm, o que está bem longe de ocorrer.

2. Para dar mais legitimidade à minha afirmação e não ficar dúvida, vou colocar o link abaixo para que possa certificar-se:

http://coral.ufsm.br/gpscom/professo...ar15Renato.pdf

Note o item 1.2 onde o professor fala sobre a relação sinal-ruído, apontando que:
    " A razão Eb N0 é importante porque a taxa de erro de bit (BER) para dados digitais é uma função desta razão. Note que a medida que a taxa de transmissão R aumenta, a potência do sinal transmitido S deve aumentar para manter mesma BER."

3. Tem mais esse link também, do Professor Marlio Bonfim:

http://www.eletr.ufpr.br/marlio/te241/aula4.pdf

Observe o gráfico que mostra a curva característica de diversos tipos de modulação e conclua se para maiores taxas não é necessário uma melhor relação sinal-ruído.

Aplicando na prática, vc pode concluir o seguinte: Para obter o máximo desempenho em um sistema IEEE 802.11 n, com canal de 40 Mhz, e dupla polarização é necessário ter um SNR maior que 45 db.

4. Maior SNR melhor throughput. Este deve ser o objetivo sempre.
    Pode chover canivete se o SNR for alto. Pode ter dezenas de estações no survey.

Tópicos Similares

1. Ptp 18km so passa 2mb
    Por Good_speed no fórum Redes
    Respostas: 11
    Último Post: 29-01-2009, 22:04
  2. IPSEC... Socooorrrooo, por favor alguem me ajude
    Por H_Franzin no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 05-02-2005, 20:02
  3. SQUID X OUTLOOK alguem me ajude
    Por wladi no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 56